Validação de formulário para planejamento e elaboração de cenários de simulação realística em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kaneko, Regina Mayumi Utiyama, 1965-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13660
Resumo: Orientador: Maria Helena Baena de Moraes Lopes
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A elaboração de cenários para a implementação desta técnica é uma das fases importante para proporcionar ao participante uma experiência significativa e relevante no processo ensino aprendizagem. Apesar do seu uso crescente ainda há poucos estudos relacionados a roteiros teórico-práticos e manual operacional validados para a construção de cenários em simulação. A validação do formulário e seu manual operacional para a elaboração de cenários pelos juízes especialistas em simulação poderá facilitar a implementação e incorporação desta técnica nas instituições. Objetivos: Validar o conteúdo e a praticabilidade do Formulário de Planejamento e Elaboração de Cenários de Simulação Realística em Saúde (ForPEC) e seu Manual Operacional. Métodos: Tratou-se de um estudo metodológico de validação de conteúdo do formulário ForPEC e seu manual por peritos em simulação. Os oito juízes foram selecionados por meio da técnica de amostragem "bola de neve" e de acordo com os atributos do conceito de especialista/perito. Os juízes responderam um questionário de forma independente e individual e, a seguir, a validade do conteúdo foi mensurada pelo Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Após as correções e inserções recomendadas pelos especialistas, 28 participantes, profissionais de saúde e professores, utilizaram os instrumentos (ForPEC e seu manual operacional) para a elaboração e piloto/teste dos cenários. Os participantes também foram convidados para a atividade de grupo focal, após a elaboração dos cenários. Resultados: Todos os itens do ForPEC e do manual operacional alcançaram o IVC acima de 0,80, exceto em dois itens. O IVC total dos instrumentos foi de 0,98. Os juízes apresentaram 108 sugestões e comentários, dos quais, 79 foram incorporados ao ForPEC e seu manual. A avaliação da praticabilidade dos instrumentos realizada pelos participantes alcançou percentual de concordância acima de 96,43% em todas as alternativas exceto no item 3 ("Foi fácil a utilização do formulário ForPEC para a construção do seu cenário") que apresentou 75% de concordância. Oito participantes participaram do grupo focal e o emprego desta técnica possibilitou a captura de valiosas impressões de avaliação dos instrumentos. As discussões do grupo focal foram categorizadas em completude, praticidade e utilidade, de acordo com os comentários e sugestões. O ForPEC foi considerado um roteiro completo, flexível, prático, direcionador e intuitivo. Conclusão: O ForPEC e seu manual operacional demonstraram ser instrumentos válidos e a seleção criteriosa dos juízes proporcionou seu aperfeiçoamento com valiosos comentários e sugestões. Os instrumentos foram avaliados positivamente quanto a sua praticabilidade pelos participantes, após a elaboração de cenários técnicos e comportamentais, corroborados no grupo focal com sugestões para melhoriasAbstract: Introduction: Every human being has the right to safe, dignified and harmless care in health institutions. Realistic health care simulation has been used in education for training and continuing education of professionals to promote quality, safe and humanized care. Elaborating scenarios to implement this technique is one of the important phases to provide the participant with significant and relevant experience in the educational-learning process. Despite its increasing use, there are still few studies related to theoretical-practical scripts and a validated operation manual for designing simulation scenarios. Validation of the form and its operation manual for elaborating scenarios by expert judges in simulation can facilitate implementing and incorporating this technique in institutions. Objectives: To validate the content and usability of the Realistic Simulation Planning and Scenario Development Form (ForPEC) and its operation manual. Methods: A methodological validation study of the ForPEC form and its operation manual by experts in simulation. The eight judges were selected using the "snowball" sampling technique and according to the specialist/expert concept attributes. The judges answered a questionnaire independently and individually, and then the content validity was measured by the Content Validity Index (CVI). After the corrections and insertions recommended by the specialists, 28 participants (healthcare provider and teachers) used the tools (ForPEC and its operation manual) to elaborate and pilot/test the scenarios. Participants were also invited to the focus group activity, following the elaboration of the scenarios. Results: All the ForPEC and operation manual items reached a CVI above 0.80, except for two items. The total CVI of the instruments was 0.98. The judges presented 108 suggestions and comments, of which 79 were incorporated into ForPEC and its manual. The usability evaluation of the instruments carried out by the participants reached a percent agreement above 96.43% in all alternatives except item 3 ("It was easy to use the ForPEC form for constructing their scenario"), which presented 75% agreement. Eight participants were present in the focus group and used of this technique enabled capturing valuable evaluation impressions of the instruments. The focus group discussions were categorized in completeness, practicality and utility according to the comments and suggestions. ForPEC was perceived as a complete script, flexible, practical, directing and intuitive. Conclusion: The ForPEC form and its operation manual proved to be valid instruments and the careful selection by the judges provided improvement with valuable comments and suggestions. The instruments were positively evaluated as feasible by the participants after elaborating technical and behavioral scenarios corroborated in the focus group with suggestions for improvementsMestradoCuidado e Inovação Tecnológica em Saúde e EnfermagemMestra em Ciências da Saúde[s.n.]Lopes, Maria Helena Baena de Moraes, 1959-Carvalho, Emilia Campos deMonteiro, Maria InêsUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASKaneko, Regina Mayumi Utiyama, 1965-20192019-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (143 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/13660KANEKO, Regina Mayumi Utiyama. Validação de formulário para planejamento e elaboração de cenários de simulação realística em saúde. 2019. 1 recurso online (143 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13660. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363433Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T21:19:43Zoai::1363433Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-11-09T21:19:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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