Modelos de recursividade aplicados à percussão com suporte tecnológico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619057 |
Resumo: | Orientadores: Jônatas Manzolli, Fernando Augusto de Almeida Hashimoto |
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Modelos de recursividade aplicados à percussão com suporte tecnológicoModels of recursion applied to percussion mediated by technological processProcesso gradual (Música)Instrumentos de percussãoClassificaçãoRecursãoDjembêGradual process (Music)Percussion instrumentsTaxonomyRecursionDjembeOrientadores: Jônatas Manzolli, Fernando Augusto de Almeida HashimotoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Dentro da linha de pesquisa de processos criativos voltados à composição e à improvisação por meios acústicos e tecnológicos, a Tese apresenta um estudo focado na aplicação de processos graduais e recursivos para gerar estruturas musicais no contexto da percussão mediada por suporte tecnológico. Do repertório para percussão vinculada à noção de Processo Gradual, conceito criado por Reich (1968), extraíram-se Modelos para Processos Criativos em Percussão (MPCP). O estudo pormenorizado desses modelos permitiu a articulação de nuances, detalhes e diferenças existentes nos processos graduais aplicados à percussão, aqui representada pelo instrumento africano Djembê. O processamento computacional permitiu identificar, organizar, controlar e expandir as diferenças presentes nas estruturas sonoras através da criação de uma Taxonomia de Gestos Musicais Interpretativos (TGMI). Analisou-se o espectrograma para medir as frequências características e as durações das ressonâncias do Djembê. Tais medições, relacionadas às características físicas e geométricas do instrumento e com a parametrização da TGMI, nortearam o desenvolvimento de processos de interação musical. Adotaram-se, ainda, outros dois componentes na metodologia de pesquisa: 1) Modelagem sonora pré-composicional em que amostras sonoras do Djembê foram gravadas, analisadas e relacionadas às possibilidades de controle por computador - procedimento realizado em tempo diferido. O processo de análise foi conduzido à aplicação sistemática dos MPCP em Estudos Recursivos para Improvisação em Tempo Real; 2) Oficinas de criação em que foram relacionados ciclos musicais aplicados ao Djembê e manipulados pela improvisação via programação em Pure Data (PD), em tempo real. Ao final, concluiu-se que o conceito de Processo Gradual de Reich, relacionado aos instrumentos de percussão, foi ampliado com a TGMI desenvolvida durante a pesquisa. O processamento computacional vinculado a recursividade permitiram a manipulação de nuances sonoras encontradas nas oficinas, que produziram novos modelos timbrístico texturais no contexto da performance musical mediada por processos tecnológicosAbstract: This Thesis presents a research on creative processes focusing composition and improvisation with percussion instruments and technology. It is a study on an application of Music Gradual Processes and recursive structures to musical improvisation. More specifically, it studies works composed for percussion based on the notion of Gradual Process, a concept created by Reich (1968), and extract from them Models for Creative Processes in Percussion (MPCP). The detailed study of these models brought up the possibility of articulating the nuances, details, variations on gradual processes applied to percussion. Further, we apply these models in compositional studies for the African percussion instrument - Djembe. The recursive models enabled to organize, control and expand the variation sound structures through the development of a methodology for a Taxonomy of Interpretive Musical Gestures (TGMI) of the Djembe. We analyzed the spectrogram to measure characteristic frequencies and durations of resonances produced by the Djembe. Such quantitative measures, which are related to the physical and geometrical characteristics of this instrument, enabled musical interaction in real time. In addition to this quantitative analysis, research methodology was based on two other components: 1) Workshops where the Djembe sound samples were recorded, analyzed and related to control via digital technology - procedure performed off-line; 2) Workshops in which they were created music cycles applied to African percussion instruments and manipulated through improvisation, used to generate melodic textural profiles programmatically in Pure Data (PD), a procedure performed in real time. Then the analysis was conducted to a systematic development of recursive MPCP Studies for Improvisation in real time. The Thesis conclusion point out to: Reich's Gradual Process concept, related exclusively with percussion instruments, has been expanded with the TGMI and computer processing enabled creation of new models for timbre and textural improvisation and for studying musical performance mediated by digital technologyDoutoradoProcessos CriativosDoutor em Música[s.n.]Manzolli, Jônatas, 1961-Hashimoto, Fernando Augusto de Almeida, 1972-Ferraz, SilvioMaia Junior, AdolfoAlmeida, Anselmo Guerra deTraldi, Cesar AdrianoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCampos, Cleber da Silveira20122012-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf application/x-compressed mp4183 p. : il. + 1 DVD.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619057CAMPOS, Cleber da Silveira. Modelos de recursividade aplicados à percussão com suporte tecnológico. 2012. 183 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619057. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/895639https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/895639https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/895639https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/895639https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/895639https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/895639https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/895639https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/895639https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/895639https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/895639https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/895639https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/895639https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/895639https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/895639porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-16T18:00:43Zoai::895639Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-08-16T18:00:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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