A formação dos formadores : pressupostos e reflexões sobre a formação de professores para o ensino tecnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em ato
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580175 |
Resumo: | Orientador: Lucila S. Arouca |
id |
UNICAMP-30_13540249eadd8176f48774b5bc6de966 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::57757 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação dos formadores : pressupostos e reflexões sobre a formação de professores para o ensino tecnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em atoEnsino técnicoProfessores - FormaçãoCiência e tecnologiaOrientador: Lucila S. AroucaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo propõe-se a investigar a formação de professores para o ensino técnico dentro de urna problemática teórica particular a função do ensino técnico numa sociedade industrial. Nessa perspectiva o trabalho foi organizado em três momentos. No primeiro apresento as informações relativas ao contexto histórico que marcou a trajetória do ensino técnico, no Brasil, e a reconstrução a trajetória histórica da formação de seus professores e questiono as instituições que tiveram a seu encargo essa formação. No segundo momento apresento a leitura que tenho da qualificação dos professores numa realidade vivenciada e as análises dai decorrentes sobre os mitos e limites de sua formação. Questiona-se se o ato de ensinar se resume a simples transmissão do conhecimento e se o ensino técnico não comporta valores que orientam o saber técnico e sua aplicação na sociedade com implicações sociais e econômicas significativas. O terceiro momento é de encaminhamento de propostas, ou talvez mesmo de utopias, a respeito do ensino técnico e da formação de seus professoresDoutoradoMetodologia de EnsinoDoutor em Educação[s.n.]Arouca, Lucila Schwantes, 1932-2011Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPeterossi, Helena Gemignani19921992-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf[285]f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580175PETEROSSI, Helena Gemignani. A formação dos formadores: pressupostos e reflexões sobre a formação de professores para o ensino tecnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em ato. 1992. [285]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580175. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/57757porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:09:56Zoai::57757Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:09:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação dos formadores : pressupostos e reflexões sobre a formação de professores para o ensino tecnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em ato |
title |
A formação dos formadores : pressupostos e reflexões sobre a formação de professores para o ensino tecnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em ato |
spellingShingle |
A formação dos formadores : pressupostos e reflexões sobre a formação de professores para o ensino tecnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em ato Peterossi, Helena Gemignani Ensino técnico Professores - Formação Ciência e tecnologia |
title_short |
A formação dos formadores : pressupostos e reflexões sobre a formação de professores para o ensino tecnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em ato |
title_full |
A formação dos formadores : pressupostos e reflexões sobre a formação de professores para o ensino tecnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em ato |
title_fullStr |
A formação dos formadores : pressupostos e reflexões sobre a formação de professores para o ensino tecnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em ato |
title_full_unstemmed |
A formação dos formadores : pressupostos e reflexões sobre a formação de professores para o ensino tecnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em ato |
title_sort |
A formação dos formadores : pressupostos e reflexões sobre a formação de professores para o ensino tecnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em ato |
author |
Peterossi, Helena Gemignani |
author_facet |
Peterossi, Helena Gemignani |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arouca, Lucila Schwantes, 1932-2011 Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peterossi, Helena Gemignani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino técnico Professores - Formação Ciência e tecnologia |
topic |
Ensino técnico Professores - Formação Ciência e tecnologia |
description |
Orientador: Lucila S. Arouca |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992 1992-12-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580175 PETEROSSI, Helena Gemignani. A formação dos formadores: pressupostos e reflexões sobre a formação de professores para o ensino tecnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em ato. 1992. [285]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580175. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) PETEROSSI, Helena Gemignani. A formação dos formadores: pressupostos e reflexões sobre a formação de professores para o ensino tecnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em ato. 1992. [285]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580175. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/57757 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf [285]f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1822248295115784192 |