Perguntar, desmontar, inventar... : Entrelaces e fricções entre Dança, Somáticas e Técnica Alexander no contexto artístico-formativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/9462 |
Resumo: | Orientador: Marisa Martins Lambert |
id |
UNICAMP-30_0b29869516868be74416be4fd01234fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1268919 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perguntar, desmontar, inventar... : Entrelaces e fricções entre Dança, Somáticas e Técnica Alexander no contexto artístico-formativoAsking, disassembling, inventing... : Interconnections and frictions between Dance, Somatics and the Alexander Technique in the artistic-formative contextDançaDesmontagemPrática como pesquisaAlexander, Técnica deEducação somáticaDanceDisassemblyPractice as researchAlexander TechniqueSomatic educationOrientador: Marisa Martins LambertTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Através de uma revisão crítica e de um processo de desmontagem da minha própria trajetória e experiências enquanto artista-pesquisadora das artes da cena e como professora da Técnica Alexander (TA), essa tese problematiza o modo como a TA vem sendo tradicionalmente ensinada, propondo um debate amplo na esfera da formação, com enfoque no artista-docente. A reflexão se dá principalmente no âmbito didático-pedagógico a partir do reconhecimento de como experiências formativas, regidas por aspectos ainda hierárquicos e muitas vezes autoritários, impactam não apenas nossas práticas profissionais, mas nossas escolhas e modos de pensar e agir no mundo. Para além disso, identifica entrelaçamentos e fricções entre a TA e o campo da dança e das somáticas, expandindo as discussões para além das especificidades da TA. Para iniciar esse percurso, discuto noções de pesquisa em artes dentro e fora da academia, enfatizando a potência dos processos criativos pertencentes ao campo da dança na construção e fundamentação do seu percurso metodológico. Nesse sentido, me apoio nas propostas da desmontagem, assim como na prática como pesquisa e na pesquisa performativa, apostando em um caminho artístico, processual e questionador. Os interlocutores das ideias aqui desenvolvidas são artistas e professores, filósofos e educadores, entre eles, Paulo Freire, bell, hooks, Virgínia Kastrup e Jacques Rancière, cujas provocações - unidas às minhas inquietações enquanto artista-pesquisadora - foram corporificadas através de três ações (desmontagens) de cunho artístico-pedagógicos. Essas ações, permeadas pela escuta e pelo sentido de coletividade, se desenvolveram em contextos distintos, envolvendo a participação de artistas-pesquisadores, professores da TA, e estudantes de graduação em Dança, respectivamente. Espera-se que essa tese possa se somar na construção de propostas críticas e inventivas envolvendo o campo somático, a formação, a criação e a pesquisa em dançaAbstract: Through a critical review and a process of disassembling my own trajectory and experiences as an artist-researcher of the performing arts and as a teacher of the Alexander Technique (AT), this thesis problematizes the way the AT has traditionally been taught, proposing a broad debate in the sphere of training, with a focus on the teacher-artist. The reflection takes place mainly in the didactic-pedagogical scope from the recognition of how formative experiences, governed by aspects that are still hierarchical and often authoritarian, impact not only our professional practices, but our choices and ways of thinking and acting in the world. Furthermore, it identifies interweavings and frictions between the AT and the field of dance and somatics, expanding the discussions beyond the specificities of the Technique. To start this path, I discuss notions of research in the arts inside and outside of the academia, emphasizing the power of creative processes belonging to the field of dance in the construction and foundation of its methodological path. In this sense, I find support in the proposals of disassembly, as well as in practice as research and in performative research, betting on an artistic, procedural and questioning path. The interlocutors of the ideas developed here are artists and teachers, philosophers and educators, among them Paulo Freire, bell, hooks, Virgínia Kastrup and Jacques Rancière, whose provocations - together with my concerns as an artist-researcher - were embodied through three actions of an artistic-pedagogical nature. These actions, permeated by listening and a sense of collectivity, were developed in different contexts, involving the participation of artist-researchers, AT teachers and undergraduate Dance students, respectively. It is hoped that this thesis can be added to the construction of critical and inventive proposals involving the somatic field, training, creation and research in danceDoutoradoTeatro, Dança e PerformanceDoutora em Artes da Cena[s.n.]Lambert, Marisa Martins, 1963-Colla, Ana CristinaCostas, Ana Maria RodriguezTavares, Joana Ribeiro da SilvaVellozo, Marila AnnibelliUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes da CenaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCavalcanti, Raquel Pires, 1973-20232023-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (241 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/9462CAVALCANTI, Raquel Pires. Perguntar, desmontar, inventar...: Entrelaces e fricções entre Dança, Somáticas e Técnica Alexander no contexto artístico-formativo. 2023. 1 recurso online (241 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9462. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268919porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-16T11:07:42Zoai::1268919Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-05-16T11:07:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perguntar, desmontar, inventar... : Entrelaces e fricções entre Dança, Somáticas e Técnica Alexander no contexto artístico-formativo Asking, disassembling, inventing... : Interconnections and frictions between Dance, Somatics and the Alexander Technique in the artistic-formative context |
title |
Perguntar, desmontar, inventar... : Entrelaces e fricções entre Dança, Somáticas e Técnica Alexander no contexto artístico-formativo |
spellingShingle |
Perguntar, desmontar, inventar... : Entrelaces e fricções entre Dança, Somáticas e Técnica Alexander no contexto artístico-formativo Cavalcanti, Raquel Pires, 1973- Dança Desmontagem Prática como pesquisa Alexander, Técnica de Educação somática Dance Disassembly Practice as research Alexander Technique Somatic education |
title_short |
Perguntar, desmontar, inventar... : Entrelaces e fricções entre Dança, Somáticas e Técnica Alexander no contexto artístico-formativo |
title_full |
Perguntar, desmontar, inventar... : Entrelaces e fricções entre Dança, Somáticas e Técnica Alexander no contexto artístico-formativo |
title_fullStr |
Perguntar, desmontar, inventar... : Entrelaces e fricções entre Dança, Somáticas e Técnica Alexander no contexto artístico-formativo |
title_full_unstemmed |
Perguntar, desmontar, inventar... : Entrelaces e fricções entre Dança, Somáticas e Técnica Alexander no contexto artístico-formativo |
title_sort |
Perguntar, desmontar, inventar... : Entrelaces e fricções entre Dança, Somáticas e Técnica Alexander no contexto artístico-formativo |
author |
Cavalcanti, Raquel Pires, 1973- |
author_facet |
Cavalcanti, Raquel Pires, 1973- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lambert, Marisa Martins, 1963- Colla, Ana Cristina Costas, Ana Maria Rodriguez Tavares, Joana Ribeiro da Silva Vellozo, Marila Annibelli Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcanti, Raquel Pires, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Desmontagem Prática como pesquisa Alexander, Técnica de Educação somática Dance Disassembly Practice as research Alexander Technique Somatic education |
topic |
Dança Desmontagem Prática como pesquisa Alexander, Técnica de Educação somática Dance Disassembly Practice as research Alexander Technique Somatic education |
description |
Orientador: Marisa Martins Lambert |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-02-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/9462 CAVALCANTI, Raquel Pires. Perguntar, desmontar, inventar...: Entrelaces e fricções entre Dança, Somáticas e Técnica Alexander no contexto artístico-formativo. 2023. 1 recurso online (241 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9462. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/9462 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTI, Raquel Pires. Perguntar, desmontar, inventar...: Entrelaces e fricções entre Dança, Somáticas e Técnica Alexander no contexto artístico-formativo. 2023. 1 recurso online (241 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9462. Acesso em: 15 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268919 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (241 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138577957781504 |