O (re)pensar sobre o ensino de história: o discurso dos/as educadores/as e os eixos temáticos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, Kyara Maria Almeida.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: OLIVEIRA, Roberta Lopes de.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36572
Resumo: Poderíamos escolher variadas maneiras para iniciar nossa discussão sobre a construção dos/as educadores/as e do lugar da educação em nossa sociedade, para entendermos porque ocorre a separação entre a teoria, proposta pelos PCNEM e o vestibular da UFCG, acerca da metodologia de eixos temáticos, e a prática de ensino dos/as educadores/as entrevistados/as. Mesmo porque, variadas também são as maneiras que nos afetamos enquanto pessoas, pesquisadores/as, educadores/as, com as discussões teóricas que nos são apresentadas, com a idéia que construímos sobre nós mesmos e sobre o “outro”. Assim, também a nossa maneira de dizer sobre os/as outros/as que compõem a denominada educação escolar é bem particular, e como toda a nossa discussão se constitui como uma possibilidade por meio da linguagem, consideramos relevante enfatizar que corroboramos o pensamento de Silva (2000), para quem a linguagem é indeterminada e instável na medida em que os signos (também educacionais) não devem ser reduzidos a si mesmos, e sim percebidos no contexto de sua significação. Nessa perspectiva, procuramos perceber o contexto da significação em que determinada palavra, conceito, idéia está inserido para não cometermos o equívoco de pensar que a linguagem está imune à instabilidade das relações de poder, de uma vontade de verdade. Ao contrário, percebemos que são pelos atos de fala que constituímos nossas experiências, a nossa visão do mundo, do outro e de nós mesmos/as. Vamos nos propor nesse momento do nosso trabalho, a analisar, a partir das falas dos/as nossos/as educadores/as das escolas públicas de Boqueirão-PB, se a metodologia de ensinar História, por meio de eixos temáticos, proposta pelos PCNEM desde 1999 e pelo vestibular da UFCG a partir de 2005, está sendo instrumentalizada nas aulas dos/as mesmos/as. Para tanto, vamos situar tal discussão, considerando o repensar sobre o conhecimento histórico e as maneiras de ensiná-lo.
id UFCG_9c2932480705fbc6b21b80303db0106d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36572
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O (re)pensar sobre o ensino de história: o discurso dos/as educadores/as e os eixos temáticos.(Re)thinking about teaching history: the discourse of educators and the thematic axes.Ensino de HistóriaProfessores de História - discursosCurrículo - HistóriaParâmetros Curriculares Nacionais do Ensino MédioTeaching HistoryHistory teachers - speechesCurriculum - HistoryNational Curriculum Parameters for High SchoolHistória.Poderíamos escolher variadas maneiras para iniciar nossa discussão sobre a construção dos/as educadores/as e do lugar da educação em nossa sociedade, para entendermos porque ocorre a separação entre a teoria, proposta pelos PCNEM e o vestibular da UFCG, acerca da metodologia de eixos temáticos, e a prática de ensino dos/as educadores/as entrevistados/as. Mesmo porque, variadas também são as maneiras que nos afetamos enquanto pessoas, pesquisadores/as, educadores/as, com as discussões teóricas que nos são apresentadas, com a idéia que construímos sobre nós mesmos e sobre o “outro”. Assim, também a nossa maneira de dizer sobre os/as outros/as que compõem a denominada educação escolar é bem particular, e como toda a nossa discussão se constitui como uma possibilidade por meio da linguagem, consideramos relevante enfatizar que corroboramos o pensamento de Silva (2000), para quem a linguagem é indeterminada e instável na medida em que os signos (também educacionais) não devem ser reduzidos a si mesmos, e sim percebidos no contexto de sua significação. Nessa perspectiva, procuramos perceber o contexto da significação em que determinada palavra, conceito, idéia está inserido para não cometermos o equívoco de pensar que a linguagem está imune à instabilidade das relações de poder, de uma vontade de verdade. Ao contrário, percebemos que são pelos atos de fala que constituímos nossas experiências, a nossa visão do mundo, do outro e de nós mesmos/as. Vamos nos propor nesse momento do nosso trabalho, a analisar, a partir das falas dos/as nossos/as educadores/as das escolas públicas de Boqueirão-PB, se a metodologia de ensinar História, por meio de eixos temáticos, proposta pelos PCNEM desde 1999 e pelo vestibular da UFCG a partir de 2005, está sendo instrumentalizada nas aulas dos/as mesmos/as. Para tanto, vamos situar tal discussão, considerando o repensar sobre o conhecimento histórico e as maneiras de ensiná-lo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20082024-07-10T17:33:09Z2024-07-102024-07-10T17:33:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36572VIEIRA, Kyara Maria Almeida; OLIVEIRA, Roberta Lopes de. O (re) pensar sobre o ensino de história: o discurso dos/as educadores/as e os eixos temáticos. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 06: Identidade e diferença: tecendo conceitos, escriturando paisagens no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36572porVIEIRA, Kyara Maria Almeida.OLIVEIRA, Roberta Lopes de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-10T17:33:32Zoai:localhost:riufcg/36572Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-10T17:33:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O (re)pensar sobre o ensino de história: o discurso dos/as educadores/as e os eixos temáticos.
(Re)thinking about teaching history: the discourse of educators and the thematic axes.
title O (re)pensar sobre o ensino de história: o discurso dos/as educadores/as e os eixos temáticos.
spellingShingle O (re)pensar sobre o ensino de história: o discurso dos/as educadores/as e os eixos temáticos.
VIEIRA, Kyara Maria Almeida.
Ensino de História
Professores de História - discursos
Currículo - História
Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio
Teaching History
History teachers - speeches
Curriculum - History
National Curriculum Parameters for High School
História.
title_short O (re)pensar sobre o ensino de história: o discurso dos/as educadores/as e os eixos temáticos.
title_full O (re)pensar sobre o ensino de história: o discurso dos/as educadores/as e os eixos temáticos.
title_fullStr O (re)pensar sobre o ensino de história: o discurso dos/as educadores/as e os eixos temáticos.
title_full_unstemmed O (re)pensar sobre o ensino de história: o discurso dos/as educadores/as e os eixos temáticos.
title_sort O (re)pensar sobre o ensino de história: o discurso dos/as educadores/as e os eixos temáticos.
author VIEIRA, Kyara Maria Almeida.
author_facet VIEIRA, Kyara Maria Almeida.
OLIVEIRA, Roberta Lopes de.
author_role author
author2 OLIVEIRA, Roberta Lopes de.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VIEIRA, Kyara Maria Almeida.
OLIVEIRA, Roberta Lopes de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Professores de História - discursos
Currículo - História
Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio
Teaching History
History teachers - speeches
Curriculum - History
National Curriculum Parameters for High School
História.
topic Ensino de História
Professores de História - discursos
Currículo - História
Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio
Teaching History
History teachers - speeches
Curriculum - History
National Curriculum Parameters for High School
História.
description Poderíamos escolher variadas maneiras para iniciar nossa discussão sobre a construção dos/as educadores/as e do lugar da educação em nossa sociedade, para entendermos porque ocorre a separação entre a teoria, proposta pelos PCNEM e o vestibular da UFCG, acerca da metodologia de eixos temáticos, e a prática de ensino dos/as educadores/as entrevistados/as. Mesmo porque, variadas também são as maneiras que nos afetamos enquanto pessoas, pesquisadores/as, educadores/as, com as discussões teóricas que nos são apresentadas, com a idéia que construímos sobre nós mesmos e sobre o “outro”. Assim, também a nossa maneira de dizer sobre os/as outros/as que compõem a denominada educação escolar é bem particular, e como toda a nossa discussão se constitui como uma possibilidade por meio da linguagem, consideramos relevante enfatizar que corroboramos o pensamento de Silva (2000), para quem a linguagem é indeterminada e instável na medida em que os signos (também educacionais) não devem ser reduzidos a si mesmos, e sim percebidos no contexto de sua significação. Nessa perspectiva, procuramos perceber o contexto da significação em que determinada palavra, conceito, idéia está inserido para não cometermos o equívoco de pensar que a linguagem está imune à instabilidade das relações de poder, de uma vontade de verdade. Ao contrário, percebemos que são pelos atos de fala que constituímos nossas experiências, a nossa visão do mundo, do outro e de nós mesmos/as. Vamos nos propor nesse momento do nosso trabalho, a analisar, a partir das falas dos/as nossos/as educadores/as das escolas públicas de Boqueirão-PB, se a metodologia de ensinar História, por meio de eixos temáticos, proposta pelos PCNEM desde 1999 e pelo vestibular da UFCG a partir de 2005, está sendo instrumentalizada nas aulas dos/as mesmos/as. Para tanto, vamos situar tal discussão, considerando o repensar sobre o conhecimento histórico e as maneiras de ensiná-lo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2024-07-10T17:33:09Z
2024-07-10
2024-07-10T17:33:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36572
VIEIRA, Kyara Maria Almeida; OLIVEIRA, Roberta Lopes de. O (re) pensar sobre o ensino de história: o discurso dos/as educadores/as e os eixos temáticos. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 06: Identidade e diferença: tecendo conceitos, escriturando paisagens no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36572
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36572
identifier_str_mv VIEIRA, Kyara Maria Almeida; OLIVEIRA, Roberta Lopes de. O (re) pensar sobre o ensino de história: o discurso dos/as educadores/as e os eixos temáticos. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 06: Identidade e diferença: tecendo conceitos, escriturando paisagens no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744628581138432