A teoria na pratica e a pratica na teoria : uma experiencia historico-critica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scalcon, Suze Gomes
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594710
Resumo: Orientador: Dermeval Saviani
id UNICAMP-30_10446f64c7b8c10a8a0f001602cf3d93
oai_identifier_str oai::290446
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A teoria na pratica e a pratica na teoria : uma experiencia historico-criticaPedagogia críticaInstrução e estudoPrática de ensinoExperiênciaOrientador: Dermeval SavianiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Objetivando aduzir elementos para a reflexão em tomo da Pedagogia Histórico-Crítica na direção da dinamização do movimento teoria-prática-teoria e, mais propriamente, no que tange à verificação das possibilidades de estabelecimento da unidade da teoria e da prática num processo de alfabetização, foi realizada uma experiência docente durante um ano letivo em uma turma do 1º ano do I ciclo junto a uma escola da Rede Municipal de Ensino do município de Porto Alegre. Tomando enquanto problemática o como estabelecer a referida unidade na perspectiva da teoria pedagógica em questão e, como hipótese, que esta unidade pode ser efetuada a partir de uma prática pedagógica mediada por uma didática escolar critica, a primeira parte deste trabalho aborda a Pedagogia Histórico-Crítica a partir da história de sua formulação no bojo dos acontecimentos sociais e políticos brasileiros, chegando à sua explicitação através do destaque dos elementos teóricos centrais que a corporificam e do levantamento de seus pressupostos teórico-metodológicos. Na segunda parte é realizado o relato da experiência dispondo os seus principais aspectos na forma de dados a serem analisados e criticados. A terceira parte constitui um momento de retomo à teoria, completando o movimento teoria-prática-teoria que define o conjunto do trabalho. Finalmente, nas conclusões, é apresentada uma síntese dos principais resultados, explicitadas as dificuldades encontradas, levantados novos questionamentos e retomada a problemática do trabalho com o anúncio de um novo projetoAbstract: This investigation aims get some elements for a reflection about critical-historical-pedagogy and its role in a dynamic form of theory-practice-theory movement when the question of theory-practice unity concerns to alphabetization processes unity. The basis for that reflection was a teaching experience in a public school of Porto Alegre City. The basic question is a practical one: how to effectuate the theoretical-practical-unity by teaching in a methodologica1 perspective of historical and critical pedagogy. We have started with a following hypothesis: the unity in question could be done by a pedagogical action modulated by a critical theory. In t.1.e first part of this work I present a historical analyze o the critical-historical-pedagogy showing how its apparition is a phenomena that has his reason of being in a recent economical situation of Brazil. Then we present his basics methodological theoretical elements. 1n the second part of the work 1 relate the empirical element. Then, in the next part, I return to the theory so that the unity of theory-action can be done. In the conclusion, 1 relate synthetically the main findings, explain the difficulties that investigation, present new questions; then I return to the central problematic of the work and propose a new project TheoreticalDoutoradoHistória, Filosofia e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Saviani, Dermeval, 1944-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASScalcon, Suze Gomes20032003-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf202 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594710SCALCON, Suze Gomes. A teoria na pratica e a pratica na teoria: uma experiencia historico-critica. 2003. 202 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594710. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/290446porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-24T14:32:56Zoai::290446Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-04-24T14:32:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A teoria na pratica e a pratica na teoria : uma experiencia historico-critica
title A teoria na pratica e a pratica na teoria : uma experiencia historico-critica
spellingShingle A teoria na pratica e a pratica na teoria : uma experiencia historico-critica
Scalcon, Suze Gomes
Pedagogia crítica
Instrução e estudo
Prática de ensino
Experiência
title_short A teoria na pratica e a pratica na teoria : uma experiencia historico-critica
title_full A teoria na pratica e a pratica na teoria : uma experiencia historico-critica
title_fullStr A teoria na pratica e a pratica na teoria : uma experiencia historico-critica
title_full_unstemmed A teoria na pratica e a pratica na teoria : uma experiencia historico-critica
title_sort A teoria na pratica e a pratica na teoria : uma experiencia historico-critica
author Scalcon, Suze Gomes
author_facet Scalcon, Suze Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saviani, Dermeval, 1944-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Scalcon, Suze Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia crítica
Instrução e estudo
Prática de ensino
Experiência
topic Pedagogia crítica
Instrução e estudo
Prática de ensino
Experiência
description Orientador: Dermeval Saviani
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-06-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594710
SCALCON, Suze Gomes. A teoria na pratica e a pratica na teoria: uma experiencia historico-critica. 2003. 202 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594710. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594710
identifier_str_mv SCALCON, Suze Gomes. A teoria na pratica e a pratica na teoria: uma experiencia historico-critica. 2003. 202 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594710. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/290446
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
202 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188892137488384