Aplicação de gamificação para o treinamento e estabilização de uma iniciativa de Manufatura Enxuta do tipo SMED em uma indústria farmacêutica, em um contexto de transição para Indústria 4.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Rafael Cintra Vasquez, 1990-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3358
Resumo: Orientador: Leonardo de Souza Mendes
id UNICAMP-30_131a80b64b0a7089ad16c736509ab5b0
oai_identifier_str oai::1238077
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Aplicação de gamificação para o treinamento e estabilização de uma iniciativa de Manufatura Enxuta do tipo SMED em uma indústria farmacêutica, em um contexto de transição para Indústria 4.0Application of gamification to train and stabilize a SMED Lean Manufacturing initiative in a pharmaceutical industry, in a transition to a 4.0 IndustryGamificaçãoProdução enxutaIndústria 4.0Indústria farmacêuticaGamificationLean Manufacturing4.0 IndustryPharmaceutical industryOrientador: Leonardo de Souza MendesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoResumo: A gamificação tem sido cada vez mais utilizada em diferentes áreas e com variadas finalidades, com crescimento mais acentuado na última década. Na área Industrial, sua aplicação é considerada promissora, mesmo que poucas Provas de Conceito tenham sido documentadas em comparação com outras áreas, como a educação para ciência da computação ou ecologia e sustentabilidade. Ainda, encontra-se na literatura que a maior parte dos insucessos na utilização de gamificação no mundo dos negócios seriam causadas por falhas no desenho das aplicações. Por outro lado, a Manufatura Enxuta e suas ferramentas têm origem e vasta aplicação documentada na Indústria, propondo-se a reduzir desperdícios através de iniciativas que aumentam a produtividade e flexibilidade. Uma das etapas mais críticas da implementação desse tipo de iniciativa é o treinamento e estabilização dos novos padrões que são gerados para os executores dos processos. Este trabalho apresenta uma aplicação em que a gamificação foi efetiva para o treinamento e estabilização de uma iniciativa de Manufatura Enxuta do tipo SMED (single minute exchange of die), em uma Indústria do segmento farmacêutico. É demonstrada a aplicação da ferramenta SMED e seus resultados de otimização de tempo são acompanhados em diferentes fases: utilizando métodos tradicionais de treinamento, utilizando a gamificação e após o final da gamificação. Ao final de todo o ciclo de monitoramento, o resultado foi uma redução de cerca de 45% do tempo de setup. Os novos padrões de setup continuaram a ser seguidos mesmo após o final da gamificação utilizada para estabilizá-los. Por esse fato representar um indicativo de bom engajamento e motivação intrínseca dos usuários, os elementos de jogos que compõem o desenho da gamificação objeto desse estudo foram apresentados e descritos considerando suas capacidades de motivar os usuáriosAbstract: Gamification has been increasingly used in different areas and with different purposes, with more accentuated growth in the last decade. In the Industrial area, its application is considered promising, even though few Proofs of Concept have been documented compared to other areas, such as education for computer science or ecology and sustainability. It was found in the literature that a major part of the failures in the use of gamification in the business world would be caused by poor design of the applications. On the other hand, Lean Manufacturing and its tools have origin and wide application in the Industry, proposing to reduce waste through initiatives that increase productivity and flexibility. One of the most critical steps in the implementation of this type of initiative is the training and stabilization of new standards that are generated for process executors. This work presents an application in which gamification was effective for the training and stabilization of a SMED (single minute exchange of die) Lean Manufacturing initiative, in an Industry of the pharmaceutical sector. The application of the SMED tool is demonstrated and its results of time optimization are presented considering different phases: using traditional training methods, using gamification and after the end of gamification. By the end of this whole process, the result was around 45% of time reduction in the changeovers. The new standards continued to be followed even after the end of the gamification that stabilized them. As this fact points to a good engagement and intrinsic motivation of the users, the game elements used in the design of the gamification of this study were presented and described considering their ability to motivate usersMestradoTelecomunicações e TelemáticaMestre em Engenharia Elétrica[s.n.]Mendes, Leonardo de Souza, 1961-Breda, Gean DavisGomede, EvertonUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDias, Rafael Cintra Vasquez, 1990-20212021-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (99 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/3358DIAS, Rafael Cintra Vasquez. Aplicação de gamificação para o treinamento e estabilização de uma iniciativa de Manufatura Enxuta do tipo SMED em uma indústria farmacêutica, em um contexto de transição para Indústria 4.0. 2021. 1 recurso online (99 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3358. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1238077Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-28T17:21:52Zoai::1238077Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-03-28T17:21:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de gamificação para o treinamento e estabilização de uma iniciativa de Manufatura Enxuta do tipo SMED em uma indústria farmacêutica, em um contexto de transição para Indústria 4.0
Application of gamification to train and stabilize a SMED Lean Manufacturing initiative in a pharmaceutical industry, in a transition to a 4.0 Industry
title Aplicação de gamificação para o treinamento e estabilização de uma iniciativa de Manufatura Enxuta do tipo SMED em uma indústria farmacêutica, em um contexto de transição para Indústria 4.0
spellingShingle Aplicação de gamificação para o treinamento e estabilização de uma iniciativa de Manufatura Enxuta do tipo SMED em uma indústria farmacêutica, em um contexto de transição para Indústria 4.0
Dias, Rafael Cintra Vasquez, 1990-
Gamificação
Produção enxuta
Indústria 4.0
Indústria farmacêutica
Gamification
Lean Manufacturing
4.0 Industry
Pharmaceutical industry
title_short Aplicação de gamificação para o treinamento e estabilização de uma iniciativa de Manufatura Enxuta do tipo SMED em uma indústria farmacêutica, em um contexto de transição para Indústria 4.0
title_full Aplicação de gamificação para o treinamento e estabilização de uma iniciativa de Manufatura Enxuta do tipo SMED em uma indústria farmacêutica, em um contexto de transição para Indústria 4.0
title_fullStr Aplicação de gamificação para o treinamento e estabilização de uma iniciativa de Manufatura Enxuta do tipo SMED em uma indústria farmacêutica, em um contexto de transição para Indústria 4.0
title_full_unstemmed Aplicação de gamificação para o treinamento e estabilização de uma iniciativa de Manufatura Enxuta do tipo SMED em uma indústria farmacêutica, em um contexto de transição para Indústria 4.0
title_sort Aplicação de gamificação para o treinamento e estabilização de uma iniciativa de Manufatura Enxuta do tipo SMED em uma indústria farmacêutica, em um contexto de transição para Indústria 4.0
author Dias, Rafael Cintra Vasquez, 1990-
author_facet Dias, Rafael Cintra Vasquez, 1990-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Leonardo de Souza, 1961-
Breda, Gean Davis
Gomede, Everton
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Rafael Cintra Vasquez, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação
Produção enxuta
Indústria 4.0
Indústria farmacêutica
Gamification
Lean Manufacturing
4.0 Industry
Pharmaceutical industry
topic Gamificação
Produção enxuta
Indústria 4.0
Indústria farmacêutica
Gamification
Lean Manufacturing
4.0 Industry
Pharmaceutical industry
description Orientador: Leonardo de Souza Mendes
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-12-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/3358
DIAS, Rafael Cintra Vasquez. Aplicação de gamificação para o treinamento e estabilização de uma iniciativa de Manufatura Enxuta do tipo SMED em uma indústria farmacêutica, em um contexto de transição para Indústria 4.0. 2021. 1 recurso online (99 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3358. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/3358
identifier_str_mv DIAS, Rafael Cintra Vasquez. Aplicação de gamificação para o treinamento e estabilização de uma iniciativa de Manufatura Enxuta do tipo SMED em uma indústria farmacêutica, em um contexto de transição para Indústria 4.0. 2021. 1 recurso online (99 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3358. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1238077
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (99 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189180789489664