A formação dos formadores : pressupostos e reflexões sobre a formação de professores para o ensino tecnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em ato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peterossi, Helena Gemignani
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580175
Resumo: Orientador: Lucila S. Arouca
id UNICAMP-30_13540249eadd8176f48774b5bc6de966
oai_identifier_str oai::57757
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A formação dos formadores : pressupostos e reflexões sobre a formação de professores para o ensino tecnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em atoEnsino técnicoProfessores - FormaçãoCiência e tecnologiaOrientador: Lucila S. AroucaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo propõe-se a investigar a formação de professores para o ensino técnico dentro de urna problemática teórica particular a função do ensino técnico numa sociedade industrial. Nessa perspectiva o trabalho foi organizado em três momentos. No primeiro apresento as informações relativas ao contexto histórico que marcou a trajetória do ensino técnico, no Brasil, e a reconstrução a trajetória histórica da formação de seus professores e questiono as instituições que tiveram a seu encargo essa formação. No segundo momento apresento a leitura que tenho da qualificação dos professores numa realidade vivenciada e as análises dai decorrentes sobre os mitos e limites de sua formação. Questiona-se se o ato de ensinar se resume a simples transmissão do conhecimento e se o ensino técnico não comporta valores que orientam o saber técnico e sua aplicação na sociedade com implicações sociais e econômicas significativas. O terceiro momento é de encaminhamento de propostas, ou talvez mesmo de utopias, a respeito do ensino técnico e da formação de seus professoresDoutoradoMetodologia de EnsinoDoutor em Educação[s.n.]Arouca, Lucila Schwantes, 1932-2011Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPeterossi, Helena Gemignani19921992-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf[285]f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580175PETEROSSI, Helena Gemignani. A formação dos formadores: pressupostos e reflexões sobre a formação de professores para o ensino tecnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em ato. 1992. [285]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580175. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/57757porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:09:56Zoai::57757Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:09:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação dos formadores : pressupostos e reflexões sobre a formação de professores para o ensino tecnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em ato
title A formação dos formadores : pressupostos e reflexões sobre a formação de professores para o ensino tecnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em ato
spellingShingle A formação dos formadores : pressupostos e reflexões sobre a formação de professores para o ensino tecnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em ato
Peterossi, Helena Gemignani
Ensino técnico
Professores - Formação
Ciência e tecnologia
title_short A formação dos formadores : pressupostos e reflexões sobre a formação de professores para o ensino tecnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em ato
title_full A formação dos formadores : pressupostos e reflexões sobre a formação de professores para o ensino tecnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em ato
title_fullStr A formação dos formadores : pressupostos e reflexões sobre a formação de professores para o ensino tecnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em ato
title_full_unstemmed A formação dos formadores : pressupostos e reflexões sobre a formação de professores para o ensino tecnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em ato
title_sort A formação dos formadores : pressupostos e reflexões sobre a formação de professores para o ensino tecnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em ato
author Peterossi, Helena Gemignani
author_facet Peterossi, Helena Gemignani
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arouca, Lucila Schwantes, 1932-2011
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Peterossi, Helena Gemignani
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino técnico
Professores - Formação
Ciência e tecnologia
topic Ensino técnico
Professores - Formação
Ciência e tecnologia
description Orientador: Lucila S. Arouca
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992
1992-12-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580175
PETEROSSI, Helena Gemignani. A formação dos formadores: pressupostos e reflexões sobre a formação de professores para o ensino tecnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em ato. 1992. [285]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580175. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PETEROSSI, Helena Gemignani. A formação dos formadores: pressupostos e reflexões sobre a formação de professores para o ensino tecnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em ato. 1992. [285]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580175. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/57757
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
[285]f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1822248295115784192