Formação continuada de professores em uma perspectiva da interação formador-formando

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Rosebelly Nunes [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104780
Resumo: O objetivo principal do trabalho foi abordar a formação continuada de professores, dentro de uma perspectiva de interação entre formador-formando, buscando identificar elementos que indicam melhoria de atuação docente dos professores participantes. Os participantes dessa pesquisa foram professores inseridos no Programa de Formação Continuada “Teia do Saber”, da Diretoria Regional do município de Registro-SP, que teve como foco o resgate desses professores como sujeitos de seu próprio saber e fazer docente. A pesquisa, fundamentada na linha da pesquisa-ação, envolveu a elaboração de diário de campo, relatos escritos dos professores, entrevistas semi-estruturadas. Atuando em uma perspectiva de interação e coletividade, sob orientação da pesquisadora os professores vivenciaram a construção de uma nova concepção e prática educativa, a partir da reflexão no e sobre o próprio saber, utilizando os jogos matemáticos para o desenvolvimento dos conteúdos. Em seus depoimentos os professores relatam ganhos positivos com a participação no projeto tais como: aumento da autoestima; reconhecimento dos alunos que aprenderam os conteúdos e se mostraram mais motivados a estudar; confiança em sua capacidade de criar novas estratégias de ensino, de forma autônoma. Os resultados indicam que uma modalidade de formação continuada que considera o dia-a-dia das salas de aula e o professor como autor e pesquisador de seu saber e fazer docente revela-se um caminho promissor para o desenvolvimento profissional docente
id UNSP_c2178d96250b6dbda01e5e0d691e8f42
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104780
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação continuada de professores em uma perspectiva da interação formador-formandoEducaçãoProfessores - FormaçãoEducationO objetivo principal do trabalho foi abordar a formação continuada de professores, dentro de uma perspectiva de interação entre formador-formando, buscando identificar elementos que indicam melhoria de atuação docente dos professores participantes. Os participantes dessa pesquisa foram professores inseridos no Programa de Formação Continuada “Teia do Saber”, da Diretoria Regional do município de Registro-SP, que teve como foco o resgate desses professores como sujeitos de seu próprio saber e fazer docente. A pesquisa, fundamentada na linha da pesquisa-ação, envolveu a elaboração de diário de campo, relatos escritos dos professores, entrevistas semi-estruturadas. Atuando em uma perspectiva de interação e coletividade, sob orientação da pesquisadora os professores vivenciaram a construção de uma nova concepção e prática educativa, a partir da reflexão no e sobre o próprio saber, utilizando os jogos matemáticos para o desenvolvimento dos conteúdos. Em seus depoimentos os professores relatam ganhos positivos com a participação no projeto tais como: aumento da autoestima; reconhecimento dos alunos que aprenderam os conteúdos e se mostraram mais motivados a estudar; confiança em sua capacidade de criar novas estratégias de ensino, de forma autônoma. Os resultados indicam que uma modalidade de formação continuada que considera o dia-a-dia das salas de aula e o professor como autor e pesquisador de seu saber e fazer docente revela-se um caminho promissor para o desenvolvimento profissional docenteThe main objective of this study was to approach the continuing education of teachers, within a perspective of interaction between the trainer-trainee, in order to identify elements that indicate improvement of teaching performance of the participating teachers. The participants in this research were teachers working in the Program Continued Formation Teia do Saber, the Regional Directory of the city of Registro-SP, which focused on the recovery of these teachers as subjects of their own knowledge and practice teaching. The research, based on the line of critical action research involved the development of journal field reports written by teachers, semi-structured interviews. Working in a perspective of interaction and collectivity, under the supervision of na experienced teacher researcher constructing a new conception and educational practice, from the reflection in and on the knowledge itself, using the games to the development of mathematical content. In their statements the teachers reported positive gains with participation in the project such as: increased self-esteem, recognition of pupils who learned the content and proved more motivated to study, confidence in his ability to create new teaching strategies, autonomously. The results suggest that a modality of continuous education that considers the day-to-day classroom and the teacher as researcher and author of his knowledge and makes teaching revealed to be a promising avenue for professional developmentCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Grego, Sonia Maria Duarte [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, Rosebelly Nunes [UNESP]2014-06-11T19:33:29Z2014-06-11T19:33:29Z2012-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis116 f. : il., tabs.application/pdfMARQUES, Rosebelly Nunes. Formação continuada de professores em uma perspectiva da interação formador-formando. 2012. 116 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.http://hdl.handle.net/11449/104780000689539marques_rn_dr_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:09:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104780Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:43:27.955957Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores em uma perspectiva da interação formador-formando
title Formação continuada de professores em uma perspectiva da interação formador-formando
spellingShingle Formação continuada de professores em uma perspectiva da interação formador-formando
Marques, Rosebelly Nunes [UNESP]
Educação
Professores - Formação
Education
title_short Formação continuada de professores em uma perspectiva da interação formador-formando
title_full Formação continuada de professores em uma perspectiva da interação formador-formando
title_fullStr Formação continuada de professores em uma perspectiva da interação formador-formando
title_full_unstemmed Formação continuada de professores em uma perspectiva da interação formador-formando
title_sort Formação continuada de professores em uma perspectiva da interação formador-formando
author Marques, Rosebelly Nunes [UNESP]
author_facet Marques, Rosebelly Nunes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grego, Sonia Maria Duarte [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Rosebelly Nunes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores - Formação
Education
topic Educação
Professores - Formação
Education
description O objetivo principal do trabalho foi abordar a formação continuada de professores, dentro de uma perspectiva de interação entre formador-formando, buscando identificar elementos que indicam melhoria de atuação docente dos professores participantes. Os participantes dessa pesquisa foram professores inseridos no Programa de Formação Continuada “Teia do Saber”, da Diretoria Regional do município de Registro-SP, que teve como foco o resgate desses professores como sujeitos de seu próprio saber e fazer docente. A pesquisa, fundamentada na linha da pesquisa-ação, envolveu a elaboração de diário de campo, relatos escritos dos professores, entrevistas semi-estruturadas. Atuando em uma perspectiva de interação e coletividade, sob orientação da pesquisadora os professores vivenciaram a construção de uma nova concepção e prática educativa, a partir da reflexão no e sobre o próprio saber, utilizando os jogos matemáticos para o desenvolvimento dos conteúdos. Em seus depoimentos os professores relatam ganhos positivos com a participação no projeto tais como: aumento da autoestima; reconhecimento dos alunos que aprenderam os conteúdos e se mostraram mais motivados a estudar; confiança em sua capacidade de criar novas estratégias de ensino, de forma autônoma. Os resultados indicam que uma modalidade de formação continuada que considera o dia-a-dia das salas de aula e o professor como autor e pesquisador de seu saber e fazer docente revela-se um caminho promissor para o desenvolvimento profissional docente
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-30
2014-06-11T19:33:29Z
2014-06-11T19:33:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARQUES, Rosebelly Nunes. Formação continuada de professores em uma perspectiva da interação formador-formando. 2012. 116 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/104780
000689539
marques_rn_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv MARQUES, Rosebelly Nunes. Formação continuada de professores em uma perspectiva da interação formador-formando. 2012. 116 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.
000689539
marques_rn_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/104780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 116 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128970219061248