Performance, corpo e tecnologia : operações rituais e percepção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610432 |
Resumo: | Orientador: Regina Aparecida Polo Muller |
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Performance, corpo e tecnologia : operações rituais e percepçãoPerformance, body and technology : ritual operations and perceptionPerformance (Arte)MúsicaRitualXamanismoInstalações (Arte)PercepçãoPerformanceMusicRitualShamanismInstallationPerceptionOrientador: Regina Aparecida Polo MullerTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho foi realizado a partir de dois olhares: de um lado, o olhar que busca uma poética de criação, localizada no domínio da arte contemporânea; de outro, o olhar que estuda o ritual e as operações criativas em performances tradicionais. Estes dois olhares formam uma única percepção, que explora o tema da transformação corporal e da criação em performance, focado na relação do corpo com o espaço, o som e os objetos. Para estudar estas relações, investiguei no ritual xamanístico denominado maraká, realizado pelo povo indígena Asuriní do Xingu, os elementos operacionais de sua performance, as relações que o xamã e o wanapy (papéis rituais do maraká) desenvolvem com a preparação do espaço e o manuseio de objetos plásticos e sonoros enquanto agentes de sua transformação corporal. Acompanhei o processo de preparação do espaço ritual do maraká e assisti a realização dos ritos. Esta investigação, por sua vez, forneceu recursos para observar uma relação específica que a Arte da Performance desenvolve com o espaço, os objetos e as tecnologias contemporâneas: estes elementos são utilizados para transformar as percepções, como os objetos utilizados no ritual maraká. Tecendo este tema, abordado a partir desta perspectiva, criei uma instalação interativa utilizando recursos tecnológicos digitais, cujos conteúdos referem-se à experiência de campo.Abstract: This work was accomplished from two perspectives: on one hand, the viewpoint of the poetry of creation, located in the domain of contemporary art; on the other hand, the viewpoint that studies the ritual and the creative operations in traditional performances. These two viewpoints form one perception that explores the subject of the corporeal transformation and creativity in performance, focused on the relationship of the body withthe space, the sound and the objects. To study these relationships, I researched the shamanic ritual called maraká, performed by the indigenous people Asuriní do Xingu, the operational elements of its performance and the relationships that the shaman and wanapy - ritual papers of maraká - develop with the preparation of the space and the handling of the plastic and sonorous components as agents of its corporeal transformation. I accompanied the process of preparing the ritual space of maraká, and observed the performance of rites. This investigation, in turn, supplied resources to observe a specific relationship that the Performance Art develops with its space, objects within its space, and contemporary technologies: these elements are used to transform perceptions as objects used in the ritual maraká. Weaving this subject together from this viewpoint, I created an interactive installation using digital technological resources, whose contents are reflective of experience obtained in the field.DoutoradoArtesDoutor em Artes[s.n.]Muller, Regina Polo, 1950-Muller, Regina Polo, 1950-Quilici, Cassiano SydowDawsey, John C.Agra, Lucio Jose de Sá LeitãoMonteiro, Marianna Francisca MartinsUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNespoli, Eduardo2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf235 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610432NESPOLI, Eduardo. Performance, corpo e tecnologia: operações rituais e percepção. 2009. 235 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610432. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/469311porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-16T12:56:33Zoai::469311Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-04-16T12:56:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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