Educação sexual na formação docente em ciências biológicas : um estudo de caso = Sexual education in teacher education in biological sciences : a case study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peinado, Giovanna Lopes Rey, 1992-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640226
Resumo: Orientadores: Gildo Girotto Júnior, Ana de Medeiros Arnt
id UNICAMP-30_11f59f719d4024702426062989335424
oai_identifier_str oai::1157955
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Educação sexual na formação docente em ciências biológicas : um estudo de caso = Sexual education in teacher education in biological sciences : a case studySexual education in teacher education in biological sciences : a case studyEducação sexualProfessores - FormaçãoSex instructionTeachers - Training ofOrientadores: Gildo Girotto Júnior, Ana de Medeiros ArntDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin", Instituto de Geociências, Instituto de QuímicaResumo: A formação de professores passou e vem passando por uma série de mudanças ao longo das últimas décadas, constituindo-se em uma problemática sempre atual devido às estruturas curriculares, à falta de integração entre conhecimentos teóricos e práticos, aos desafios encontrados no âmbito escolar, à desvalorização profissional, às recentes mudanças estruturais na Educação Básica, entre várias outras questões, que têm sido trabalhadas em busca de melhorias. Assim, buscamos levar em consideração as dificuldades, mas também os avanços que permeiam a formação docente, o contexto escolar, e principalmente o contexto político, o qual teve grande influência para o presente trabalho, que diz respeito à Educação Sexual. A pesquisa, realizada entre os anos de 2018 e 2020, consiste em um estudo de caso, em que buscou-se investigar a formação de professores com diferentes momentos de formação em uma mesma Universidade; ouvir os professores falarem sobre suas práticas em sala de aula, seus conhecimentos centrais acerca da Educação Sexual; identificar as abordagens presentes em suas falas e, por fim, estabelecer relações entre sua formação e seu trabalho em sala de aula, além de investigar possíveis reestruturações no currículo da formação inicial que possam ter contribuído para que os profissionais recém-formados ou licenciandos em final de curso tenham mais segurança e conhecimentos mais amplos para que a Educação Sexual seja trabalhada sob uma perspectiva emancipatória e não exclusivamente biológica. Para isso, buscou-se analisar a formação, os conhecimentos e as práticas de professores de Ciências e Biologia por meio de entrevistas e do preenchimento de ferramenta específica para representação de conteúdo (CoRe), as quais foram analisadas através da Análise Textual Discursiva (ATD), tendo como referencial teórico o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) e utilizando o Modelo Consensual Refinado para estabelecer relações entre a formação inicial e a prática em sala de aula. Os dados obtidos reforçaram conclusões de trabalhos anteriores acerca da formação inicial insuficiente para o trabalho com a Educação Sexual em sala de aula, além de destacar a importância das experiências de formação continuada e da educação não formal e informal para que o professor tenha concepções mais amplas da sexualidade e, consequentemente, isso possa se refletir em suas práticas. Por fim, foram verificadas mudanças na estrutura curricular do curso que estão favorecendo a formação inicial acerca da temática Educação Sexual, fornecendo bases mais amplas de conhecimento para um trabalho sob uma perspectiva emancipatória em sala de aula. No entanto, ainda há indícios de aspectos que necessitam ser pensados e aprimorados na formação inicial dos licenciados em Ciências BiológicasAbstract: Teacher education has undergone a series of changes over the past few decades, constituting an always current problem due to curricular structures, the lack of integration between theoretical and practical knowledge, the challenges encountered in the school environment, the professional devaluation, the recent structural changes in Basic Education, among several other issues, which have been worked on in search of improvements. Thus, we seek to take into account the difficulties, but also the advances that permeate teacher education, the school context, and especially the political context, which had a great influence on the present work, which concerns Sex Education. The research, carried out between the years 2018 and 2020, consists of a case study, in which we sought to investigate the education of teachers with different education moments at the same University; listening to teachers talk about their classroom practices, their central knowledge about sexuality education; identify the approaches present in their speeches and, finally, establish relationships between their education and their work in the classroom, in addition to investigating possible restructuring in the initial education curriculum that may have contributed to the recently graduated professionals or graduates at the end of course have more security and broader knowledge so that Sex Education is worked from an emancipatory perspective and not exclusively biological. To this end, we sought to analyze the education, knowledge and practices of Science and Biology teachers through interviews and the completion of a specific tool for content representation (CoRe), which were analyzed through Discursive Textual Analysis (DTA) ), having the Pedagogical Content Knowledge (PCK) as a theoretical framework and using the Refined Consensual Model to establish relationships between initial education and classroom practice. The data obtained reinforced the conclusions of previous studies about insufficient initial education for working with Sex Education in the classroom, in addition to highlighting the importance of continuing education experiences and non-formal and informal education for the teacher to have broader conceptions sexuality and, consequently, this can be reflected in their practices. Finally, changes were noted in the curriculum structure of the course that are favoring initial education on the theme of Sexual Education, providing broader knowledge bases for work from an emancipatory perspective in the classroom. However, there is still evidence of aspects that need to be considered and improved in the initial education of graduates in Biological SciencesMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestra em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES88882435446/2019-01[s.n.]Girotto Júnior, Gildo, 1985-Arnt, Ana de Medeiros, 1977-Figueiró, Mary Neide DamicoRossi, Adriana VitorinoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de QuímicaPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPeinado, Giovanna Lopes Rey, 1992-20202020-10-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 187 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640226PEINADO, Giovanna Lopes Rey. Educação sexual na formação docente em ciências biológicas: um estudo de caso = Sexual education in teacher education in biological sciences : a case study. 2020. 1 recurso online ( 187 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin", Instituto de Geociências, Instituto de Química, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640226. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157955Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-04T12:00:17Zoai::1157955Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-08-04T12:00:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação sexual na formação docente em ciências biológicas : um estudo de caso = Sexual education in teacher education in biological sciences : a case study
Sexual education in teacher education in biological sciences : a case study
title Educação sexual na formação docente em ciências biológicas : um estudo de caso = Sexual education in teacher education in biological sciences : a case study
spellingShingle Educação sexual na formação docente em ciências biológicas : um estudo de caso = Sexual education in teacher education in biological sciences : a case study
Peinado, Giovanna Lopes Rey, 1992-
Educação sexual
Professores - Formação
Sex instruction
Teachers - Training of
title_short Educação sexual na formação docente em ciências biológicas : um estudo de caso = Sexual education in teacher education in biological sciences : a case study
title_full Educação sexual na formação docente em ciências biológicas : um estudo de caso = Sexual education in teacher education in biological sciences : a case study
title_fullStr Educação sexual na formação docente em ciências biológicas : um estudo de caso = Sexual education in teacher education in biological sciences : a case study
title_full_unstemmed Educação sexual na formação docente em ciências biológicas : um estudo de caso = Sexual education in teacher education in biological sciences : a case study
title_sort Educação sexual na formação docente em ciências biológicas : um estudo de caso = Sexual education in teacher education in biological sciences : a case study
author Peinado, Giovanna Lopes Rey, 1992-
author_facet Peinado, Giovanna Lopes Rey, 1992-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Girotto Júnior, Gildo, 1985-
Arnt, Ana de Medeiros, 1977-
Figueiró, Mary Neide Damico
Rossi, Adriana Vitorino
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Peinado, Giovanna Lopes Rey, 1992-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação sexual
Professores - Formação
Sex instruction
Teachers - Training of
topic Educação sexual
Professores - Formação
Sex instruction
Teachers - Training of
description Orientadores: Gildo Girotto Júnior, Ana de Medeiros Arnt
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-10-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640226
PEINADO, Giovanna Lopes Rey. Educação sexual na formação docente em ciências biológicas: um estudo de caso = Sexual education in teacher education in biological sciences : a case study. 2020. 1 recurso online ( 187 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin", Instituto de Geociências, Instituto de Química, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640226. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640226
identifier_str_mv PEINADO, Giovanna Lopes Rey. Educação sexual na formação docente em ciências biológicas: um estudo de caso = Sexual education in teacher education in biological sciences : a case study. 2020. 1 recurso online ( 187 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin", Instituto de Geociências, Instituto de Química, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640226. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157955
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 187 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189168495984640