Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria,Ederson de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Souza,Vera Lúcia Trevisan de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000100004
Resumo: Esse artigo resulta de uma pesquisa em que se buscou compreender como o conceito de identidade tem sido apropriado nas pesquisas sobre formação de professores e sua contribuição para a compreensão do processo de constituição da identidade docente. Foram analisadas cinco dissertações de mestrado e cinco teses de doutorado que apresentavam, no título e no resumo, a proposta de estudar identidade de professores. O método utilizado foi o estudo bibliográfico, tomando-se, como referentes teóricos, os autores que desenvolvem estudos sobre identidade. Como resultado, constatou-se que algumas pesquisas realizadas no âmbito do mestrado e doutorado têm recorrido a conceitos de vários autores da Sociologia e de um autor da Psicologia, os quais oferecem subsídios para a compreensão do fenômeno da constituição identitária do professor.
id ABRAPEE-1_564747a22064576c5341dd47e68f6aef
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572011000100004
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professoresIdentidadeformação de professorespsicologia educacionalEsse artigo resulta de uma pesquisa em que se buscou compreender como o conceito de identidade tem sido apropriado nas pesquisas sobre formação de professores e sua contribuição para a compreensão do processo de constituição da identidade docente. Foram analisadas cinco dissertações de mestrado e cinco teses de doutorado que apresentavam, no título e no resumo, a proposta de estudar identidade de professores. O método utilizado foi o estudo bibliográfico, tomando-se, como referentes teóricos, os autores que desenvolvem estudos sobre identidade. Como resultado, constatou-se que algumas pesquisas realizadas no âmbito do mestrado e doutorado têm recorrido a conceitos de vários autores da Sociologia e de um autor da Psicologia, os quais oferecem subsídios para a compreensão do fenômeno da constituição identitária do professor.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000100004Psicologia Escolar e Educacional v.15 n.1 2011reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572011000100004info:eu-repo/semantics/openAccessFaria,Ederson deSouza,Vera Lúcia Trevisan depor2011-07-27T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572011000100004Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-07-27T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores
title Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores
spellingShingle Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores
Faria,Ederson de
Identidade
formação de professores
psicologia educacional
title_short Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores
title_full Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores
title_fullStr Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores
title_full_unstemmed Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores
title_sort Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores
author Faria,Ederson de
author_facet Faria,Ederson de
Souza,Vera Lúcia Trevisan de
author_role author
author2 Souza,Vera Lúcia Trevisan de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria,Ederson de
Souza,Vera Lúcia Trevisan de
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
formação de professores
psicologia educacional
topic Identidade
formação de professores
psicologia educacional
description Esse artigo resulta de uma pesquisa em que se buscou compreender como o conceito de identidade tem sido apropriado nas pesquisas sobre formação de professores e sua contribuição para a compreensão do processo de constituição da identidade docente. Foram analisadas cinco dissertações de mestrado e cinco teses de doutorado que apresentavam, no título e no resumo, a proposta de estudar identidade de professores. O método utilizado foi o estudo bibliográfico, tomando-se, como referentes teóricos, os autores que desenvolvem estudos sobre identidade. Como resultado, constatou-se que algumas pesquisas realizadas no âmbito do mestrado e doutorado têm recorrido a conceitos de vários autores da Sociologia e de um autor da Psicologia, os quais oferecem subsídios para a compreensão do fenômeno da constituição identitária do professor.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572011000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.15 n.1 2011
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605343301632