Yerma de Villa-Lobos : um estudo dos aspectos dramático-musicais e performáticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617774 |
Resumo: | Orientadores: Paulo Mugayar Kühl, Adriana Giarola Kayama |
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Yerma de Villa-Lobos : um estudo dos aspectos dramático-musicais e performáticosYerma by Villa-Lobos : a study of dramatic, musical and performance aspectsVilla-Lobos, Heitor, 1887-1959Garcia Lorca, Federico, 1898-1936ÓperaPerformance (Arte)Villa-Lobos, HeitorGarcia Lorca, FedericoOperaPerformance artOrientadores: Paulo Mugayar Kühl, Adriana Giarola KayamaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Yerma, ópera em três atos de Heitor Villa-Lobos, foi composta na última fase do compositor como resultado de uma encomenda vinda dos Estados Unidos, que tinha como objetivo a musicalização da obra teatral de mesmo nome do poeta espanhol Federico Garcia Lorca. Terminada em 1955, teve sua première mundial somente em 1971, no Santa Fé Opera House, e, no Brasil, apenas em 1983, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Yerma possui vários aspectos inovadores e certamente a característica mais interessante da ópera é o fato de ela ter sido integralmente musicada por Villa-Lobos, sem adaptações ou cortes expressivos e sem o uso de um libretista, o que a torna um exemplo único na literatura operística no Brasil e quiçá um dos poucos exemplos concebidos desta forma no mundo. Yerma pode ser classificada, segundo suas características composicionais, em uma categoria nos dos estudos da ópera chamada Literaturoper. O presente estudo, além de apresentar as questões do libreto e mostrar como a ópera se enquadra nestes aspectos, busca elencar facetas inovadoras musicais de Villa-Lobos ao conceber esta ópera à luz de postulados dos Estudos Literários e da Literaturoper. As montagens realizadas até o presente momento são analisadas e entrevistas são confrontadas a hipóteses levantadas em relação às providências musicais de Villa-Lobos na composição da óperaAbstract: Yerma, opera in three acts by Villa-Lobos, was written during the composer's last phase as a result of a commission originated in the United States which aimed at the musicalization of the homonymous play by Spanish poet Federico Garcia Lorca. Finished in 1955, its world premiere only took place in 1971 at the Santa Fé Opera House, and in Brazil at the Teatro Municipal do Rio de Janeiro in 1983. Yerma presents several innovative aspects and certainly its most interesting feature is the fact that it was thoroughly musicalized by Villa- Lobos, without any adaptations or cuts, and without using a librettist, which makes the opera a unique example in the operatic literature of Brazil and perhaps one of the few ones conceived in this way in the whole world. Yerma may be classified, according to its composing features, within a category of operatic studies known as Literaturoper. The present study, besides presenting the libretto's questions and how the opera may fit these aspects, aims at showing Villa Lobos's innovative musical issues on conceiving this opera in the light of the postulates of Literary Studies and of Literaturoper. The performances which have been put on so far are also analyzed and interviews either confirm or deny hypotheses raised in connection with the musical choices taken by Villa-Lobos on writing the operaDoutoradoFundamentos TeóricosDoutor em Música[s.n.]Kuhl, Paulo Mugayar, 1965-Kayama, Adriana Giarola, 1958-Fiorini, Carlos FernandoJank, HelenaMoreira, Adriana Lopes da CunhaLucas, Mônica IsabelUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBittar Filho, Nazir2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf171 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617774BITTAR FILHO, Nazir. Yerma de Villa-Lobos: um estudo dos aspectos dramático-musicais e performáticos. 2012. 171 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617774. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/858643porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:37:35Zoai::858643Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:37:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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