A representação da cultura popular nordestina: o Movimento de Educação de Base (MEB), no Rio Grande do Norte, 1961 a 1965

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Adil Brites Guimarães
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31464
Resumo: Neste trabalho realizou-se uma pesquisa voltada para o estudo da cultura em suas relações com a sociedade, na qual foi possível desvelar de que modo se deu a representação da cultura popular nordestina no Movimento de Educação de Base (MEB), no Rio Grande do Norte, 1961 a 1965. Para tanto, foi feita pesquisa bibliográfica e documental dessa experiência pioneira no Brasil; além da aplicação de questionários e realização de entrevistas com atores sociais, divididos entre monitores, ex-professores locutores, idealizadores e líderes do programa de educação de adultos. Esse estudo justifica-se pela escassez de trabalhos sobre o MEB que se debrucem especificamente a respeito da cultura popular, tida como alicerce deste Movimento, posto que, na sua ação metodológica, a cultura, a educação e a comunicação eram indissociáveis. Durante a pesquisa foi analisado de que modo a Igreja Católica relacionou-se com a cultura nordestina, com a educação de adultos, procurando-se aclarar as motivações dessa instituição quanto à criação do Movimento de Educação de Base e a marca de sua doutrina social na produção cultural do MEB. O estudo realizado expressa também as relações do rádio com a cultura popular, dentro do recorte histórico definido. Pôde-se constatar de que forma se deu a utilização desse instrumento de comunicação de massa pelo MEB, explicitando como se desenvolviam as metodologias e práticas educativas, especialmente na educação de adultos e de valorização da cultura popular pelo rádio no referido Movimento. Verificou-se ainda a repercussão ocorrida na mídia devido à apreensão de uma das principais cartilhas produzidas pelo MEB, intitulada “Viver é Lutar”, o que evidenciou o contexto histórico vivido na década de 1960 com suas tensões políticas e ideológicas. Desse modo, explicita-se a contribuição do MEB em relação à cultura popular nordestina, bem como se realiza a representação da cultura e das gentes nordestinas.
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Esse estudo justifica-se pela escassez de trabalhos sobre o MEB que se debrucem especificamente a respeito da cultura popular, tida como alicerce deste Movimento, posto que, na sua ação metodológica, a cultura, a educação e a comunicação eram indissociáveis. Durante a pesquisa foi analisado de que modo a Igreja Católica relacionou-se com a cultura nordestina, com a educação de adultos, procurando-se aclarar as motivações dessa instituição quanto à criação do Movimento de Educação de Base e a marca de sua doutrina social na produção cultural do MEB. O estudo realizado expressa também as relações do rádio com a cultura popular, dentro do recorte histórico definido. Pôde-se constatar de que forma se deu a utilização desse instrumento de comunicação de massa pelo MEB, explicitando como se desenvolviam as metodologias e práticas educativas, especialmente na educação de adultos e de valorização da cultura popular pelo rádio no referido Movimento. Verificou-se ainda a repercussão ocorrida na mídia devido à apreensão de uma das principais cartilhas produzidas pelo MEB, intitulada “Viver é Lutar”, o que evidenciou o contexto histórico vivido na década de 1960 com suas tensões políticas e ideológicas. Desse modo, explicita-se a contribuição do MEB em relação à cultura popular nordestina, bem como se realiza a representação da cultura e das gentes nordestinas.In this paper, a research was conducted focused on the study of culture and its relationship with society, where it was possible to understand the way the northeastern culture of Brazil was represented in Movimento de Educação de Base (MEB), in Rio Grande do Norte, from 1961 to 1965. To achieve such understanding of an experience that is considered pioneer in this Country, this research was performed through several books, documents and interviews with social actors, including tutors, ex-teachers, creators and leaders of the Project. This paper is justified by the lack of such material about MEB that are specifically focused on popular culture, something that is considered fundamental to MEB because, in its action, education and communication are together. During this research, an analysis of the way the Catholic Church is related to the northeastern culture was performed, through the education of adults, in an effort to make simpler this institutions motivations in the creation of Movimento de Educação de Base and to identify its dogmas in MEB’s cultural production. This paper also expresses the radio’s relationships with the popular culture, during the time they were studied. One can comprehend the way MEB made use of this means of communication, thinking about its development and the way the education and the popular culture were emphasized in their value by MEB through the radio. One can also observe the media’s repercussion, motivated by the apprehension of one of MEB’s books, called Viver é Lutar, in the context of the 60’s of political and ideological tensions of that decade. This way, this paper will make clear MEB’s contribution to northeastern popular culture and the way the northeastern culture and people was represented by MEB.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2020-02-06T13:54:18Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Fonseca, Aidil Brites Guimareães.pdf: 71490127 bytes, checksum: f8a8f52eccef8f103798f1d0def3b4ed (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2020-02-11T12:48:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Fonseca, Aidil Brites Guimareães.pdf: 71490127 bytes, checksum: f8a8f52eccef8f103798f1d0def3b4ed (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-11T12:48:41Z (GMT). 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