"Pronto, resolveu o problema" : análise discursiva da fala dos professores a respeito do uso do celular em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mensato, Joice, 1986-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1175
Resumo: Orientador: Marcelo El Khouri Buzato
id UNICAMP-30_149be690c3f92e70a40fb94b13cf09f0
oai_identifier_str oai::1232925
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling "Pronto, resolveu o problema" : análise discursiva da fala dos professores a respeito do uso do celular em sala de aula"Ready, tou solve the problema" : discourse analysis of teacher's spreech regarding the use os the phone in the classroomSmartphonesEducaçãoTecnologiaAnálise do discursoLetramentoSmartphonesEducationTechnologyDiscourse analysisNew literaciesOrientador: Marcelo El Khouri BuzatoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O presente trabalho tem como tema o uso de tecnologias digitais em sala de aula, mais especificamente com relação ao uso do celular. Esta pesquisa foi motivada pelo uso cada vez mais frequente das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) nos ambientes escolares e, apesar disso, ainda existir, em alguns contextos, uma proibição com relação ao uso dos smartphones em sala de aula. Partindo de entrevistas feitas com professores do ensino médio da rede particular da região metropolitana de Campinas, buscamos analisar em seus discursos a presença e uso dos smartphones em sala de aula, observando como o discurso das Novas TICs significam as práticas pedagógicas. Buscamos também refletir em torno das leis (federal, estadual e municipal) e das normas institucionais que versam sobre a presença de tal aparelho em sala de aula, verificando se tais discursos jurídico-normativos funcionam na constituição dos sujeitos-professores, de modo a impedir ou incentivar as práticas docentes. Outro ponto que visamos foram as práticas de ensino adotadas em sala de aula. Verificamos se elas mudam com a presença dos celulares ou se os discursos que constituem a memória institucional a respeito do que seria escola e ensino interferiram nesse processo. Por fim, refletimos em torno dos conceitos de "nativo digital" e "imigrante digital" para mostrar que são conceitos muito restritivos, não abrangendo a multiplicidade de posições que os sujeitos podem ocupar na sociedade e na relação que esta estabelece com a tecnologia. Estas análises foram feitas tendo como base teórica e metodológica as teorias da Análise de Discurso de perspectiva materialista e a teoria dos Novos Letramentos. A primeira é importante porque traz a noção de sujeito constituído pelo discurso e pela ideologia, enquanto a segunda foi fundamental para compreendermos as mudanças pelas quais o ensino tem (ou deveria) ter passado com a presença das TICs em sala de aula. Trabalhar com tecnologias é bastante desafiador, visto que estão em constante mudança, assim desafiando, também, as diretrizes curriculares e a legislação que versa sobre o seu uso nas escolasAbstract: The present work has as its theme the use of digital technologies in the classroom, more specifically in relation to the use of smartphones. This research was motivated by the increasingly frequent use of Information and Communication Technologies (ICTs) in school environments, but there is still, in some contexts, a prohibition regarding the use of smartphones in the classroom. Based on interviews with High school teachers from the private network of the metropolitan region of Campinas, we seek to analyze in their discourses the presence and use of smartphones in the classroom, observing how the discourse of the New ICTs signifies pedagogical practices. We also seek to reflect on the laws (federal, state and municipal) and institutional rules that deal with the presence of such a device in the classroom, verifying that if such legal-normative discourses work in the constitution of subject-teachers, in order to prevent or encourage teaching practices. Another point we aimed at was the teaching practices adopted in the classroom. We verified if they change with the presence of cell phones or if the discourse that constitute the institutional memory about what school and teaching would be interfered in this process. Finally, we reflect on the concepts of "digital native" and "digital immigrant" to show that they are very restrictive concepts, not covering the multiplicity of positions that subjects can occupy in society and in the relationship that it establishes with technology. These analyzes were made based on the theoretical and methodological basis of the Discourse Analysis theories from a materialistic perspective and the New Literacies theory. The first is important because it brings the notion of subject constituted by discourse and ideology, while the second was fundamental to understand the changes that teaching has (or should) have undergone with the presence of ICTs in the classroom. Working with technologies is quite challenging, since they are constantly changing, thus also challenging the curricular guidelines and the legislation that deals with their use in schoolsDoutoradoLinguagem e SociedadeDoutora em Lingüística AplicadaCAPES001[s.n.]Buzato, Marcelo El Khouri, 1965-Pinheiro, Petrilson AlanD Olivo, Fernanda MoraesConti, Davi Faria deSilva, ValdirUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMensato, Joice, 1986-20202020-10-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (194 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1175MENSATO, Joice. "Pronto, resolveu o problema": análise discursiva da fala dos professores a respeito do uso do celular em sala de aula. 2020. 1 recurso online (194 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1175. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1232925Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-23T16:46:10Zoai::1232925Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-11-23T16:46:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv "Pronto, resolveu o problema" : análise discursiva da fala dos professores a respeito do uso do celular em sala de aula
"Ready, tou solve the problema" : discourse analysis of teacher's spreech regarding the use os the phone in the classroom
title "Pronto, resolveu o problema" : análise discursiva da fala dos professores a respeito do uso do celular em sala de aula
spellingShingle "Pronto, resolveu o problema" : análise discursiva da fala dos professores a respeito do uso do celular em sala de aula
Mensato, Joice, 1986-
Smartphones
Educação
Tecnologia
Análise do discurso
Letramento
Smartphones
Education
Technology
Discourse analysis
New literacies
title_short "Pronto, resolveu o problema" : análise discursiva da fala dos professores a respeito do uso do celular em sala de aula
title_full "Pronto, resolveu o problema" : análise discursiva da fala dos professores a respeito do uso do celular em sala de aula
title_fullStr "Pronto, resolveu o problema" : análise discursiva da fala dos professores a respeito do uso do celular em sala de aula
title_full_unstemmed "Pronto, resolveu o problema" : análise discursiva da fala dos professores a respeito do uso do celular em sala de aula
title_sort "Pronto, resolveu o problema" : análise discursiva da fala dos professores a respeito do uso do celular em sala de aula
author Mensato, Joice, 1986-
author_facet Mensato, Joice, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buzato, Marcelo El Khouri, 1965-
Pinheiro, Petrilson Alan
D Olivo, Fernanda Moraes
Conti, Davi Faria de
Silva, Valdir
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Mensato, Joice, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Smartphones
Educação
Tecnologia
Análise do discurso
Letramento
Smartphones
Education
Technology
Discourse analysis
New literacies
topic Smartphones
Educação
Tecnologia
Análise do discurso
Letramento
Smartphones
Education
Technology
Discourse analysis
New literacies
description Orientador: Marcelo El Khouri Buzato
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-10-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1175
MENSATO, Joice. "Pronto, resolveu o problema": análise discursiva da fala dos professores a respeito do uso do celular em sala de aula. 2020. 1 recurso online (194 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1175. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1175
identifier_str_mv MENSATO, Joice. "Pronto, resolveu o problema": análise discursiva da fala dos professores a respeito do uso do celular em sala de aula. 2020. 1 recurso online (194 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1175. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1232925
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (194 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138566151864320