Ara sonoro : Exu como maestro da vida = Sonorous Ara: Exu as the maestro of life

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Clara da, 1992-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14681
Resumo: Orientador: Paula Caruso Teixeira
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spelling Ara sonoro : Exu como maestro da vida = Sonorous Ara: Exu as the maestro of lifeSonorous Ara : Exu as the maestro of lifeExuCorpoVozCandombléTonalidade (Música)Educação decolonialMétodo Bailarino-Pesquisador-IntérpreteBodyVoiceCandomble (Cult)TonalityDecolonial educationDancer-Researcher-Performer MethodOrientador: Paula Caruso TeixeiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho originou-se de uma extensa jornada de questionamentos e suposições sobre corpo e voz dentro de uma epistemologia de terreiro. Corpo e voz é um assunto muito discutido, porém frequentemente de maneira individualizada. Para os povos iorubás, essa divisão nunca existiu dentro de sua cosmovisão. A partir de um pensamento decolonial no qual, corpo e voz são a mesma coisa e, juntos, potencializam o ser e abrem caminhos e possibilidades "outras", o tema principal deste trabalho é discutir a relação do tom com a palavra cantada, a palavra tocada e a palavra dançada, que convocam os orixás e as entidades em terra para participar e compartilhar com a comunidade a distribuição do axé. Na tentativa de repensar o conceito de corpo e voz, assim como a ancestralidade e a encruzilhada, os apontamentos apresentados neste trabalho foram formados através de Exu, o orixá responsável pelo movimento, pela criação e pela dinamização do axé. Esse projeto é alimentado pela pesquisadora, que tem dupla pertença: pesquisadora-artista e de axé. A estrutura metodológica baseia-se em levantamento bibliográfico de autores(as) decoloniais, entrevistas semiestruturadas que tiveram como público alvo Mães e Pais de santo, análise e transcrição dessas entrevistas e realização de pesquisas de campo. Ao longo das entrevistas e das idas a campo, foram realizados laboratórios dirigidos (dojos) com o objetivo de chegar a uma síntese artística do que emergiu do meu corpo por meio deste estudo. Para a realização da pesquisa de campo e dos laboratórios, o método principal utilizado foi Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), metodologia que pensa na escrita a partir do corpoAbstract: This work originated from a long journey of questioning and assumptions about body and voice within a terreiro epistemology. Body and voice are extensively discussed subjects, but often approached in an individualized manner. For the Yoruba people, this division never existed within their worldview. Based on this decolonial thinking, where body and voice are one and the same, and together they enhance the being and open "other" paths and possibilities, the main theme of this work is to discuss the relationship between pitch and the sung word, the played word, and the danced word, which summon the orixás and entities on earth to participate and share the distribution of axé with the community. In an attempt to rethink the concept of body and voice, as well as ancestry and the crossroads, the points raised in this work were formed through Exu, the orixá responsible for movement, creation, and the dynamization of axé. This project is fueled by the proponent as someone with dual belonging: researcher-artist and of axé. The methodological structure is based on a bibliographic survey of decolonial authors, semi-structured interviews targeting Mães and Pais de santo (Mothers and Fathers of the saint), analysis and transcription of these interviews, and field research. Throughout the interviews and field visits, directed laboratories (dojos) were conducted with the aim of reaching an artistic synthesis of what emerged from my body through this study. The main method used for field research and laboratories was the Dancer-Researcher-Interpreter, a methodology that considers writing from the bodyMestradoTeatro, Dança e PerformanceMestra em Artes da CenaCAPES88887.817400/2023-00[s.n.]Teixeira, Paula Caruso, 1970-Nogueira, Sidnei BarretoAndraus, Mariana Baruco MachadoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes da CenaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Ana Clara da, 1992-20232023-08-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (139 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/14681SILVA, Ana Clara da. Ara sonoro: Exu como maestro da vida = Sonorous Ara: Exu as the maestro of life. 2023. 1 recurso online (139 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14681. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372379Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-11T19:13:35Zoai::1372379Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-01-11T19:13:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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