O tempo historico na pesquisa sobre ensino de historia : um balanço historiografico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Turini, Leide Divina Alvarenga
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603618
Resumo: Orientador: Ernesto Zamboni
id UNICAMP-30_0c5d5a337ddd42fe2300563706d7531b
oai_identifier_str oai::381166
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O tempo historico na pesquisa sobre ensino de historia : um balanço historiograficoThe historical time research on history education : a historiografic rockingEducação - HistóriaHistoria - PesquisaHistória - Estudo e ensinoTempoProgressoParâmetros curriculares nacionaisEducation - HistoryHistory - ResearchHistory - TeachingTimeProgressParametros curricular nationalOrientador: Ernesto ZamboniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: TURINI, Leide Divina Alvarenga. O tempo histórico na pesquisa sobre ensino de História. Um balanço historiográfico. 2006. Tese (Doutorado em Educação) ¿ Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006. Este estudo corresponde a um balanço historiográfico da pesquisa que elegeu o tempo histórico no ensino de História como objeto de investigação na década passada. A partir de uma aproximação com autores cujas reflexões apontam ruptura com a história linear e desconstrução da idéia de progresso como norma histórica em defesa de uma concepção do tempo histórico fundada nas experiências concretas dos sujeitos, procura (re)construir sentidos da experiência que constitui o tempo histórico como campo de pesquisa específico e que envolve a História e suas interlocuções com outras áreas do conhecimento. Caracterizadas segundo seus objetivos, suas abordagens teórico-metodológicas e suas conclusões, as pesquisas revelaram que o objeto tempo histórico se constitui com base em diferentes possibilidades de investigação, seja na perspectiva de se apreender como os alunos compreendem, desenvolvem e/ou representam noções temporais, seja na perspectiva dos pesquisadores que se preocupam com o lugar do tempo histórico nas propostas curriculares, na formação e nas representações dos professores, bem como no livro didático de História. O diálogo indagativo com as pesquisas ensejou uma reflexão sobre a inserção dos Parâmetros Curriculares Nacionais como via de interlocução entre políticas públicas adotadas para a educação no Brasil e a produção acadêmica; sobre fundamentos, perspectivas e questões relativas à proposta de uma educação histórica; também pôs em questão a idéia de progresso como força motriz de uma concepção linear de históriaAbstract: TURINI, Leide Divina Alvarenga. O tempo histórico na pesquisa sobre ensino de História. Um balanço historiográfico. 2006. Tese (Doutorado em Educação) ¿ Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006. This study corresponds to a historiographical examination of the research which elected historic time in the History teaching as subject matter last decade. It tries to rebuild meanings of the experience constitutive of historic time as a specific research field involving history and its intersection with other fields of knowledge, based on authors who point out a rupture in the linear history and deconstruction of the idea of progress as a historical norm and, so, support a conception of historic time founded on the individuals¿ concrete experience. Given their goals, theoretical, methodological approaches, and conclusions, these researches have revealed that historic time as subject matter is constituted according to different possibilities of investigation, whether it is into the perspective of grasping how students understand, develop, and represent time notions or into the perspective of researchers worried about the place historic time occupies in curricular proposals, in teachers¿ education and representations, as well as in History textbooks. The enquiring dialogue with these researches aimed to supply a reflection on both the presence of the national curriculum guidelines in them ¿as a way of interlocution between public policies for education in Brazil and the academic production¿and on the grounds, perspectives, and questions related to the proposition of a historical education. Also, it put into question the idea of progress as motive force of a linear conception of historyDoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Zamboni, Ernesta, 1939-Abud, Kátia MariaMartins, Maria do CarmoSantos, Ediogenes AragãoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTurini, Leide Divina Alvarenga20062006-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf203 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603618TURINI, Leide Divina Alvarenga. O tempo historico na pesquisa sobre ensino de historia: um balanço historiografico. 2006. 203 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603618. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/381166porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:40:50Zoai::381166Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:40:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O tempo historico na pesquisa sobre ensino de historia : um balanço historiografico
The historical time research on history education : a historiografic rocking
title O tempo historico na pesquisa sobre ensino de historia : um balanço historiografico
spellingShingle O tempo historico na pesquisa sobre ensino de historia : um balanço historiografico
Turini, Leide Divina Alvarenga
Educação - História
Historia - Pesquisa
História - Estudo e ensino
Tempo
Progresso
Parâmetros curriculares nacionais
Education - History
History - Research
History - Teaching
Time
Progress
Parametros curricular national
title_short O tempo historico na pesquisa sobre ensino de historia : um balanço historiografico
title_full O tempo historico na pesquisa sobre ensino de historia : um balanço historiografico
title_fullStr O tempo historico na pesquisa sobre ensino de historia : um balanço historiografico
title_full_unstemmed O tempo historico na pesquisa sobre ensino de historia : um balanço historiografico
title_sort O tempo historico na pesquisa sobre ensino de historia : um balanço historiografico
author Turini, Leide Divina Alvarenga
author_facet Turini, Leide Divina Alvarenga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zamboni, Ernesta, 1939-
Abud, Kátia Maria
Martins, Maria do Carmo
Santos, Ediogenes Aragão
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Turini, Leide Divina Alvarenga
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - História
Historia - Pesquisa
História - Estudo e ensino
Tempo
Progresso
Parâmetros curriculares nacionais
Education - History
History - Research
History - Teaching
Time
Progress
Parametros curricular national
topic Educação - História
Historia - Pesquisa
História - Estudo e ensino
Tempo
Progresso
Parâmetros curriculares nacionais
Education - History
History - Research
History - Teaching
Time
Progress
Parametros curricular national
description Orientador: Ernesto Zamboni
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-02-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603618
TURINI, Leide Divina Alvarenga. O tempo historico na pesquisa sobre ensino de historia: um balanço historiografico. 2006. 203 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603618. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
TURINI, Leide Divina Alvarenga. O tempo historico na pesquisa sobre ensino de historia: um balanço historiografico. 2006. 203 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603618. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/381166
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
203 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188953765445632