Prospecções sobre a abordagem/sentido de plausibilidade na ação de ensinar de um professor de lingua estrangeira de ensino medio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sandei, Maria de Lourdes da Rocha
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601512
Resumo: Orientador: José Carlos Paes de Almeida Filho
id UNICAMP-30_0bc8197830a6815e2548be83264398e8
oai_identifier_str oai::359820
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Prospecções sobre a abordagem/sentido de plausibilidade na ação de ensinar de um professor de lingua estrangeira de ensino medioProspections of the approach/sense of plausibility in the teaching action of a secondary school foreign language teacherProfessores de linguaFormação profissionalTeaching approachLanguage, teacher trainingProfessional growthOrientador: José Carlos Paes de Almeida FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa, de natureza etnográfica, tem por objetivo investigar qual a abordagem subjaz o ensinar de um professor de Língua Estrangeira (LE) de Ensino Médio da rede pública estadual e evidenciar se ocorreram ou não mudanças no seu sentido de plausibilidade (Prabhu, 1990) e na sua prática docente após a sua participação no estudo. Para isso, investigamos as ações e procedimentos metodológicos do professor-participante e os comparamos com o seu dizer, procurando evidências de coerência e incongruência entre a abordagem declarada e a que realmente emerge da sua prática. Os dados foram coletados através de observação, notas de campo, aulas gravadas em áudio e transcritas, entrevistas, questionários e discussão posterior à obtenção dos dados. O referencial teórico que orientou a análise advém das posições elaboradas por Almeida Filho em várias publicações (1993, 1997b, 1999, 2005). Os resultados revelaram, em determinados momentos, coerência entre o dizer e o fazer; em outros, entretanto, houve discordância. O seu discurso mostrou-se, na maioria das vezes, de acordo com os pressupostos da abordagem comunicacional, mas muitos aspectos da sua prática aproximaram-se dos procedimentos da abordagem tradicional de ensino, pois o professor-participante privilegiou, em suas aulas, a leitura em coro, tradução, aprendizagem de vocabulário, memorização e revisão gramatical. Quanto às possíveis mudanças iniciadas na sua prática, constatou-se, a partir das suas verbalizações, uma menor preocupação com o vestibular, o reconhecimento de ser necessário criar momentos para os alunos se comunicarem efetivamente na Língua-alvo, a importância de ele fazer menor uso da língua materna nas aulas, dentre outras. Notou-se também que a pesquisa fez o sentido de plausibilidade do professor observado entrar em conflito com as suas velhas percepções, levando-o a refletir criticamente sobre a sua prática de ensino e a buscar uma explicação para elaAbstract: The purpose of this ethnographic research is to investigate what approach underlies the teaching of a Foreign Language teacher of a public state school and to evidence if changes had or not occurred in his sense of plausibility and his teaching practice after his participation in this study. To achieve this, we investigated the actions and the methodological procedures of the participant teacher and we compared them with his statements, searching convergence and contradiction between his declared approach and the one that emerges from his practice. The data were collected through class observation, which was audio recorded, field notes, interviews, questionnaires and discussions after the obtained data. The theorical framework that oriented the analysis was based on the work of Almeida Filho (1993, 1997b, 1999, 2005). The data revealed that, in several moments, there was coherence between his speech and his practice; in others contradiction between them. His oral communication was coherent with the assumptions of the communicative approach, but some aspects of his practice with the traditional approach, because the teacher emphasized, in his classes, group reading, translation, learning of vocabulary, memorization and grammatical revision. The results showed a lesser preoccupation with the vestibular, the necessity of creating moments for the students to communicate in the target language, the importance of using less Portuguese by the teacher in his classes, among others. We also noted that the research made the teacher' s sense of plausibility get into conflict with his old perceptions, making him reflect critically over his teaching practice and to look for an explanation for itMestradoLíngua EstrangeiraMestra em Linguística Aplicada[s.n.]Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-Alvarenga, Magali BarçanteDoi, Elza TaekoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSandei, Maria de Lourdes da Rocha20052005-08-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf189 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601512SANDEI, Maria de Lourdes da Rocha. Prospecções sobre a abordagem/sentido de plausibilidade na ação de ensinar de um professor de lingua estrangeira de ensino medio. 2005. 189 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601512. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/359820porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-13T13:20:02Zoai::359820Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-13T13:20:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prospecções sobre a abordagem/sentido de plausibilidade na ação de ensinar de um professor de lingua estrangeira de ensino medio
Prospections of the approach/sense of plausibility in the teaching action of a secondary school foreign language teacher
title Prospecções sobre a abordagem/sentido de plausibilidade na ação de ensinar de um professor de lingua estrangeira de ensino medio
spellingShingle Prospecções sobre a abordagem/sentido de plausibilidade na ação de ensinar de um professor de lingua estrangeira de ensino medio
Sandei, Maria de Lourdes da Rocha
Professores de lingua
Formação profissional
Teaching approach
Language, teacher training
Professional growth
title_short Prospecções sobre a abordagem/sentido de plausibilidade na ação de ensinar de um professor de lingua estrangeira de ensino medio
title_full Prospecções sobre a abordagem/sentido de plausibilidade na ação de ensinar de um professor de lingua estrangeira de ensino medio
title_fullStr Prospecções sobre a abordagem/sentido de plausibilidade na ação de ensinar de um professor de lingua estrangeira de ensino medio
title_full_unstemmed Prospecções sobre a abordagem/sentido de plausibilidade na ação de ensinar de um professor de lingua estrangeira de ensino medio
title_sort Prospecções sobre a abordagem/sentido de plausibilidade na ação de ensinar de um professor de lingua estrangeira de ensino medio
author Sandei, Maria de Lourdes da Rocha
author_facet Sandei, Maria de Lourdes da Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Alvarenga, Magali Barçante
Doi, Elza Taeko
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Sandei, Maria de Lourdes da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de lingua
Formação profissional
Teaching approach
Language, teacher training
Professional growth
topic Professores de lingua
Formação profissional
Teaching approach
Language, teacher training
Professional growth
description Orientador: José Carlos Paes de Almeida Filho
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-08-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601512
SANDEI, Maria de Lourdes da Rocha. Prospecções sobre a abordagem/sentido de plausibilidade na ação de ensinar de um professor de lingua estrangeira de ensino medio. 2005. 189 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601512. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601512
identifier_str_mv SANDEI, Maria de Lourdes da Rocha. Prospecções sobre a abordagem/sentido de plausibilidade na ação de ensinar de um professor de lingua estrangeira de ensino medio. 2005. 189 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601512. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/359820
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
189 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188934455918592