Criação de modelos de preferência a partir de textos da web : caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sector
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636217 |
Resumo: | Orientador: Antonio Carlos Zambon |
id |
UNICAMP-30_0b4afaa570048d94d594a401687c9516 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1088741 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Criação de modelos de preferência a partir de textos da web : caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sectorCreation of preference models from web texts : a case study in fashion sectorMineração de dados (Computação)Processamento de linguagem natural (Computação)Moda - BrasilSistemas de suporte de decisãoData miningNatural language processing (Computer science)Fashion - BrazilDecision support systemsOrientador: Antonio Carlos ZambonDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de TecnologiaResumo: O mercado da moda é um dos mercados mais importantes para a economia no Brasil, está composto por aproximadamente 285,1 mil empresas, geralmente de pequeno e médio porte. Este mercado é caracterizado por seu comportamento dinâmico, poucas vezes estável ou linear, o que significa que a demanda de seus produtos varia facilmente e que é difícil conhecer com antecipação quais produtos terão um aumento na demanda. Isso ocorre porque o mercado da moda é influenciado por diversos ambientes, o que aumenta sua complexidade. Esse comportamento dinâmico faz com que as pequenas e médias empresas da moda tenham dificuldade para obter conhecimento sobre os produtos de interesse do consumidor, fazendo que aumente o risco de perda de produção e diminuía a competitividade dessas empresas. Baseado no problema identificado nas empresas do setor da moda, esta pesquisa tem como objetivo geral automatizar os processos de extração, análise e representação do conhecimento sobre as tendências do mercado. Propõe-se um processo para a criação de modelos de preferências dos produtos do segmento de vestuário a partir da informação da web de líderes de opinião do setor da moda. O processo proposto contempla o uso de técnicas de web scraping, mineração de dados e processamento de linguagem natural. O resultado final são modelos de preferência por tipo de produto da moda. Esses modelos estruturam o conhecimento obtido por meio de textos, visando mostrar paras os tomadores de decisão as características que satisfazem melhor as preferências dos consumidores para cada tipo de produto do setor da modaAbstract: The fashion market is one of the most important markets in the Brazilian economy. It is composed of around 285.1 million enterprises, most of them small and medium-sized enterprises. The fashion market is characterized by its dynamic behavior, having little to none stable or linear trends. That dynamic behavior means that products¿ demand varies frequently, making hard to foresee which products will have a demand increase. That dynamic behavior also makes enterprises to have issues when trying to know about consumers¿ preference on products, increasing the risk of production loss and reducing the competitiveness of these enterprises. Based on the problem identified in fashion market enterprises, this research has as its general goal to automatize the processes for knowledge extraction, analysis, and representation of market trends. The author proposes a process for the creation of preference models in the clothing sector from information published on the web by opinion leaders in fashion. The proposed process contemplates the use of web scrapping, data mining, and natural language processing techniques. The final results are preference models for each kind of fashion product. Those models structure the knowledge obtained from texts, aiming to show decision-makers the characteristics that satisfy consumers¿ preferences better, for each kind of fashion productMestradoSistemas de Informação e ComunicaçãoMestra em Tecnologia[s.n.]Zambon, Antonio Carlos, 1965-Baioco, Gisele BusichiaInácio Júnior, EdmundoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de TecnologiaPrograma de Pós-Graduação em TecnologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTorres Carreño, Luz Amparo, 1993-20182018-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (71 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636217TORRES CARREÑO, Luz Amparo. Criação de modelos de preferência a partir de textos da web: caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sector. 2018. 1 recurso online (71 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636217. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1088741Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-20T17:10:55Zoai::1088741Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-20T17:10:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criação de modelos de preferência a partir de textos da web : caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sector Creation of preference models from web texts : a case study in fashion sector |
title |
Criação de modelos de preferência a partir de textos da web : caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sector |
spellingShingle |
Criação de modelos de preferência a partir de textos da web : caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sector Torres Carreño, Luz Amparo, 1993- Mineração de dados (Computação) Processamento de linguagem natural (Computação) Moda - Brasil Sistemas de suporte de decisão Data mining Natural language processing (Computer science) Fashion - Brazil Decision support systems |
title_short |
Criação de modelos de preferência a partir de textos da web : caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sector |
title_full |
Criação de modelos de preferência a partir de textos da web : caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sector |
title_fullStr |
Criação de modelos de preferência a partir de textos da web : caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sector |
title_full_unstemmed |
Criação de modelos de preferência a partir de textos da web : caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sector |
title_sort |
Criação de modelos de preferência a partir de textos da web : caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sector |
author |
Torres Carreño, Luz Amparo, 1993- |
author_facet |
Torres Carreño, Luz Amparo, 1993- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zambon, Antonio Carlos, 1965- Baioco, Gisele Busichia Inácio Júnior, Edmundo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Tecnologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres Carreño, Luz Amparo, 1993- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mineração de dados (Computação) Processamento de linguagem natural (Computação) Moda - Brasil Sistemas de suporte de decisão Data mining Natural language processing (Computer science) Fashion - Brazil Decision support systems |
topic |
Mineração de dados (Computação) Processamento de linguagem natural (Computação) Moda - Brasil Sistemas de suporte de decisão Data mining Natural language processing (Computer science) Fashion - Brazil Decision support systems |
description |
Orientador: Antonio Carlos Zambon |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-02-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636217 TORRES CARREÑO, Luz Amparo. Criação de modelos de preferência a partir de textos da web: caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sector. 2018. 1 recurso online (71 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636217. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636217 |
identifier_str_mv |
TORRES CARREÑO, Luz Amparo. Criação de modelos de preferência a partir de textos da web: caso de aplicação no segmento de vestuário = Creation of preference models from web texts: a case study in fashion sector. 2018. 1 recurso online (71 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636217. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1088741 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (71 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189142979936256 |