O contributo da Técnica Alexander para a aprendizagem do violino no ensino especializado de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Ana Marisa Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/63756
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_c208ea553ba6069c851e4976f78b8c81
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63756
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da Técnica Alexander para a aprendizagem do violino no ensino especializado de músicaThe contribution of the Alexander Technique to the learning of the violin in specialized music educationConsciência corporalEducação somáticaTécnica AlexanderViolinoAlexander TechniqueBody awarenessSomatic educationViolinCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente relatório de estágio reporta-se ao Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, realizado no ano letivo 2017-2018 no Conservatório de Música do Porto, nos grupos disciplinares M24 – Violino e M32 – Música de Câmara. O Projeto de Intervenção, aplicado a cinco alunos de 1º, 2º e 3º ciclos e ensino Secundário do Conservatório ao longo do ano letivo de 2017/2018, teve como objetivo geral desenvolver a consciência corporal do aluno de violino, através dos princípios da Técnica Alexander. Em particular, procurou-se estimular uma prática corporal com ênfase no movimento natural em detrimento do movimento automático, de modo a prevenir lesões musculoesqueléticas, promover o bem-estar na performance e desenvolver a expressividade musical. Para o efeito, foram implementados exercícios holísticos em aulas individuais e coletivas, baseados nos conceitos de inibição e direção da Técnica Alexander. Como resultado da intervenção pedagógica, foi elaborado um manual ilustrado para alunos de violino. O manual sistematiza uma série de exercícios no âmbito da educação somática e apresenta seis temas que correspondem a um aspeto específico que deve ser trabalhado durante a aprendizagem musical: a concentração, a apropriação do arco e do violino, a relação entre postura e movimento, o descanso e a reflexão. Através de instrumentos de recolha de dados como entrevistas aos intervenientes e gravação de aulas, podemos concluir que este projeto desenvolveu a consciência corporal do aluno de violino e que a inclusão de uma metodologia somática pode contribuir para melhorar a ligação entre o pensamento e o movimento na performance e prevenir o desconforto muscular.The following report was developed as part of the Masters Program in Music Education of the University of Minho, during the 2017-2018 academic year, at Conservatório de Música do Porto, in the teaching groups M24 - Violin and M32 - Chamber Music. The Intervention Project, applied to five students of the 1st, 2nd and 3rd cycles and secondary education of the Conservatório during the 2017/2018 school year, had as its general objective to develop the body awareness of the violin student, through the principles of the Alexander Technique. In particular, we sought to stimulate body practice with an emphasis on natural movement over automatic movement, in order to prevent musculoskeletal injuries, promote wellbeing in performance and develop musical expressiveness. For this purpose, holistic exercises were implemented in individual and group classes, based on the concepts of inhibition and direction of the Alexander Technique. As a result of the pedagogical intervention, an illustrated handbook was prepared for violin students. The manual systematizes a series of exercises in the field of somatic education and presents six themes that correspond to a specific aspect that should be worked on during musical learning: concentration, the appropriation of the bow and the violin, the relationship between posture and movement, rest and reflection. Through data collection tools such as stakeholder interviews and class recording, we can conclude that this project has developed the student's body awareness and that the inclusion of a somatic methodology can help to improve the link between thinking and movement during performance and prevent muscle discomfort.Martingo, Ângelo Miguel Quaresma GomesUniversidade do MinhoTeixeira, Ana Marisa Rodrigues20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63756por202352773info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63756Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:57:31.614949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da Técnica Alexander para a aprendizagem do violino no ensino especializado de música
The contribution of the Alexander Technique to the learning of the violin in specialized music education
title O contributo da Técnica Alexander para a aprendizagem do violino no ensino especializado de música
spellingShingle O contributo da Técnica Alexander para a aprendizagem do violino no ensino especializado de música
Teixeira, Ana Marisa Rodrigues
Consciência corporal
Educação somática
Técnica Alexander
Violino
Alexander Technique
Body awareness
Somatic education
Violin
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O contributo da Técnica Alexander para a aprendizagem do violino no ensino especializado de música
title_full O contributo da Técnica Alexander para a aprendizagem do violino no ensino especializado de música
title_fullStr O contributo da Técnica Alexander para a aprendizagem do violino no ensino especializado de música
title_full_unstemmed O contributo da Técnica Alexander para a aprendizagem do violino no ensino especializado de música
title_sort O contributo da Técnica Alexander para a aprendizagem do violino no ensino especializado de música
author Teixeira, Ana Marisa Rodrigues
author_facet Teixeira, Ana Marisa Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Ana Marisa Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência corporal
Educação somática
Técnica Alexander
Violino
Alexander Technique
Body awareness
Somatic education
Violin
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Consciência corporal
Educação somática
Técnica Alexander
Violino
Alexander Technique
Body awareness
Somatic education
Violin
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/63756
url http://hdl.handle.net/1822/63756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202352773
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132364441387008