Agenciamentos de desejos e experimentações em dispositivos de arte transmídia audiovisual de instauração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638504 |
Resumo: | Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva |
id |
UNICAMP-30_0aa1218de5071986d33f97e4eb06fb17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1127186 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Agenciamentos de desejos e experimentações em dispositivos de arte transmídia audiovisual de instauraçãoAgencements of desires and experimentations in dispositifs of audiovisual transmedia art of instaurationMultimídia (Arte)Arte e tecnologiaFilme cinematográficoMultimedia (Art)Art and technologyMotion picture filmOrientador: José Eduardo Ribeiro de PaivaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A arte contemporânea empreende uma ampla variedade de experimentações entre as mídias. Atualmente, caracteriza-se uma arte híbrida, que ultrapassa fronteiras, abre passagens e desloca espaços e temporalidades em um cenário de constante inovação. Esta tese propõe um percurso, em contexto nacional, por alguns processos de produção que, à luz do conceito de Dick Higgins, designamos como arte transmídia audiovisual de instauração, uma vez que há exploração das linguagens do cinema, do vídeo e das novas tecnologias audiovisuais, os quais, unidos, caracterizam dispositivos que acontecem em ambientações sensoriais e afetivas. Esses processos compreendem a intuição e a vontade de fazer embutidos no universo do artista, estopim e potência para a intenção-gesto, que é agenciamento das mídias na construção dos dispositivos, os quais oferecem pistas para a co-atuação do público na recepção. Sob a égide de aspectos estéticos, éticos e poéticos de trabalhos híbridos e audiovisuais contemporâneos, substancialmente são explorados conceitos como transmídia, estética, agenciamento, dispositivo, espaço, tempo, poder disciplinar, máquina abstrata, rostidade, território, ritornelo, entre outros. Assim, empreendendo uma variedade de pensamentos através de interfaces filosóficas, as abordagens crítico-reflexivas que atravessam o pensamento contemporâneo e que desvelam a arte como experimentação libertadora, criadora de mundos e que anima a novos pensamentos, são revistas para investigar os processos intrínsecos aos dispositivos de transmídia como produção de saber. Perpassa-se, portanto, por autores como Gilles Deleuze, Michael Foucault e Jean-François Lyotard, este último sobretudo no que se refere ao abolimento do discurso estético moderno totalizante. O corpus foi construído na reunião de alguns artistas eminentes da arte contemporânea, abrangendo trabalhos de André Parente, Kátia Maciel, Adriana Varella e Kika Nicolela. Esses artistas foram integrados pois seus trabalhos demonstram certas afinidades formais, mas que revelam distinções por suas singularidades de desejos, o que pode oferecer um profícuo conhecimento sobre alguns dos infinitos caminhos que as experimentações em transmídia podem percorrer. Além disso, não há objetivo de definir regras para categorizar formalmente os trabalhos desses artistas, mas embrenhar-se nas múltiplas camadas de seu emaranhado de linhas de força para lançar-se em direção ao novo. Como resultado final adicional foi realizado um documentário a partir de conversas com os artistas pesquisados, contendo, ainda, trechos de seus trabalhos e entrevistas com autores que pautam seus pensamentos nas novas formas audiovisuais no contexto da arte contemporânea, como Philippe Dubois e Françoise ParfaitAbstract: The contemporary art undertakes a wide variety of media experimentation. A hybrid art is currently characterized, which crosses borders, opens passages and displaces spaces and temporalities, in a scenario of constant innovation. In this work is proposed a journey, in a national context, through some production processes that, in the light of Dick Higgins concept, we call transmedia art of implementation, since there is an exploration of the languages of cinema, video and new audiovisual technologies, which, together, typify dispositifs that happen in sensory and affective environments. These processes include intuition and the desire to make embedded in the artist's universe, fuse and power for intention-gesture, which is the agencement of the media in the construction of devices, which offer clues to the public's co-acting in the reception. Under the aegis of aesthetic, ethical and poetic aspects of contemporary hybrid and audiovisual works, concepts such as transmedia, aesthetics, agencement, dispositif, space, time, disciplinary power, abstract machine, faciality, territory, ritournelle, among others, are substantially explored. Thus, assuming a variety of thoughts through philosophical interfaces, the critical-reflexive approaches that traverse contemporary thinking and unveil art as liberating experimentation, creator of worlds, and animating new thoughts, are reviewed to investigate the intrinsic processes of dispositifs of transmedia, as a production of knowledge. Therefore, it is permeated by authors such as Gilles Deleuze, Michael Foucault and Jean-François Lyotard, the latter especially with regard to the abolition of the totalizing modern aesthetic discourse. The corpus was built at the gathering of some eminent artists of contemporary art, including works by André Parente, Kátia Maciel, Adriana Varella and Kika Nicolela. These artists have been incorporated because their work demonstrates certain formal affinities, but also revealing distinctions in their singularities of desires, which may offer a proficient insight into some of the infinite paths that transmedia experimentation can take. Moreover, there is no purpose in defining rules to formally categorize the work of these artists, but to take the plunge into the multiple layers of their tangle of lines of force to launch into the new. As a final result, a documentary was made from conversations with the artists surveyed, also containing excerpts of their works and interviews with authors who base their thoughts on new audiovisual forms in the context of contemporary art, such as Philippe Dubois and Françoise ParfaitDoutoradoArtes VisuaisDoutora em Artes VisuaisCAPES[s.n.]Paiva, José Eduardo Ribeiro de, 1959-Parente, André de SouzaWagner, ChristianeFuregatti, Sylvia HelenaBerger, Carolina Dias de AlmeidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pos-Graduação em Artes VisuaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarzliak, Natasha, 1980-20192019-08-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (210 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638504MARZLIAK, Natasha. Agenciamentos de desejos e experimentações em dispositivos de arte transmídia audiovisual de instauração. 2019. 1 recurso online (210 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638504. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127186Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-27T13:33:24Zoai::1127186Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-04-27T13:33:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Agenciamentos de desejos e experimentações em dispositivos de arte transmídia audiovisual de instauração Agencements of desires and experimentations in dispositifs of audiovisual transmedia art of instauration |
title |
Agenciamentos de desejos e experimentações em dispositivos de arte transmídia audiovisual de instauração |
spellingShingle |
Agenciamentos de desejos e experimentações em dispositivos de arte transmídia audiovisual de instauração Marzliak, Natasha, 1980- Multimídia (Arte) Arte e tecnologia Filme cinematográfico Multimedia (Art) Art and technology Motion picture film |
title_short |
Agenciamentos de desejos e experimentações em dispositivos de arte transmídia audiovisual de instauração |
title_full |
Agenciamentos de desejos e experimentações em dispositivos de arte transmídia audiovisual de instauração |
title_fullStr |
Agenciamentos de desejos e experimentações em dispositivos de arte transmídia audiovisual de instauração |
title_full_unstemmed |
Agenciamentos de desejos e experimentações em dispositivos de arte transmídia audiovisual de instauração |
title_sort |
Agenciamentos de desejos e experimentações em dispositivos de arte transmídia audiovisual de instauração |
author |
Marzliak, Natasha, 1980- |
author_facet |
Marzliak, Natasha, 1980- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paiva, José Eduardo Ribeiro de, 1959- Parente, André de Souza Wagner, Christiane Furegatti, Sylvia Helena Berger, Carolina Dias de Almeida Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pos-Graduação em Artes Visuais UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marzliak, Natasha, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multimídia (Arte) Arte e tecnologia Filme cinematográfico Multimedia (Art) Art and technology Motion picture film |
topic |
Multimídia (Arte) Arte e tecnologia Filme cinematográfico Multimedia (Art) Art and technology Motion picture film |
description |
Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-08-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638504 MARZLIAK, Natasha. Agenciamentos de desejos e experimentações em dispositivos de arte transmídia audiovisual de instauração. 2019. 1 recurso online (210 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638504. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638504 |
identifier_str_mv |
MARZLIAK, Natasha. Agenciamentos de desejos e experimentações em dispositivos de arte transmídia audiovisual de instauração. 2019. 1 recurso online (210 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638504. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127186 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (210 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189158326894592 |