Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leizer-Gatti, Ana Carolina, 1985-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638365
Resumo: Orientador: Eduardo Galembeck
id UNICAMP-30_0ee78c823a4f335a5090f0ef84e4341c
oai_identifier_str oai::1127046
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicasDevelopment of experimental activities for remote lab use in teaching biology in public schoolsBiologia - Estudo e ensinoExperimentação remotaTecnologia educacionalBiology - Study and teachingRemote experimentationEducational technologyOrientador: Eduardo GalembeckDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: O atual cenário da educação se mostra cada vez mais desinteressante aos estudantes, já que os conceitos permeiam meramente o âmbito teórico, tornando difícil o processo ensino-aprendizagem e gerando, na maioria das vezes, mais dúvidas do que entendimento. O objetivo do trabalho é propor sequências didáticas que facilitem o uso da experimentação remota por todos os professores de Biologia. Vários autores propõem que as atividades práticas são um meio de alcançar o aluno e de despertar a curiosidade acerca dos fenômenos que os cercam, porém, nem sempre as unidades escolares têm estrutura laboratorial para atender as demandas previstas em currículo. Dessa forma, uma alternativa possível, mas ainda pouco utilizada, é a experimentação remota, objeto de estudo deste trabalho. A metodologia consistiu em propor observações de lâminas, através do LTE, previamente separadas com posterior aplicação de questionário para determinar o que os estudantes compreenderam. Por meio da metodologia de intervenção-pedagógica, buscou-se inserir atividades investigativas com o auxílio da tecnologia e verificar a eficácia desse processo na melhoria do processo ensino-aprendizagemAbstract: The current scenario of education is becoming increasingly uninteresting to students, as the concepts merely permeate the theoretical scope, making the teaching-learning process difficult and, in most cases, generating more doubts than understanding. The aim of this paper is to propose didactic sequences that facilitate the use of remote experimentation by all Biology teachers. Several authors propose that practical activities are a way to reach the student and arouse curiosity about the phenomena that surround them, however, the school units do not always have laboratory structure to meet the demands provided for in curriculum. Thus, a possible alternative, but still little used, is remote experimentation, object of study of this work. The methodology consisted of proposing slide observations, through LTE, previously separated with subsequent application of a questionnaire to determine what the students understood. Through the methodology of pedagogical intervention, we sought to insert investigative activities with the aid of technology and verify the effectiveness of this process in improving the teaching-learning processMestradoEnsino de BiologiaMestra em Ensino de BiologiaCAPES[s.n.]Galembeck, Eduardo, 1968-Allegretti, Silmara MarquesSilva, ThanuciUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLeizer-Gatti, Ana Carolina, 1985-20192019-10-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (108 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638365LEIZER-GATTI, Ana Carolina. Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas. 2019. 1 recurso online (108 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638365. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127046Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-02T22:31:52Zoai::1127046Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-04-02T22:31:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas
Development of experimental activities for remote lab use in teaching biology in public schools
title Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas
spellingShingle Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas
Leizer-Gatti, Ana Carolina, 1985-
Biologia - Estudo e ensino
Experimentação remota
Tecnologia educacional
Biology - Study and teaching
Remote experimentation
Educational technology
title_short Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas
title_full Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas
title_fullStr Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas
title_full_unstemmed Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas
title_sort Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas
author Leizer-Gatti, Ana Carolina, 1985-
author_facet Leizer-Gatti, Ana Carolina, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galembeck, Eduardo, 1968-
Allegretti, Silmara Marques
Silva, Thanuci
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Leizer-Gatti, Ana Carolina, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia - Estudo e ensino
Experimentação remota
Tecnologia educacional
Biology - Study and teaching
Remote experimentation
Educational technology
topic Biologia - Estudo e ensino
Experimentação remota
Tecnologia educacional
Biology - Study and teaching
Remote experimentation
Educational technology
description Orientador: Eduardo Galembeck
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-10-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638365
LEIZER-GATTI, Ana Carolina. Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas. 2019. 1 recurso online (108 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638365. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638365
identifier_str_mv LEIZER-GATTI, Ana Carolina. Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas. 2019. 1 recurso online (108 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638365. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127046
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (108 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189157489082368