Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638365 |
Resumo: | Orientador: Eduardo Galembeck |
id |
UNICAMP-30_0ee78c823a4f335a5090f0ef84e4341c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1127046 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicasDevelopment of experimental activities for remote lab use in teaching biology in public schoolsBiologia - Estudo e ensinoExperimentação remotaTecnologia educacionalBiology - Study and teachingRemote experimentationEducational technologyOrientador: Eduardo GalembeckDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: O atual cenário da educação se mostra cada vez mais desinteressante aos estudantes, já que os conceitos permeiam meramente o âmbito teórico, tornando difícil o processo ensino-aprendizagem e gerando, na maioria das vezes, mais dúvidas do que entendimento. O objetivo do trabalho é propor sequências didáticas que facilitem o uso da experimentação remota por todos os professores de Biologia. Vários autores propõem que as atividades práticas são um meio de alcançar o aluno e de despertar a curiosidade acerca dos fenômenos que os cercam, porém, nem sempre as unidades escolares têm estrutura laboratorial para atender as demandas previstas em currículo. Dessa forma, uma alternativa possível, mas ainda pouco utilizada, é a experimentação remota, objeto de estudo deste trabalho. A metodologia consistiu em propor observações de lâminas, através do LTE, previamente separadas com posterior aplicação de questionário para determinar o que os estudantes compreenderam. Por meio da metodologia de intervenção-pedagógica, buscou-se inserir atividades investigativas com o auxílio da tecnologia e verificar a eficácia desse processo na melhoria do processo ensino-aprendizagemAbstract: The current scenario of education is becoming increasingly uninteresting to students, as the concepts merely permeate the theoretical scope, making the teaching-learning process difficult and, in most cases, generating more doubts than understanding. The aim of this paper is to propose didactic sequences that facilitate the use of remote experimentation by all Biology teachers. Several authors propose that practical activities are a way to reach the student and arouse curiosity about the phenomena that surround them, however, the school units do not always have laboratory structure to meet the demands provided for in curriculum. Thus, a possible alternative, but still little used, is remote experimentation, object of study of this work. The methodology consisted of proposing slide observations, through LTE, previously separated with subsequent application of a questionnaire to determine what the students understood. Through the methodology of pedagogical intervention, we sought to insert investigative activities with the aid of technology and verify the effectiveness of this process in improving the teaching-learning processMestradoEnsino de BiologiaMestra em Ensino de BiologiaCAPES[s.n.]Galembeck, Eduardo, 1968-Allegretti, Silmara MarquesSilva, ThanuciUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLeizer-Gatti, Ana Carolina, 1985-20192019-10-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (108 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638365LEIZER-GATTI, Ana Carolina. Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas. 2019. 1 recurso online (108 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638365. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127046Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-02T22:31:52Zoai::1127046Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-04-02T22:31:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas Development of experimental activities for remote lab use in teaching biology in public schools |
title |
Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas |
spellingShingle |
Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas Leizer-Gatti, Ana Carolina, 1985- Biologia - Estudo e ensino Experimentação remota Tecnologia educacional Biology - Study and teaching Remote experimentation Educational technology |
title_short |
Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas |
title_full |
Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas |
title_fullStr |
Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas |
title_sort |
Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas |
author |
Leizer-Gatti, Ana Carolina, 1985- |
author_facet |
Leizer-Gatti, Ana Carolina, 1985- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Galembeck, Eduardo, 1968- Allegretti, Silmara Marques Silva, Thanuci Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leizer-Gatti, Ana Carolina, 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia - Estudo e ensino Experimentação remota Tecnologia educacional Biology - Study and teaching Remote experimentation Educational technology |
topic |
Biologia - Estudo e ensino Experimentação remota Tecnologia educacional Biology - Study and teaching Remote experimentation Educational technology |
description |
Orientador: Eduardo Galembeck |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-10-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638365 LEIZER-GATTI, Ana Carolina. Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas. 2019. 1 recurso online (108 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638365. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638365 |
identifier_str_mv |
LEIZER-GATTI, Ana Carolina. Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas. 2019. 1 recurso online (108 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638365. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127046 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (108 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189157489082368 |