Professores de filosofia para crianças : quem são eles? Uma análise crítico diagnósticas da construção de identidade profissional dos professores que trabalham com o Programa Filosofia para Crianças de Matthew Lipman

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marinês Barbosa de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613273
Resumo: Orientador: Renê Jose Trentin Silveira
id UNICAMP-30_15a2032fd84171285db44dc0572833e0
oai_identifier_str oai::777349
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Professores de filosofia para crianças : quem são eles? Uma análise crítico diagnósticas da construção de identidade profissional dos professores que trabalham com o Programa Filosofia para Crianças de Matthew LipmanTeachers of philosophy for children : who are they? A smooth critical diagnosis of the construction of identity of teachers who work with the Program Philosophy for Children by Matthew LipmanFilosofiaEducaçãoFormação de professoresFilosofia - Estudo e ensinoFilosofia e criançasPhilosophyEducationTeacher trainingPhilosophy - Study and teachingPhilosophy and childrenOrientador: Renê Jose Trentin SilveiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa visa a constituir-se uma análise delineadora da identidade profissional dos professores que trabalham com o Programa Filosofia para Crianças - Educação para o Pensar, formulado pelo professor norte-americano Matthew Lipman. Nossa análise recairá sobre o papel atribuído ao professor dentro do Programa, conhecimentos, habilidades e competências que deve demonstrar para exercer seu papel, em contraposição aos pré-requisitos mínimos exigidos e ao modelo de formação/capacitação idealizado pelo próprio criador da proposta. Como fontes de consulta foram utilizadas as obras de Lipman, publicadas no Brasil, trabalhos de seus principais críticos e comentadores, bem como registros e anotações feitas a partir da observação dos cursos oferecidos pelo centro responsável pela formação desses professores em Minas Gerais. Nosso objetivo é verificar, à luz das concepções de Filosofia e de Educação subjacentes ao Programa, se existem contradições entre o papel que o professor deverá desempenhar em sala de aula e a formação/capacitação que lhe é oferecida para que ele chegue a ser quem é, profissionalmente. A partir da constatação da impossibilidade da equivalência entre "Professor de Filosofia para Crianças" e "Professor de Filosofia", procuramos situar a questão específica, relativa aos professores que trabalham com o Programa, no debate mais amplo acerca da proletarização técnica e ideológica sofrida pelo docente, para tentar conhecer o lugar ocupado por esses professores nesse processo.Abstract: This research aims at formulating an analysis that delineates the professional identity of the teachers who work within the programme Philosophy for Children - Education for Thought, created by the American professor Matthew Lipman. Our analysis will focus on the role attributed to the teachers inside the programme and on the knowledge, skills and competences that teachers should demonstrate in order to perform their role, in contraposition to the minimum requirements needed and to the model of education/training idealized by the very creator of the proposal. Sources used included works by Lipman published in Brazil, some papers written by his main critics and commentators, as well as records and notes taken from the observation of courses offered by the centre responsible for the education of these teachers in Minas Gerais. Our goal is to verify, in the light of the conceptions of Philosophy and Education inherent to the Programme, if there are contradictions between the role that teachers should perform in the classroom and the education/training that is offered to them so that they can reach who they are professionally. After noting the impossibility of equalling a 'Philosophy Teacher for Children' and a 'Philosophy Teacher', we sought to situate the specific question, related to the teachers who work with the programme, within a wider debate about the technical and ideological proletarization undergone by teachers, in order to try to understand the place taken by these teachers in this process.MestradoHistória, Filosofia e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Silveira, Renê José Trentin, 1963-Rodrigo, Lidia MariaKhohan, Walter OmarUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Marinês Barbosa de2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf213 p : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613273OLIVEIRA, Marinês Barbosa de. Professores de filosofia para crianças: quem são eles? Uma análise crítico diagnósticas da construção de identidade profissional dos professores que trabalham com o Programa Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. 2010. 213 p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613273. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/777349porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-30T09:34:18Zoai::777349Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-08-30T09:34:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores de filosofia para crianças : quem são eles? Uma análise crítico diagnósticas da construção de identidade profissional dos professores que trabalham com o Programa Filosofia para Crianças de Matthew Lipman
Teachers of philosophy for children : who are they? A smooth critical diagnosis of the construction of identity of teachers who work with the Program Philosophy for Children by Matthew Lipman
title Professores de filosofia para crianças : quem são eles? Uma análise crítico diagnósticas da construção de identidade profissional dos professores que trabalham com o Programa Filosofia para Crianças de Matthew Lipman
spellingShingle Professores de filosofia para crianças : quem são eles? Uma análise crítico diagnósticas da construção de identidade profissional dos professores que trabalham com o Programa Filosofia para Crianças de Matthew Lipman
Oliveira, Marinês Barbosa de
Filosofia
Educação
Formação de professores
Filosofia - Estudo e ensino
Filosofia e crianças
Philosophy
Education
Teacher training
Philosophy - Study and teaching
Philosophy and children
title_short Professores de filosofia para crianças : quem são eles? Uma análise crítico diagnósticas da construção de identidade profissional dos professores que trabalham com o Programa Filosofia para Crianças de Matthew Lipman
title_full Professores de filosofia para crianças : quem são eles? Uma análise crítico diagnósticas da construção de identidade profissional dos professores que trabalham com o Programa Filosofia para Crianças de Matthew Lipman
title_fullStr Professores de filosofia para crianças : quem são eles? Uma análise crítico diagnósticas da construção de identidade profissional dos professores que trabalham com o Programa Filosofia para Crianças de Matthew Lipman
title_full_unstemmed Professores de filosofia para crianças : quem são eles? Uma análise crítico diagnósticas da construção de identidade profissional dos professores que trabalham com o Programa Filosofia para Crianças de Matthew Lipman
title_sort Professores de filosofia para crianças : quem são eles? Uma análise crítico diagnósticas da construção de identidade profissional dos professores que trabalham com o Programa Filosofia para Crianças de Matthew Lipman
author Oliveira, Marinês Barbosa de
author_facet Oliveira, Marinês Barbosa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Renê José Trentin, 1963-
Rodrigo, Lidia Maria
Khohan, Walter Omar
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marinês Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Educação
Formação de professores
Filosofia - Estudo e ensino
Filosofia e crianças
Philosophy
Education
Teacher training
Philosophy - Study and teaching
Philosophy and children
topic Filosofia
Educação
Formação de professores
Filosofia - Estudo e ensino
Filosofia e crianças
Philosophy
Education
Teacher training
Philosophy - Study and teaching
Philosophy and children
description Orientador: Renê Jose Trentin Silveira
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613273
OLIVEIRA, Marinês Barbosa de. Professores de filosofia para crianças: quem são eles? Uma análise crítico diagnósticas da construção de identidade profissional dos professores que trabalham com o Programa Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. 2010. 213 p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613273. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613273
identifier_str_mv OLIVEIRA, Marinês Barbosa de. Professores de filosofia para crianças: quem são eles? Uma análise crítico diagnósticas da construção de identidade profissional dos professores que trabalham com o Programa Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. 2010. 213 p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613273. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/777349
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
213 p : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189040183836672