Planejamento, energia e meio ambiente no transporte urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berni, Mauro Donizeti, 1958-
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591482
Resumo: Orientador: Sergio Valdir Bajay
id UNICAMP-30_1180fd56f1dcb32d9df48222aebd86a9
oai_identifier_str oai::225624
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Planejamento, energia e meio ambiente no transporte urbanoEnergy planning and environment in urban transportTransporte urbanoPlanejamento urbanoEnergia - PlanejamentoMeio ambienteOrientador: Sergio Valdir BajayTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecanicaResumo: Este trabalho trata do planejamento no transporte urbano enfatizando as questões energética e ambiental no país e em algumas das mais importantes cidades brasileiras. O setor de transportes possue um elevado potencial de conservação de energia, tendo sido realizados até agora poucos avanços nesta área, principalmente no Brasil. As possibilidades, estratégica e/ou economicamente vantajosas, de substituição de energéticos também são inúmeras. O transporte urbano, dada sua forte inserção na complexa problemática do planejamento urbano, representa o maior desafio, no setor, na busca de sua otimização energética. A crescente preocupação, no Brasil e no mundo, com um melhor controle ambiental encontra, também, no transporte urbano um problema de difícil solução, devido aos pesados investimentos necessários para: viabilizar formas eficientes e pouco poluidoras de transporte coletivo; ampliar de forma satisfatória as redes viárias urbanas; e instalar equipamentos anti-poluição performantes e/ou utilizar combustíveis "limpos"; e devido às fortes resistências para se: promover mudanças significativas na ocupação do espaço urbano, freqüentemente bastante irracional nas médias e grandes cidades; e alterar hábitos perdulários no transporte individual de passageiros. O objetivo desta tese foi da realização de um estudo prospectivo para os próximos quinze anos, utilizando como base cenários de desenvolvimento sobre a possível evolução do planejamento energético e ambiental do transporte urbano no país, no contexto da evolução prevista nos principais países desenvolvidos e em desenvolvimento. Além do passado recente, são marcos de referência no estudo: 2000 e 2010. Como determinantes principais da evolução do planejamento energético e ambiental do transporte urbano tem-se: o tipo de desenvolvimento dos espaços urbanos; as facilidades de financiamento para o transporte coletivo e para a construção e ampliação de vias urbanas; a legislação sobre a poluição causada por veículos; a disponibilidade e preço dos combustíveis factíveis de utilização no transporte urbano e; o desenvolvimento tecnológico dos veículos correspondentes. As projeções da demanda energética e das emissões são feitas com o auxílio de modelos tipos econométrico/uso final. Estes modelos são utilizados nos estudos-de-casos sobre o transporte urbano em seis das maiores cidades brasileiras: Salvador, Curitiba, Brasília, Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. A evolução técnica de automóveis, ônibus e trens urbanos e analisada em termos de competitividade, segurança, consumo específico e emissões de poluentes. Finalmente, recomendações diversas, quantificadas quando possível e levando em conta especificidades regionais, são feitas com vistas à concretização das trajetórias mais interessantes do ponto de vista de otimização do consumo energético e melhoria do controle ambiental. Estas recomendações são dirigidas, para efeitos de implementação, aos órgãos governamentais, fabricantes de veículos e componentes e empresas de transporte pertinentesAbstract: The present thesis deals with urban transportation planning and, more specifically, with the main factors involved in the evolution of urban transportation energy usage and in environmental planning in Brazil, as a whole, and in some of the more important Brazilian cities. There is a great potential for energy conservation in the transportation sector, but little progress has been made thus far, in this sector, particularly in Brazil. There are innumerable strategic and/or economically interesting possibilities for fuel substitution. Because of its strong presence in the complex issues of urban planning, urban transportation represents a major challenge in the sector, as far as the optirnization of energy consumption is concerned. The increasing concern, in Brazil and in the rest of the world, for the reduction of the negative impact of human activities on the environment comes up against the difficult challenge of solving the problem of urban transportation, because of the large investments that are necessary to: make feasible effective and low-pollution forms of collective transportation; increase, in a satisfactory manner, the urban transportation network; and install efficient anti-pollution equipment and/or to use "clean" fuels. Other factors present are the strong resistance to making significant changes in the often irrational manner in which urban areas in medium and large cities are occupied, and in the wasteful habits dorninant today in the individual transportation of passengers, in order to get good returns from these investments. The objective of this thesis was to carry out a prospective study, for a planning period of fifteen years, based on alternative development scenarios concerning the possible evolution of urban transportation in Brazil, and in particular with regard to the implications on energy consumption and their environmental impact, within the framework of the projected development trends in the main developed and developing countries. Three time frames were used as reference period rnilestones for the purpose ofthe forecasting exercises: the recent past to the present, the medium term future up to the year 2000, and the long term future up to the year 2010. The main determining factors of the evolution of urban transportation energy usage and environmental planning are: the type of development of the urban areas; the facilities for the financing of collective transportation and of the expansion of the urban transportation network and the legislation concerning vehicular pollution; the availabilityand cost ofthe fuels that can be used for urban transportation; and the technological development ofthe urban transportation vehic1es. The forecasts of the energy demands and of the emissions in urban transportation were made with the help of mixed type econometric and end use models. These models were used in case studies of urban transportation, with emphasis on energy demand and environmental impact, in the following six large Brazilian cities: Salvador, Curitiba, Brasília, Campinas, São Paulo and Rio de Janeiro. The technological evolution of automobiles, buses and urban trains is carefully assessed in this thesis for the aspects of competitiveness, safety, specific fuel consumption and pollutant emlsslon. Finally, several recommendations are made in this thesis, quantified whenever possible, and taking into account regional characteristics, directed towards the materialization of the most interesting alternatives, in terms of the optimization of energy consumption and the improvement of environmental controI. These recommendations are addressed to the proper governmental bodies, vehicle and vehicle component manufacturers, and pertinent transportation companies, for their implementationDoutoradoPlanejamento de Sistemas EnergéticosDoutor em Planejamento de Sistemas Energéticos[s.n.]Bajay, Sérgio Valdir, 1950-Moreira, Jose RobertoGallo, Valdir RibeiroWalter, Arnaldo César da SilvaSchaeffer, RobertoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Planejamento de Sistemas EnergéticosUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBerni, Mauro Donizeti, 1958-19981998-02-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf310p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591482BERNI, Mauro Donizeti. Planejamento, energia e meio ambiente no transporte urbano. 1998. 310p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591482. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/225624porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-14T10:26:57Zoai::225624Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-04-14T10:26:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento, energia e meio ambiente no transporte urbano
Energy planning and environment in urban transport
title Planejamento, energia e meio ambiente no transporte urbano
spellingShingle Planejamento, energia e meio ambiente no transporte urbano
Berni, Mauro Donizeti, 1958-
Transporte urbano
Planejamento urbano
Energia - Planejamento
Meio ambiente
title_short Planejamento, energia e meio ambiente no transporte urbano
title_full Planejamento, energia e meio ambiente no transporte urbano
title_fullStr Planejamento, energia e meio ambiente no transporte urbano
title_full_unstemmed Planejamento, energia e meio ambiente no transporte urbano
title_sort Planejamento, energia e meio ambiente no transporte urbano
author Berni, Mauro Donizeti, 1958-
author_facet Berni, Mauro Donizeti, 1958-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bajay, Sérgio Valdir, 1950-
Moreira, Jose Roberto
Gallo, Valdir Ribeiro
Walter, Arnaldo César da Silva
Schaeffer, Roberto
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica
Programa de Pós-Graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Berni, Mauro Donizeti, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte urbano
Planejamento urbano
Energia - Planejamento
Meio ambiente
topic Transporte urbano
Planejamento urbano
Energia - Planejamento
Meio ambiente
description Orientador: Sergio Valdir Bajay
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-02-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591482
BERNI, Mauro Donizeti. Planejamento, energia e meio ambiente no transporte urbano. 1998. 310p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591482. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591482
identifier_str_mv BERNI, Mauro Donizeti. Planejamento, energia e meio ambiente no transporte urbano. 1998. 310p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591482. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/225624
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
310p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188862433427456