Estudo do problema de roteamento com bicicletas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11023 |
Resumo: | Orientador: Takaaki Ohishi |
id |
UNICAMP-30_0fb65c34b5975d3a005020d47d82b9f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1342720 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo do problema de roteamento com bicicletasStudy of the routing problem with bicyclesBicicletasProblema de roteamento de veículosMeta-heurísticaBicyclesVehicle routing problemMeta-heuristicOrientador: Takaaki OhishiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoResumo: A utilização de bicicletas para serviços de entrega para clientes vem ganhando popularidade devido a um custo menor e pode alcançar tempos de entrega mais rápidos e mais confiáveis, especialmente em grandes cidades. Nesse trabalho consideramos como modificar o problema de roteamento de veículos em três de suas variantes clássicas (restrição de capacidade, janelas de tempo e frota mista) para incorporar um cenário de bicicletas que penalize os trajetos onde uma subida poderia exigir um esforço maior por parte do ciclista. São analisados os modelos matemáticos para essas formulações bem como três meta-heurísticas clássicas (busca tabu, algoritmo genético e colônia de formigas). Por fim, um algoritmo genético é aprimorado para gerar soluções para o problema completo, compreendendo uma frota mista de bicicletas e motocicletas, janelas de tempo, restrições de capacidade e penalidades de subidas íngremesAbstract: Using bicycles for delivery services to customers is gaining popularity due to lower cost and can also achieve faster and more reliable delivery times, mainly inside city centers. In this work we consider how the vehicle routing problem can be modified in three classical variations (capacitated problem, time windows and mixed fleet) in order to incorporate a scenario with bicycles and penalties for paths with steep climbs, which may be harder for a biker. We analyze the mathematical models for these formulations as well as three classical meta-heuristics (tabu search, genetic algorithm and ant colony). Finally, a genetic algorithm is improved to generate a solution for the complete problem including a mixed fleet with bicycles and motorcycles, time windows, capacity restrictions and also a penalty scheme for steep climbsMestradoAutomaçãoMestre em Engenharia Elétrica[s.n.]Ohishi, Takaaki, 1955-Silva, Thayze D'Martin Costa daRocco, Cleber DamiãoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Marcos Antonio de, 1971-20232023-05-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (134 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/11023SOUZA, Marcos Antonio de. Estudo do problema de roteamento com bicicletas. 2023. 1 recurso online (134 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11023. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342720porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-17T16:25:43Zoai::1342720Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-07-17T16:25:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo do problema de roteamento com bicicletas Study of the routing problem with bicycles |
title |
Estudo do problema de roteamento com bicicletas |
spellingShingle |
Estudo do problema de roteamento com bicicletas Souza, Marcos Antonio de, 1971- Bicicletas Problema de roteamento de veículos Meta-heurística Bicycles Vehicle routing problem Meta-heuristic |
title_short |
Estudo do problema de roteamento com bicicletas |
title_full |
Estudo do problema de roteamento com bicicletas |
title_fullStr |
Estudo do problema de roteamento com bicicletas |
title_full_unstemmed |
Estudo do problema de roteamento com bicicletas |
title_sort |
Estudo do problema de roteamento com bicicletas |
author |
Souza, Marcos Antonio de, 1971- |
author_facet |
Souza, Marcos Antonio de, 1971- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ohishi, Takaaki, 1955- Silva, Thayze D'Martin Costa da Rocco, Cleber Damião Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Marcos Antonio de, 1971- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bicicletas Problema de roteamento de veículos Meta-heurística Bicycles Vehicle routing problem Meta-heuristic |
topic |
Bicicletas Problema de roteamento de veículos Meta-heurística Bicycles Vehicle routing problem Meta-heuristic |
description |
Orientador: Takaaki Ohishi |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-05-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11023 SOUZA, Marcos Antonio de. Estudo do problema de roteamento com bicicletas. 2023. 1 recurso online (134 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11023. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11023 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Marcos Antonio de. Estudo do problema de roteamento com bicicletas. 2023. 1 recurso online (134 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11023. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342720 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (134 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189191231209472 |