Pedagogia do trabalho : seus principios no cotidiano escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581104 |
Resumo: | Orientador : Olinda M. Noronha |
id |
UNICAMP-30_15cc35803ab74913651f8b979cfd7cdd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::71926 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia do trabalho : seus principios no cotidiano escolarTrabalhadores - EducaçãoMenores - EmpregoFormação profissionalIdeologia e educaçãoOrientador : Olinda M. NoronhaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A Tese teve corno objeto de estudo o resgate do sentido do trabalho corno princípio educativo na educação escolarizada. Mostrando a existência de certa controvérsia entre os educadores brasileiros que nas últimas décadas têm se preocupado com a relação trabalho-educação, bem corno, a controvérsia nos discursos acadêmicos acerca do conhecimento a ser transmitido à classe trabalhadora. Em Marx e Engels ressaltou-se alguns aspectos do trabalho corno princípio educativo, na concepção destes autores que mesmo, não tendo eles escrito urna obra expressamente pedagógica, apresentaram, no entanto, urna dimensão pedagógica nessa obra com a preocupação demonstrada com a educação do trabalhador. E Gramsci que sendo educador sem ser pedagogo, mostra no seu discurso a dialética da construção teórico-prática de um saber da e para a classe trabalhadora. Já Manacorda que faz as suas mediações nos autores acima, evidencia as contradições do grande desenvolvimento científico o qual separa a ciência do trabalho e a grande defasagem da formação escolar. O estudo ressaltou a importância de se dotar os trabalhadores de saber, não de qualquer saber, porém, de um saber instrumentalizado, a fim de estarem conscientes de sua contemporaneidade e poderem participar democraticamente do seu tempo. Contribui o estudo para urna análise crítica do momento histórico vivido pela educação brasileira onde o fracasso educativo em grande parte tem se revelado pelo corte que se tem feito entre o saber ensinado na escola e a experiência de vida dos educandosDoutoradoFilosofia e História da EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Noronha, Olinda Maria, 1946-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFarias, Itamar Mazza de19941994-03-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf[199]f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581104FARIAS, Itamar Mazza de. Pedagogia do trabalho: seus principios no cotidiano escolar. 1994. [199]f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581104. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/71926porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T02:47:45Zoai::71926Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T02:47:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia do trabalho : seus principios no cotidiano escolar |
title |
Pedagogia do trabalho : seus principios no cotidiano escolar |
spellingShingle |
Pedagogia do trabalho : seus principios no cotidiano escolar Farias, Itamar Mazza de Trabalhadores - Educação Menores - Emprego Formação profissional Ideologia e educação |
title_short |
Pedagogia do trabalho : seus principios no cotidiano escolar |
title_full |
Pedagogia do trabalho : seus principios no cotidiano escolar |
title_fullStr |
Pedagogia do trabalho : seus principios no cotidiano escolar |
title_full_unstemmed |
Pedagogia do trabalho : seus principios no cotidiano escolar |
title_sort |
Pedagogia do trabalho : seus principios no cotidiano escolar |
author |
Farias, Itamar Mazza de |
author_facet |
Farias, Itamar Mazza de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Noronha, Olinda Maria, 1946- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Itamar Mazza de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalhadores - Educação Menores - Emprego Formação profissional Ideologia e educação |
topic |
Trabalhadores - Educação Menores - Emprego Formação profissional Ideologia e educação |
description |
Orientador : Olinda M. Noronha |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994 1994-03-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581104 FARIAS, Itamar Mazza de. Pedagogia do trabalho: seus principios no cotidiano escolar. 1994. [199]f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581104. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) FARIAS, Itamar Mazza de. Pedagogia do trabalho: seus principios no cotidiano escolar. 1994. [199]f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581104. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/71926 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf [199]f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188762527203328 |