Cultura, educação popular e transformação social nas formulações do MEB e do CPC (1961-1964).
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617232 |
Resumo: | Orientador: José Luis Sanfelice |
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Cultura, educação popular e transformação social nas formulações do MEB e do CPC (1961-1964).Culture, popular education and social transformation in the formulations of the MEB and the CPC (1961-1964).Movimento de Educação de BaseCentro Popular de CulturaEducação popularCultura popularMudança socialMovimento de Educação de Base (MEB)Centro Popular de Cultura (CPC)Popular educationPopular cultureSocial changeOrientador: José Luis SanfeliceDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objeto de estudo deste trabalho são as formulações do Movimento de Educação de Base (MEB) e do Centro Popular de Cultura (CPC) na primeira metade da década de 1960. Por meio de pesquisa teórico-bibliográfica e documental, buscou-se: 1) compreender o contexto histórico-político, social e econômico no qual surgiram o MEB e o CPC; 2) apreender as concepções de educação, cultura popular e transformação social presentes nas formulações dos dois movimentos; 3) explicitar o momento teórico-filosófico e suas influências nessas formulações; e 4) analisar o debate teórico presente nos dois movimentos sobre os procedimentos metodológicos de trabalho junto às massas. Apresenta-se o trabalho em três capítulos: no primeiro, é realizada a resenha histórica do período com o estudo de seus aspectos políticos e econômicos, a identificação de três instituições-base (Igreja Católica, o Partido Comunista Brasileiro - PCB e o Instituto Superior de Estudos Brasileiros - ISEB), os aspectos educacionais e uma apresentação geral dos movimentos. No segundo capítulo, expõe-se as formulações do MEB e do CPC a partir dos materiais produzidos pelos próprios movimentos. No último capítulo, analisam-se as concepções dos movimentos com o auxilio dos conceitos de romantismo revolucionário, realismo em educação e pedagogias não-diretivas. Como conclusão, aponta-se que apesar da origem institucional diferenciada dos movimentos, suas formulações são conflitantes apenas pontualmente, sobressaindo-se a aproximação entre ambos mediada pela ideologia do nacional-desenvolvimentismo na aliança política pelas reformas de base.Abstract: The object of this study is to focus on the formulations of Basic Education Movement (BEM) and the Center for Popular Culture (CPC) in the first half of the 1960s. Through theoretical-bibliographical and documental research it was intended to: 1) understand the historical political, social and economic context in which the MEB and the CPC emerged, 2) grasp the concepts of education, popular culture and social transformation present in the formulations of the two movements mentioned above, 3) explain the theoretical-philosophical moment and its influence in these formulations, and 4) analyze the theoretical debate present in both movements about methodological procedures of work with the masses. This paper is divided into three chapters: in the first one a review about the historical period is carried out with the study of its political and economic aspects, the identification of three basic institutions (the Catholic Church, the Brazilian Communist Party - BCP and the Superior Institute of Brazilian Studies - SIBS), the educational aspects and an overview of the movements. The second chapter exposes the formulations of BEM and CPC from the materials produced by the movements. The last chapter examines the conceptions of the movements with the help of some concepts of revolutionary romanticism, realism in education and non-directive pedagogies. In conclusion, it is pointed out that despite the institutional origins of different movements, their formulations are conflicting only precisely, as the rapprochement between both of them is excelled and mediated by the ideology of national developmentalism.MestradoFilosofia e História da EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Sanfelice, José Luís, 1949-2021Groppo, Luís AntonioCastanho, Sérgio Eduardo MontesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGonzalez, Jeferson Anibal, 1983-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf123 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617232GONZALEZ, Jeferson Anibal. Cultura, educação popular e transformação social nas formulações do MEB e do CPC (1961-1964). 2011. 123 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617232. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/847664porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:32:43Zoai::847664Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:32:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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