Sistematização e avaliação de aulas praticas de bioquimica sob uma abordagem investigativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi-Rodrigues, Bianca Caroline
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612091
Resumo: Orientador: Eduardo Galembeck
id UNICAMP-30_137894fb3066d827f7c9af893f78ae41
oai_identifier_str oai::768644
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Sistematização e avaliação de aulas praticas de bioquimica sob uma abordagem investigativaDesign and assessment of biochemistry lab classes under a investigative approachBioquímica - PráticasBioquímica - Estudo e ensinoLaboratórios - Estudo e ensinoBiochemistry - PracticeBiochemistry - Study and teachingLaboratories - Study and teachingOrientador: Eduardo GalembeckDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: As aulas práticas são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao aprendizado de ciências. A American Society for Biochemistry and Molecular Biology (ASBMB) listou uma série de habilidades que os estudantes devem desenvolver até o final de um programa de Bioquímica e Biologia Molecular, sendo a maioria delas adquirida em aulas práticas. O aprendizado da prática de investigação científica é um dos objetivos das aulas práticas. Esse trabalho propõe a sistematização e avaliação uma sequência didática que contemple o conteúdo de Bioquímica aliado ao desenvolvimento de habilidades de investigação científica. A sequência foi estruturada e aplicada na disciplina Bioquímica Básica (BB280) da Unicamp, nos cursos de Ciências Biológicas diurno e noturno. A sequência foi organizada em atividades alicerçadas em habilidades de investigação científica, tendo como base a teoria de aprendizagem experiencial. As primeiras atividades são mais estruturadas e menos complexas, tornando-se cada vez menos estruturadas e mais complexas, para o desenvolvimento gradativo de habilidades relacionadas ao aprendizado de ciências. Tradicionalmente, as avaliações das aulas práticas da BB280 consistiam em relatórios feitos em grupo e questões na prova teórica sobre o conteúdo prático. Foram desenvolvidos outros instrumentos de avaliação, individuais e coletivos para avaliar as habilidades propostas. A sequência didática desenvolvida foi marcada por 3 aspectos: desenvolvimento do conteúdo de Bioquímica e aprendizado de conceitos sobre a prática científica; organização sequencial de aulas e desenvolvimento gradativo das habilidades; avaliação das habilidades através de diferentes instrumentos individuais e em grupo. Esta variedade de instrumentos permitiu identificar que a diversidade de instrumentos é importante para avaliação de um número de habilidades maior do que o que é possível com uso dos instrumentos tradicionais. Sob uma análise geral, a sequência didática contribuiu para a melhoria no aproveitamento da disciplina por parte dos estudantes, bem como para o aprendizado de habilidades de investigaçãoAbstract: Lab classes are fundamental to develop scientific and inquiry skills. The American Society for Biochemistry and Molecular Biology (ASBMB) recommended curriculum for the program in Biochemistry and Molecular Biology highlights the research experience as an essential part of the undergraduate experience. This research experience may be achieved through well-designed laboratory courses, rather than through an extended period in an individual research laboratory. This study was aimed at organizing and evaluating a teaching sequence that covers both the Biochemistry syllabus and the development of scientific research skills. The teaching sequence was structured and tested in the discipline of Basics Biochemistry (BB280) at the State University of Campinas (UNICAMP), offered to the Biological Sciences students to both night and day classes. The teaching sequence was organized in activities based on scientific research skills. The first activities are more structured and less complex, becoming less structured and more complex for the gradual development of the skills. Traditionally, the lab classes' assessment consisted on the experiments reports (done by the lab group) and on the questions about the practical content asked in the exams (responded individually). Other assessment tools were also developed to both individual and group skills assessment. The teaching sequence was characterized by 3 points: learning Biochemistry contents and scientific research concepts; sequential organization of activities and gradual research skills development; skills assessment with both individual and group tools. This variety of assessment tools was important to evaluate a number of skills greater than what is possible with the use of traditional ones. The obtained results showed that the teaching sequence proposed contributed to the improvement in this course by students and for learning scienceMestradoBioquímicaMestre em Biologia Funcional e Molecular[s.n.]Galembeck, Eduardo, 1968-Torres, Bayardo BaptistaSilva, Henrique César daUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Biologia Funcional e MolecularUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRossi-Rodrigues, Bianca Caroline2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf107 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612091ROSSI-RODRIGUES, Bianca Caroline. Sistematização e avaliação de aulas praticas de bioquimica sob uma abordagem investigativa. 2010. 107 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612091. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/768644porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:52:21Zoai::768644Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:52:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistematização e avaliação de aulas praticas de bioquimica sob uma abordagem investigativa
Design and assessment of biochemistry lab classes under a investigative approach
title Sistematização e avaliação de aulas praticas de bioquimica sob uma abordagem investigativa
spellingShingle Sistematização e avaliação de aulas praticas de bioquimica sob uma abordagem investigativa
Rossi-Rodrigues, Bianca Caroline
Bioquímica - Práticas
Bioquímica - Estudo e ensino
Laboratórios - Estudo e ensino
Biochemistry - Practice
Biochemistry - Study and teaching
Laboratories - Study and teaching
title_short Sistematização e avaliação de aulas praticas de bioquimica sob uma abordagem investigativa
title_full Sistematização e avaliação de aulas praticas de bioquimica sob uma abordagem investigativa
title_fullStr Sistematização e avaliação de aulas praticas de bioquimica sob uma abordagem investigativa
title_full_unstemmed Sistematização e avaliação de aulas praticas de bioquimica sob uma abordagem investigativa
title_sort Sistematização e avaliação de aulas praticas de bioquimica sob uma abordagem investigativa
author Rossi-Rodrigues, Bianca Caroline
author_facet Rossi-Rodrigues, Bianca Caroline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galembeck, Eduardo, 1968-
Torres, Bayardo Baptista
Silva, Henrique César da
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia
Programa de Pós-Graduação em Biologia Funcional e Molecular
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi-Rodrigues, Bianca Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Bioquímica - Práticas
Bioquímica - Estudo e ensino
Laboratórios - Estudo e ensino
Biochemistry - Practice
Biochemistry - Study and teaching
Laboratories - Study and teaching
topic Bioquímica - Práticas
Bioquímica - Estudo e ensino
Laboratórios - Estudo e ensino
Biochemistry - Practice
Biochemistry - Study and teaching
Laboratories - Study and teaching
description Orientador: Eduardo Galembeck
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612091
ROSSI-RODRIGUES, Bianca Caroline. Sistematização e avaliação de aulas praticas de bioquimica sob uma abordagem investigativa. 2010. 107 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612091. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612091
identifier_str_mv ROSSI-RODRIGUES, Bianca Caroline. Sistematização e avaliação de aulas praticas de bioquimica sob uma abordagem investigativa. 2010. 107 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612091. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/768644
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
107 f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138468726571008