Criação de modelos de preferência a partir de textos da web : caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sector

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres Carreño, Luz Amparo, 1993-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636217
Resumo: Orientador: Antonio Carlos Zambon
id UNICAMP-30_0b4afaa570048d94d594a401687c9516
oai_identifier_str oai::1088741
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Criação de modelos de preferência a partir de textos da web : caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sectorCreation of preference models from web texts : a case study in fashion sectorMineração de dados (Computação)Processamento de linguagem natural (Computação)Moda - BrasilSistemas de suporte de decisãoData miningNatural language processing (Computer science)Fashion - BrazilDecision support systemsOrientador: Antonio Carlos ZambonDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de TecnologiaResumo: O mercado da moda é um dos mercados mais importantes para a economia no Brasil, está composto por aproximadamente 285,1 mil empresas, geralmente de pequeno e médio porte. Este mercado é caracterizado por seu comportamento dinâmico, poucas vezes estável ou linear, o que significa que a demanda de seus produtos varia facilmente e que é difícil conhecer com antecipação quais produtos terão um aumento na demanda. Isso ocorre porque o mercado da moda é influenciado por diversos ambientes, o que aumenta sua complexidade. Esse comportamento dinâmico faz com que as pequenas e médias empresas da moda tenham dificuldade para obter conhecimento sobre os produtos de interesse do consumidor, fazendo que aumente o risco de perda de produção e diminuía a competitividade dessas empresas. Baseado no problema identificado nas empresas do setor da moda, esta pesquisa tem como objetivo geral automatizar os processos de extração, análise e representação do conhecimento sobre as tendências do mercado. Propõe-se um processo para a criação de modelos de preferências dos produtos do segmento de vestuário a partir da informação da web de líderes de opinião do setor da moda. O processo proposto contempla o uso de técnicas de web scraping, mineração de dados e processamento de linguagem natural. O resultado final são modelos de preferência por tipo de produto da moda. Esses modelos estruturam o conhecimento obtido por meio de textos, visando mostrar paras os tomadores de decisão as características que satisfazem melhor as preferências dos consumidores para cada tipo de produto do setor da modaAbstract: The fashion market is one of the most important markets in the Brazilian economy. It is composed of around 285.1 million enterprises, most of them small and medium-sized enterprises. The fashion market is characterized by its dynamic behavior, having little to none stable or linear trends. That dynamic behavior means that products¿ demand varies frequently, making hard to foresee which products will have a demand increase. That dynamic behavior also makes enterprises to have issues when trying to know about consumers¿ preference on products, increasing the risk of production loss and reducing the competitiveness of these enterprises. Based on the problem identified in fashion market enterprises, this research has as its general goal to automatize the processes for knowledge extraction, analysis, and representation of market trends. The author proposes a process for the creation of preference models in the clothing sector from information published on the web by opinion leaders in fashion. The proposed process contemplates the use of web scrapping, data mining, and natural language processing techniques. The final results are preference models for each kind of fashion product. Those models structure the knowledge obtained from texts, aiming to show decision-makers the characteristics that satisfy consumers¿ preferences better, for each kind of fashion productMestradoSistemas de Informação e ComunicaçãoMestra em Tecnologia[s.n.]Zambon, Antonio Carlos, 1965-Baioco, Gisele BusichiaInácio Júnior, EdmundoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de TecnologiaPrograma de Pós-Graduação em TecnologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTorres Carreño, Luz Amparo, 1993-20182018-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (71 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636217TORRES CARREÑO, Luz Amparo. Criação de modelos de preferência a partir de textos da web: caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sector. 2018. 1 recurso online (71 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636217. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1088741Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-20T17:10:55Zoai::1088741Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-20T17:10:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Criação de modelos de preferência a partir de textos da web : caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sector
Creation of preference models from web texts : a case study in fashion sector
title Criação de modelos de preferência a partir de textos da web : caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sector
spellingShingle Criação de modelos de preferência a partir de textos da web : caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sector
Torres Carreño, Luz Amparo, 1993-
Mineração de dados (Computação)
Processamento de linguagem natural (Computação)
Moda - Brasil
Sistemas de suporte de decisão
Data mining
Natural language processing (Computer science)
Fashion - Brazil
Decision support systems
title_short Criação de modelos de preferência a partir de textos da web : caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sector
title_full Criação de modelos de preferência a partir de textos da web : caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sector
title_fullStr Criação de modelos de preferência a partir de textos da web : caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sector
title_full_unstemmed Criação de modelos de preferência a partir de textos da web : caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sector
title_sort Criação de modelos de preferência a partir de textos da web : caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sector
author Torres Carreño, Luz Amparo, 1993-
author_facet Torres Carreño, Luz Amparo, 1993-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zambon, Antonio Carlos, 1965-
Baioco, Gisele Busichia
Inácio Júnior, Edmundo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Tecnologia
Programa de Pós-Graduação em Tecnologia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres Carreño, Luz Amparo, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Mineração de dados (Computação)
Processamento de linguagem natural (Computação)
Moda - Brasil
Sistemas de suporte de decisão
Data mining
Natural language processing (Computer science)
Fashion - Brazil
Decision support systems
topic Mineração de dados (Computação)
Processamento de linguagem natural (Computação)
Moda - Brasil
Sistemas de suporte de decisão
Data mining
Natural language processing (Computer science)
Fashion - Brazil
Decision support systems
description Orientador: Antonio Carlos Zambon
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636217
TORRES CARREÑO, Luz Amparo. Criação de modelos de preferência a partir de textos da web: caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sector. 2018. 1 recurso online (71 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636217. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636217
identifier_str_mv TORRES CARREÑO, Luz Amparo. Criação de modelos de preferência a partir de textos da web: caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sector. 2018. 1 recurso online (71 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636217. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1088741
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (71 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189142979936256