O desenvolvimento cultural da criança no coletivo da creche : marcas de um processo compartilhado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Gisele Alves, 1985-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632826
Resumo: Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
id UNICAMP-30_154691efdbf54ef302cd77273d8c7c45
oai_identifier_str oai::991542
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O desenvolvimento cultural da criança no coletivo da creche : marcas de um processo compartilhadoEl desarrollo cultural del niño en la guardería : marcas de un proceso compartidoEducação infantilCrechesTrabalho pedagógicoChild educationPedagogical workDay care centerOrientador: Ana Luiza Bustamante SmolkaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tem como objetivo o estudo das relações entre desenvolvimento e educação de crianças bem pequenas, com idades entre 1 e 2 anos em uma creche universitária. Pretende discutir questões postas à educação das crianças nesse espaço, com foco no modo como as crianças participam das relações sociais nesse contexto, discutindo seus modos de participação no coletivo e buscando apreender indícios de seu desenvolvimento relacionado ao trabalho pedagógico desenvolvido. Nesse sentido, torna-se necessário olhar para as interações entre professoras e crianças e para as interações das crianças entre elas. O trabalho analisa situações interativas entre esses sujeitos de modo a explicitar de que forma a proposta pedagógica marca e afeta o desenvolvimento das crianças nesse espaço. A noção de desenvolvimento cultural de Vygotski postula a centralidade do social, da cultura e da história na constituição do humano e alguns estudos sobre de que forma esse processo ocorre tem explicitado sua dinâmica no contexto escolar, no entanto, são poucos os trabalhos que se propõem ao mesmo objetivo no cotidiano educativo da creche com crianças bem pequenas. Ao assumirmos o desenvolvimento como um processo de apropriação de formas de ser, estar, agir, sentir, pensar e relacionar-se, elaboradas culturalmente e forjadas nas relações sociais, problematizamos o papel de adultos e crianças no processo e seus possíveis modos de atuação em um contexto de educação coletivaAbstract: This work has the purpose of research the relationship between development and education of toddlers, from one to two years old, in the context of a university day care center. Also, it intends to discuss the questions arised from the children education in this environment, focusing on the way the children engage into social relationships in this context, debating their approach into the collectivity, seeking to perceive evidence of the children development, connected to the pedagogic work promoted. In this sense, it is necessary to look at the teachers and children interaction and to the children interaction between themselves. This work also analyzes interactive situations between these subjects to explain how the pedagogic project imprints and affects the children development in this environment. Vygotski¿s cultural development idea postulates the social, cultural and historical centrality in the human constitution, and some studies about how this process arise has been demonstrated its dynamic in the school context, however there are few studies with the same goal in the day care center educative background with toddlers. As we assume the development as an appropriating approach process of been, acting, perceiving, thinking and relating, culturally constructed and made by the social relations, we inquiry the adults and children role in the process and their possible ways of acting in a colective education contextMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoCAPES[s.n.]Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-Cruz, Maria Nazare daRocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi daUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRibeiro, Gisele Alves, 1985-20172017-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (115 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632826RIBEIRO, Gisele Alves. O desenvolvimento cultural da criança no coletivo da creche: marcas de um processo compartilhado. 2017. 1 recurso online (115 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632826. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991542Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-07T10:51:49Zoai::991542Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-03-07T10:51:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento cultural da criança no coletivo da creche : marcas de um processo compartilhado
El desarrollo cultural del niño en la guardería : marcas de un proceso compartido
title O desenvolvimento cultural da criança no coletivo da creche : marcas de um processo compartilhado
spellingShingle O desenvolvimento cultural da criança no coletivo da creche : marcas de um processo compartilhado
Ribeiro, Gisele Alves, 1985-
Educação infantil
Creches
Trabalho pedagógico
Child education
Pedagogical work
Day care center
title_short O desenvolvimento cultural da criança no coletivo da creche : marcas de um processo compartilhado
title_full O desenvolvimento cultural da criança no coletivo da creche : marcas de um processo compartilhado
title_fullStr O desenvolvimento cultural da criança no coletivo da creche : marcas de um processo compartilhado
title_full_unstemmed O desenvolvimento cultural da criança no coletivo da creche : marcas de um processo compartilhado
title_sort O desenvolvimento cultural da criança no coletivo da creche : marcas de um processo compartilhado
author Ribeiro, Gisele Alves, 1985-
author_facet Ribeiro, Gisele Alves, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-
Cruz, Maria Nazare da
Rocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Gisele Alves, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Creches
Trabalho pedagógico
Child education
Pedagogical work
Day care center
topic Educação infantil
Creches
Trabalho pedagógico
Child education
Pedagogical work
Day care center
description Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-12-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632826
RIBEIRO, Gisele Alves. O desenvolvimento cultural da criança no coletivo da creche: marcas de um processo compartilhado. 2017. 1 recurso online (115 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632826. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632826
identifier_str_mv RIBEIRO, Gisele Alves. O desenvolvimento cultural da criança no coletivo da creche: marcas de um processo compartilhado. 2017. 1 recurso online (115 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632826. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991542
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (115 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138522422050816