Tarefas problematizadoras e a construção do processo de aprendizagem de uma lingua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agra, Maria Caridad Ginarte
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589586
Resumo: Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
id UNICAMP-30_11d237d5f821d0bf5869c2da9f529b3c
oai_identifier_str oai::205226
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Tarefas problematizadoras e a construção do processo de aprendizagem de uma lingua estrangeiraLíngua inglesa - Estudo e ensinoAprendizagemAtividades criativas na sala de aula - Manuais, guias, etc.Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A presente pesquisa interpreta a interação que se obtém entre professor e alunos quando tarefas, e entre elas tarefas problematizadoras, são desenvolvidas em sala de aula dentro de um ensino de línguas com base em conteúdos, no nosso caso história dos Estados Unidos. 'A análise dos dados demonstrou como professor e ãIunos, mediados por um material didático flexível e questionador, construíram uma base de conhecimento comum, dentro de um quadro interativo e dialógico a partir do uso constante da língua inglesa para implementar tarefas problematizadoras. o processo garante quantidade de insumo compreensível, mas a qualidade da linguagem nos ambientes gerados pelas tarefas não é ainda do melhor padrão. Isso é compensado nos dados pela produção auto-iniciada que engendra sinais de maior autonomia discursiva nos aprendentes. A estrutura típica das tarefas problematizadoras depende de uma motivação que o fio temático propicia e depois sustenta num trabalho em pequenos grupos que desemboca numa exposição e debate em plenária dos gruposAbstract: This piece of research focuses on the interaction that is obtained between a teacher and his students when tasks within them, "problematizing tasks" are implemented in foreign language teaching. The data collected showed how the teacher and students, mediated by a didactic material centered on the history of the United States, built a common dialogue that led to an interactive frame of active thinking in the target language. The "problematizing tasks" were just the result obtained from that environrnent. The process produced quantity of comprehensible input but the quality obtained in the environrnent generated by the tasks were not yet of the expected standard (optimal input). This was compensated by the frequent self-initiated output, which showed signs of a greater discursive autonomy on the students' side. The typical structure of the problematizing task was seen to depend at first on a motivation generated by the topic and then on plenty of small group work and finally ending on a plenary session presentationMestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-Alvarenga, Magali BarçanteAcunha, Maria Jandyra CavalcantiScaramucci, Matilde Virginia RicardiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAgra, Maria Caridad Ginarte20012001-03-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf186p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589586AGRA, Maria Caridad Ginarte. Tarefas problematizadoras e a construção do processo de aprendizagem de uma lingua estrangeira. 2001. 186p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589586. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/205226porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:17:49Zoai::205226Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:17:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tarefas problematizadoras e a construção do processo de aprendizagem de uma lingua estrangeira
title Tarefas problematizadoras e a construção do processo de aprendizagem de uma lingua estrangeira
spellingShingle Tarefas problematizadoras e a construção do processo de aprendizagem de uma lingua estrangeira
Agra, Maria Caridad Ginarte
Língua inglesa - Estudo e ensino
Aprendizagem
Atividades criativas na sala de aula - Manuais, guias, etc.
title_short Tarefas problematizadoras e a construção do processo de aprendizagem de uma lingua estrangeira
title_full Tarefas problematizadoras e a construção do processo de aprendizagem de uma lingua estrangeira
title_fullStr Tarefas problematizadoras e a construção do processo de aprendizagem de uma lingua estrangeira
title_full_unstemmed Tarefas problematizadoras e a construção do processo de aprendizagem de uma lingua estrangeira
title_sort Tarefas problematizadoras e a construção do processo de aprendizagem de uma lingua estrangeira
author Agra, Maria Caridad Ginarte
author_facet Agra, Maria Caridad Ginarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Alvarenga, Magali Barçante
Acunha, Maria Jandyra Cavalcanti
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Agra, Maria Caridad Ginarte
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Estudo e ensino
Aprendizagem
Atividades criativas na sala de aula - Manuais, guias, etc.
topic Língua inglesa - Estudo e ensino
Aprendizagem
Atividades criativas na sala de aula - Manuais, guias, etc.
description Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-03-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589586
AGRA, Maria Caridad Ginarte. Tarefas problematizadoras e a construção do processo de aprendizagem de uma lingua estrangeira. 2001. 186p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589586. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
AGRA, Maria Caridad Ginarte. Tarefas problematizadoras e a construção do processo de aprendizagem de uma lingua estrangeira. 2001. 186p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589586. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/205226
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
186p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188844059230208