A musica tintinabular de Arvo Part
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611020 |
Resumo: | Orientador: Denise Hortencia Lopes Garcia |
id |
UNICAMP-30_139e8f9d14ee6544393d96933ec4e406 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::473447 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A musica tintinabular de Arvo PartArvo Part's tintinnabuli musicTintinnabuliMinimalismoMusica medievalMúsica contemporâneaMúsica - Séc. XXNeotonalismoTintinnabuliMinimalisMedieval musicMusic contemporaryMusic - 20th centuryNeotonalismOrientador: Denise Hortencia Lopes GarciaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArteResumo: O compositor estoniano Arvo Pärt, nascido em 1935 e radicado na Alemanha desde os anos 1980, tem sido objeto de atenção do mundo musical por sua peculiar linguagem modal baseada na técnica tintinnabuli, formulada e nomeada pelo próprio Pärt. Esta técnica se baseia na ideia de utilização exclusiva das três notas de uma tríade em ao menos uma das vozes da textura musical. Esta técnica tem sido utilizada por Pärt desde meados dos anos 1970. Sua obra apresenta também numerosas afinidades com a música medieval, arte estudada por Pärt nos anos de interrupção de seu trabalho composicional que se prolongaram de 1968 até 1976. O canto gregoriano ocupou lugar de destaque nestes estudos, sendo por esta razão importante para a compreensão de sua obra. São apontados também, por inúmeras fontes (trabalhos acadêmicos, encartes de gravações e textos críticos jornalísticos), vínculos da obra de Pärt com o minimalismo, que se manifestam sobretudo no ideal de stasis, nos processos aditivos e nos ciclos. As técnicas desenvolvidas por Pärt, bem como aquelas que se podem relacionar a ele, são fértil campo para a formulação de novas ideias composicionais e mesmo para o reencontro com ideias antigas que podem fertilizar a expressão musical atual.Abstract: Estonian composer Arvo Pärt, born in 1935 and living in Germany since the 1980s, has been the object of close attention by the musical world due to his peculiar modal language based on his own tintinnabuli technique. This technique builds upon the exclusive use of the three notes of a triad in at least one of the voices of a given musical texture. Pärt has been using this method since the mid-seventies. His work displays great affinity with medieval music as well. The music of the Middle Ages was studied by Pärt during his period of compositional silence from 1968 to 1976. Since that includes especially Gregorian chant, this genre is crucial for proper understanding of Pärt's work. Numerous sources (academic papers, recordings' booklets and press writings) have also pointed resemblance of Pärt's compositions with minimalism chiefly due to the ideal of stasis, additive processes and cycles. Pärt-developed and -related techniques are a fertile environment for the creation of new compositional ideas and a new approach towards ancient ideas as a means to contribute with current musical expression.MestradoMestre em Música[s.n.]Garcia, Denise Hortencia Lopes, 1955-Aldrovandi, Leonardo adriano ViegaManzolli, JônatasUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVotta Junior, Alfredo2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf306 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611020VOTTA JUNIOR, Alfredo. A musica tintinabular de Arvo Part. 2009. 306 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Arte, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611020. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/473447porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:44:27Zoai::473447Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:44:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A musica tintinabular de Arvo Part Arvo Part's tintinnabuli music |
title |
A musica tintinabular de Arvo Part |
spellingShingle |
A musica tintinabular de Arvo Part Votta Junior, Alfredo Tintinnabuli Minimalismo Musica medieval Música contemporânea Música - Séc. XX Neotonalismo Tintinnabuli Minimalis Medieval music Music contemporary Music - 20th century Neotonalism |
title_short |
A musica tintinabular de Arvo Part |
title_full |
A musica tintinabular de Arvo Part |
title_fullStr |
A musica tintinabular de Arvo Part |
title_full_unstemmed |
A musica tintinabular de Arvo Part |
title_sort |
A musica tintinabular de Arvo Part |
author |
Votta Junior, Alfredo |
author_facet |
Votta Junior, Alfredo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Denise Hortencia Lopes, 1955- Aldrovandi, Leonardo adriano Viega Manzolli, Jônatas Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Música UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Votta Junior, Alfredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tintinnabuli Minimalismo Musica medieval Música contemporânea Música - Séc. XX Neotonalismo Tintinnabuli Minimalis Medieval music Music contemporary Music - 20th century Neotonalism |
topic |
Tintinnabuli Minimalismo Musica medieval Música contemporânea Música - Séc. XX Neotonalismo Tintinnabuli Minimalis Medieval music Music contemporary Music - 20th century Neotonalism |
description |
Orientador: Denise Hortencia Lopes Garcia |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611020 VOTTA JUNIOR, Alfredo. A musica tintinabular de Arvo Part. 2009. 306 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Arte, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611020. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611020 |
identifier_str_mv |
VOTTA JUNIOR, Alfredo. A musica tintinabular de Arvo Part. 2009. 306 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Arte, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611020. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/473447 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 306 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189021026353152 |