Meraviglia o teatro de Jose de Anchieta
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603312 |
Resumo: | Orientador: Joaquim Brasil Fontes |
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Meraviglia o teatro de Jose de AnchietaMeraviglia the theatre of Jose de AnchietaTeatroJesuitasEducaçãoCulturaBrasil - História - Período colonial, 1500-1822TheatreBrazil colonyJesuitsPedagogyCultureOrientador: Joaquim Brasil FontesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O teatro Meraviglia de José de Anchieta, representação religiosa do Brasil do século XVI, é estudado nessa tese em seus aspectos estéticos e ideológicos. Esteticamente, a meravigliosa dialética jesuítica coloca em cena, em cada canto e recanto da mata atlântica, aspectos do teatro popular, o uso do espaço cotidiano dos espectadores, a fala em sua língua, o escracho com seus costumes, os mimos, jeitos e trejeitos das personagens do Mal em contradição com a seriedade das personagens do Bem, dos anjos e santos. Em cena, como síntese, uma representação ao mesmo tempo religiosa e popular, sagrada e profana com aspectos cômicos e sérios, personagens divinas contracenando com personagens de carne e osso (caraíbas amigos dos padres, índios cristianizados, velhas índias, morubixabas, rudes colonos, mestiços...). Ideologicamente inspirado nos Exercícios Espirituais de Inácio de Loyola, o mentor e fundador da Companhia de Jesus, Anchieta cria um teatro a serviço da Igreja para convocar os moradores do Brasil para a luta contra a bandeira do Mal, Satanás, Lúcifer, Lutero, Calvino, os caraíbas e pajés - a Babilônia, e, principalmente, a dramática luta do espírito para vencer os desejos da carne e do coração. Neste jogo, a representação oculta nas sombras das alegorias, a verdadeira razão de ser dessa luta: trazer as almas dos índios, dos colonos, dos meninos dos colégios para a Igreja Católica, para a Companhia de Jesus. No tablado a vitória é do Bem, dos jesuítas, versus o Mal, a religião antiga, as idéias peregrinas... Em outras palavras, Loyola e depois Anchieta, forjado pelos Exercícios, desenvolvem um instrumento poderoso, a representação, para ensinar o caminho para as almas peregrinas brasileiras encontrarem a verdadeira vida, a eterna, na Jerusalém Celeste, na Cidade de DeusAbstract: The Meraviglia theater of Jose de Anchieta, religious representation of Brazil's XVI century is studied in this thesis in its aesthetic and ideological aspects. Aesthetically, the ¿meravigliosa¿ Jesuitical dialectics places in scene, in each single and hiding place of the Atlantic forest, aspects of the popular theater, the use of the daily space of the spectators, words in its own language, the mockery with their customary behaviors, the mimes, skills and grimaces of the characters of the Evil in contradiction to the seriousness of the characters of the Good, angels and saints. In scene, as synthesis, a representation, at the same time religious and popular, sacred and profane with comic and serious aspects, divine characters acting together with characters of flesh and bone (¿caraíbas¿ friends of the priests, old native women, ¿morubixabas¿, rude tenant farmers, ¿mestizos¿..). Ideologically inspired by the Spiritual Exercises of Ignacio de Loyola, the mentor and founder of the Company of Jesus, Anchieta creates a theater to the service of the church to convoke the inhabitants of Brazil to the fight against the flag of the Evil, Satan, Lucifer, Lutero, Calvin, ¿caraíbas¿ and shamans- the Babylonia, and, mainly, the dramatically fight of the spirit to win the desires of flesh and heart. In this game, the occult representation in the shades of the allegories is the true reason of this fight: to bring the souls of the natives, the tenant farmers, the boys of schools, for the Catholic Church and the Company of Jesus. In stage, the victory is of the Good, of the Jesuits, versus the Evil, the old religion, the wandering ideas¿. In other words, Loyola and later Anchieta, forged by the Exercises, develop a powerful instrument, the representation, to teach for Brazilian wandering souls the way of true life, the perpetual one, in the Celestial Jerusalém, the City of GodDoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Fontes Junior, Joaquim Brasil, 1939-2019Fontes Junior, Joaquim Brasil, 1939-2019Miranda, Eveline Borges ItapuraPiacentini, TaniaStrazzacappa Hernandez, Marcia MariaRus Perez, José RobertoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASHernandes, Paulo Romualdo20062006-09-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf221p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603312HERNANDES, Paulo Romualdo. Meraviglia o teatro de Jose de Anchieta. 2006. 221p. : il Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603312. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/375726porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:38:04Zoai::375726Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:38:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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