Esboço de uma análise hermenêutica e não hermenêutica da Música eletrônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koetz, Gustavo Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206652
Resumo: O presente trabalho busca articular um entendimento a respeito da música eletrônica com base em um pequeno recorte histórico que inclui a música eletrônica do pós-guerra, o minimalismo e a música eletrônica de pista (Electronic dance music), surgida no final dos anos 80 e fortemente presente até os dias de hoje. No final desse caminho, serão levantadas algumas considerações a respeito da música eletrônica de tais épocas, bem como da música eletrônica de maneira geral, através de certas perspectivas e conceitos presentes na obra de Hans-Georg Gadamer e também através das ideias de Hans Ulrich Gumbrecht em suas obras Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir (2010) e O campo não hermenêutico ou a materialidade da comunicação (2010). O trabalho possui um olhar acentuadamente direcionado para as concepções de criação e as diferentes formas de interação com tecnologias dos compositores de cada época em suas obras, tendo no final a exposição de algumas reflexões sobre a música eletrônica subsidiadas por diferentes autores seguida de uma pequena descrição de uma composição autoral de música eletrônica anexada no trabalho.
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