Agenciamentos de desejos e experimentações em dispositivos de arte transmídia audiovisual de instauração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marzliak, Natasha, 1980-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638504
Resumo: Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva
id UNICAMP-30_0aa1218de5071986d33f97e4eb06fb17
oai_identifier_str oai::1127186
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Agenciamentos de desejos e experimentações em dispositivos de arte transmídia audiovisual de instauraçãoAgencements of desires and experimentations in dispositifs of audiovisual transmedia art of instaurationMultimídia (Arte)Arte e tecnologiaFilme cinematográficoMultimedia (Art)Art and technologyMotion picture filmOrientador: José Eduardo Ribeiro de PaivaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A arte contemporânea empreende uma ampla variedade de experimentações entre as mídias. Atualmente, caracteriza-se uma arte híbrida, que ultrapassa fronteiras, abre passagens e desloca espaços e temporalidades em um cenário de constante inovação. Esta tese propõe um percurso, em contexto nacional, por alguns processos de produção que, à luz do conceito de Dick Higgins, designamos como arte transmídia audiovisual de instauração, uma vez que há exploração das linguagens do cinema, do vídeo e das novas tecnologias audiovisuais, os quais, unidos, caracterizam dispositivos que acontecem em ambientações sensoriais e afetivas. Esses processos compreendem a intuição e a vontade de fazer embutidos no universo do artista, estopim e potência para a intenção-gesto, que é agenciamento das mídias na construção dos dispositivos, os quais oferecem pistas para a co-atuação do público na recepção. Sob a égide de aspectos estéticos, éticos e poéticos de trabalhos híbridos e audiovisuais contemporâneos, substancialmente são explorados conceitos como transmídia, estética, agenciamento, dispositivo, espaço, tempo, poder disciplinar, máquina abstrata, rostidade, território, ritornelo, entre outros. Assim, empreendendo uma variedade de pensamentos através de interfaces filosóficas, as abordagens crítico-reflexivas que atravessam o pensamento contemporâneo e que desvelam a arte como experimentação libertadora, criadora de mundos e que anima a novos pensamentos, são revistas para investigar os processos intrínsecos aos dispositivos de transmídia como produção de saber. Perpassa-se, portanto, por autores como Gilles Deleuze, Michael Foucault e Jean-François Lyotard, este último sobretudo no que se refere ao abolimento do discurso estético moderno totalizante. O corpus foi construído na reunião de alguns artistas eminentes da arte contemporânea, abrangendo trabalhos de André Parente, Kátia Maciel, Adriana Varella e Kika Nicolela. Esses artistas foram integrados pois seus trabalhos demonstram certas afinidades formais, mas que revelam distinções por suas singularidades de desejos, o que pode oferecer um profícuo conhecimento sobre alguns dos infinitos caminhos que as experimentações em transmídia podem percorrer. Além disso, não há objetivo de definir regras para categorizar formalmente os trabalhos desses artistas, mas embrenhar-se nas múltiplas camadas de seu emaranhado de linhas de força para lançar-se em direção ao novo. Como resultado final adicional foi realizado um documentário a partir de conversas com os artistas pesquisados, contendo, ainda, trechos de seus trabalhos e entrevistas com autores que pautam seus pensamentos nas novas formas audiovisuais no contexto da arte contemporânea, como Philippe Dubois e Françoise ParfaitAbstract: The contemporary art undertakes a wide variety of media experimentation. A hybrid art is currently characterized, which crosses borders, opens passages and displaces spaces and temporalities, in a scenario of constant innovation. In this work is proposed a journey, in a national context, through some production processes that, in the light of Dick Higgins concept, we call transmedia art of implementation, since there is an exploration of the languages of cinema, video and new audiovisual technologies, which, together, typify dispositifs that happen in sensory and affective environments. These processes include intuition and the desire to make embedded in the artist's universe, fuse and power for intention-gesture, which is the agencement of the media in the construction of devices, which offer clues to the public's co-acting in the reception. Under the aegis of aesthetic, ethical and poetic aspects of contemporary hybrid and audiovisual works, concepts such as transmedia, aesthetics, agencement, dispositif, space, time, disciplinary power, abstract machine, faciality, territory, ritournelle, among others, are substantially explored. Thus, assuming a variety of thoughts through philosophical interfaces, the critical-reflexive approaches that traverse contemporary thinking and unveil art as liberating experimentation, creator of worlds, and animating new thoughts, are reviewed to investigate the intrinsic processes of dispositifs of transmedia, as a production of knowledge. Therefore, it is permeated by authors such as Gilles Deleuze, Michael Foucault and Jean-François Lyotard, the latter especially with regard to the abolition of the totalizing modern aesthetic discourse. The corpus was built at the gathering of some eminent artists of contemporary art, including works by André Parente, Kátia Maciel, Adriana Varella and Kika Nicolela. These artists have been incorporated because their work demonstrates certain formal affinities, but also revealing distinctions in their singularities of desires, which may offer a proficient insight into some of the infinite paths that transmedia experimentation can take. Moreover, there is no purpose in defining rules to formally categorize the work of these artists, but to take the plunge into the multiple layers of their tangle of lines of force to launch into the new. As a final result, a documentary was made from conversations with the artists surveyed, also containing excerpts of their works and interviews with authors who base their thoughts on new audiovisual forms in the context of contemporary art, such as Philippe Dubois and Françoise ParfaitDoutoradoArtes VisuaisDoutora em Artes VisuaisCAPES[s.n.]Paiva, José Eduardo Ribeiro de, 1959-Parente, André de SouzaWagner, ChristianeFuregatti, Sylvia HelenaBerger, Carolina Dias de AlmeidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pos-Graduação em Artes VisuaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarzliak, Natasha, 1980-20192019-08-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (210 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638504MARZLIAK, Natasha. Agenciamentos de desejos e experimentações em dispositivos de arte transmídia audiovisual de instauração. 2019. 1 recurso online (210 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638504. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127186Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-27T13:33:24Zoai::1127186Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-04-27T13:33:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Agenciamentos de desejos e experimentações em dispositivos de arte transmídia audiovisual de instauração
Agencements of desires and experimentations in dispositifs of audiovisual transmedia art of instauration
title Agenciamentos de desejos e experimentações em dispositivos de arte transmídia audiovisual de instauração
spellingShingle Agenciamentos de desejos e experimentações em dispositivos de arte transmídia audiovisual de instauração
Marzliak, Natasha, 1980-
Multimídia (Arte)
Arte e tecnologia
Filme cinematográfico
Multimedia (Art)
Art and technology
Motion picture film
title_short Agenciamentos de desejos e experimentações em dispositivos de arte transmídia audiovisual de instauração
title_full Agenciamentos de desejos e experimentações em dispositivos de arte transmídia audiovisual de instauração
title_fullStr Agenciamentos de desejos e experimentações em dispositivos de arte transmídia audiovisual de instauração
title_full_unstemmed Agenciamentos de desejos e experimentações em dispositivos de arte transmídia audiovisual de instauração
title_sort Agenciamentos de desejos e experimentações em dispositivos de arte transmídia audiovisual de instauração
author Marzliak, Natasha, 1980-
author_facet Marzliak, Natasha, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, José Eduardo Ribeiro de, 1959-
Parente, André de Souza
Wagner, Christiane
Furegatti, Sylvia Helena
Berger, Carolina Dias de Almeida
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pos-Graduação em Artes Visuais
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Marzliak, Natasha, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Multimídia (Arte)
Arte e tecnologia
Filme cinematográfico
Multimedia (Art)
Art and technology
Motion picture film
topic Multimídia (Arte)
Arte e tecnologia
Filme cinematográfico
Multimedia (Art)
Art and technology
Motion picture film
description Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-08-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638504
MARZLIAK, Natasha. Agenciamentos de desejos e experimentações em dispositivos de arte transmídia audiovisual de instauração. 2019. 1 recurso online (210 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638504. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638504
identifier_str_mv MARZLIAK, Natasha. Agenciamentos de desejos e experimentações em dispositivos de arte transmídia audiovisual de instauração. 2019. 1 recurso online (210 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638504. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127186
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (210 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189158326894592