Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000100004 |
Resumo: | Esse artigo resulta de uma pesquisa em que se buscou compreender como o conceito de identidade tem sido apropriado nas pesquisas sobre formação de professores e sua contribuição para a compreensão do processo de constituição da identidade docente. Foram analisadas cinco dissertações de mestrado e cinco teses de doutorado que apresentavam, no título e no resumo, a proposta de estudar identidade de professores. O método utilizado foi o estudo bibliográfico, tomando-se, como referentes teóricos, os autores que desenvolvem estudos sobre identidade. Como resultado, constatou-se que algumas pesquisas realizadas no âmbito do mestrado e doutorado têm recorrido a conceitos de vários autores da Sociologia e de um autor da Psicologia, os quais oferecem subsídios para a compreensão do fenômeno da constituição identitária do professor. |
id |
ABRAPEE-1_564747a22064576c5341dd47e68f6aef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572011000100004 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professoresIdentidadeformação de professorespsicologia educacionalEsse artigo resulta de uma pesquisa em que se buscou compreender como o conceito de identidade tem sido apropriado nas pesquisas sobre formação de professores e sua contribuição para a compreensão do processo de constituição da identidade docente. Foram analisadas cinco dissertações de mestrado e cinco teses de doutorado que apresentavam, no título e no resumo, a proposta de estudar identidade de professores. O método utilizado foi o estudo bibliográfico, tomando-se, como referentes teóricos, os autores que desenvolvem estudos sobre identidade. Como resultado, constatou-se que algumas pesquisas realizadas no âmbito do mestrado e doutorado têm recorrido a conceitos de vários autores da Sociologia e de um autor da Psicologia, os quais oferecem subsídios para a compreensão do fenômeno da constituição identitária do professor.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000100004Psicologia Escolar e Educacional v.15 n.1 2011reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572011000100004info:eu-repo/semantics/openAccessFaria,Ederson deSouza,Vera Lúcia Trevisan depor2011-07-27T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572011000100004Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-07-27T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores |
title |
Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores |
spellingShingle |
Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores Faria,Ederson de Identidade formação de professores psicologia educacional |
title_short |
Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores |
title_full |
Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores |
title_fullStr |
Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores |
title_full_unstemmed |
Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores |
title_sort |
Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores |
author |
Faria,Ederson de |
author_facet |
Faria,Ederson de Souza,Vera Lúcia Trevisan de |
author_role |
author |
author2 |
Souza,Vera Lúcia Trevisan de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria,Ederson de Souza,Vera Lúcia Trevisan de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade formação de professores psicologia educacional |
topic |
Identidade formação de professores psicologia educacional |
description |
Esse artigo resulta de uma pesquisa em que se buscou compreender como o conceito de identidade tem sido apropriado nas pesquisas sobre formação de professores e sua contribuição para a compreensão do processo de constituição da identidade docente. Foram analisadas cinco dissertações de mestrado e cinco teses de doutorado que apresentavam, no título e no resumo, a proposta de estudar identidade de professores. O método utilizado foi o estudo bibliográfico, tomando-se, como referentes teóricos, os autores que desenvolvem estudos sobre identidade. Como resultado, constatou-se que algumas pesquisas realizadas no âmbito do mestrado e doutorado têm recorrido a conceitos de vários autores da Sociologia e de um autor da Psicologia, os quais oferecem subsídios para a compreensão do fenômeno da constituição identitária do professor. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000100004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572011000100004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.15 n.1 2011 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212605343301632 |