Identidade e interação na sala de aula : pre/conceito e auto/conceito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580759 |
Resumo: | Orientador : Ana Luiza Bustamante Smolka |
id |
UNICAMP-30_1186eb4c50530134e0f0c333a564588a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::65305 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidade e interação na sala de aula : pre/conceito e auto/conceitoIdentidade (Psicologia)Interação socialPsicologia educacionalOrientador : Ana Luiza Bustamante SmolkaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tem como preocupação central o estudo dos processos envolvidos na elaboração da identidade do aluno. Questionando-se a respeito da forma como esta elaboração tem sido abordada por teorias que trabalham com a noção de autoconceito, busca no referencial teórico e metodológico da Perspectiva Sócio-Histórica em Psicologia um caminho para proceder a esta investigação. Ao basear-se em tais princípios teóricos e metodológicos. Coloca em destaque o processo social e histórico de elaboração da identidade. Mediada/constituída pelo outro, mediada/constituída pela palavra. Detendo-se particularmente no modo como o aluno se vê e se avalia. Este estudo focaliza as enunciações de crianças com traços físicos de negritude - e discriminadas por outras crianças e as Enunciações dos colegas dirigidas a estas crianças em situações de interação na sala de aula. No jogo do entrecruzamento entre as diversas falas destacadas na sala e outras falas que dizem sobre o"negro"/"preto" e sobre a"auto desvalorização" da "pessoa" , encontram-se elementos para tecer o fio dos sentidos que atravessam as enunciações de algumas destas crianças com traços físicos de negritude, ao falarem sobre si mesmas. bem como para a explicitação de aspectos sociais e históricos envolvidos na elaboração da identidade do alunoMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Ivone Martins de1993info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf154f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580759OLIVEIRA, Ivone Martins de. Identidade e interação na sala de aula: pre/conceito e auto/conceito. 1993. 154f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580759. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/65305porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T01:55:15Zoai::65305Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T01:55:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade e interação na sala de aula : pre/conceito e auto/conceito |
title |
Identidade e interação na sala de aula : pre/conceito e auto/conceito |
spellingShingle |
Identidade e interação na sala de aula : pre/conceito e auto/conceito Oliveira, Ivone Martins de Identidade (Psicologia) Interação social Psicologia educacional |
title_short |
Identidade e interação na sala de aula : pre/conceito e auto/conceito |
title_full |
Identidade e interação na sala de aula : pre/conceito e auto/conceito |
title_fullStr |
Identidade e interação na sala de aula : pre/conceito e auto/conceito |
title_full_unstemmed |
Identidade e interação na sala de aula : pre/conceito e auto/conceito |
title_sort |
Identidade e interação na sala de aula : pre/conceito e auto/conceito |
author |
Oliveira, Ivone Martins de |
author_facet |
Oliveira, Ivone Martins de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ivone Martins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade (Psicologia) Interação social Psicologia educacional |
topic |
Identidade (Psicologia) Interação social Psicologia educacional |
description |
Orientador : Ana Luiza Bustamante Smolka |
publishDate |
1993 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1993 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580759 OLIVEIRA, Ivone Martins de. Identidade e interação na sala de aula: pre/conceito e auto/conceito. 1993. 154f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580759. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) OLIVEIRA, Ivone Martins de. Identidade e interação na sala de aula: pre/conceito e auto/conceito. 1993. 154f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580759. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/65305 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 154f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188759248306176 |