A importância da simulação in situ para o ensino e avaliação de cenários do atendimento pediátrico de emergência porequipe multiprofissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-24082023-134938/ |
Resumo: | No cuidado assistencial aos pacientes pediátricos, muitas vezes, nos deparamos com situações de crises onde será exigido, da equipe multidisciplinar e multiprofissional, consistência nas condutas em relação às habilidades técnicas e nãotécnicas. A preparação dos profissionais da equipe para atuação nestes cenários deve ser pautada em conhecimentos amplos e consistentes, e desenvolvida por meio de competências específicas (de cada área profissional), comuns e colaborativas, envolvendo entre outras coisas, a comunicação adequada, o trabalho efetivo em equipe, capacidade para resolução de conflitos, liderança colaborativa, clareza de papéis, e atenção centrada no paciente/família, gerenciamento do próprio estresse e consciência situacional. A simulação in situ (SIS) tem demonstrado ser um método com grande potencialidade para preparação desses profissionais. Assim, objetivouse investigar a importância da simulação in situ para o ensino e avaliação de cenários do atendimento pediátrico de emergência por equipe multiprofissional. Através de estudo misto, trabalhou-se com a revisão integrativa para determinar o estado da arte da SIS na saúde, e na pediatria. Considerando os resultados, realizou-se a construção e validação de dois cenários multiprofissionais de SIS para manejo da remoção do paciente pediátrico na emergência, por meio da técnica de Delphi. E para avaliar as habilidades não técnicas, trabalhou-se com a tradução e adaptação cultural do checklist de habilidades não técnicas desenvolvido pela Mayo Clinic. O resultado desse esforço culminou em materiais reprodutíveis para o ensino e aprendizado das situações de risco dos cenários desenvolvidos, permitindo a melhoria na performance da equipe quando treinada com os produtos desenvolvidos para este fim. |
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A importância da simulação in situ para o ensino e avaliação de cenários do atendimento pediátrico de emergência porequipe multiprofissionalThe importance of in situ simulation for teaching and evaluating pediatric emergency care scenarios by a multidisciplinary teamEmergency medical servicesHigh fidelity simulation trainingPediatriaPediatricsServiços médicos de emergênciaTreinamento com simulação de alta fidelidadeNo cuidado assistencial aos pacientes pediátricos, muitas vezes, nos deparamos com situações de crises onde será exigido, da equipe multidisciplinar e multiprofissional, consistência nas condutas em relação às habilidades técnicas e nãotécnicas. A preparação dos profissionais da equipe para atuação nestes cenários deve ser pautada em conhecimentos amplos e consistentes, e desenvolvida por meio de competências específicas (de cada área profissional), comuns e colaborativas, envolvendo entre outras coisas, a comunicação adequada, o trabalho efetivo em equipe, capacidade para resolução de conflitos, liderança colaborativa, clareza de papéis, e atenção centrada no paciente/família, gerenciamento do próprio estresse e consciência situacional. A simulação in situ (SIS) tem demonstrado ser um método com grande potencialidade para preparação desses profissionais. Assim, objetivouse investigar a importância da simulação in situ para o ensino e avaliação de cenários do atendimento pediátrico de emergência por equipe multiprofissional. Através de estudo misto, trabalhou-se com a revisão integrativa para determinar o estado da arte da SIS na saúde, e na pediatria. Considerando os resultados, realizou-se a construção e validação de dois cenários multiprofissionais de SIS para manejo da remoção do paciente pediátrico na emergência, por meio da técnica de Delphi. E para avaliar as habilidades não técnicas, trabalhou-se com a tradução e adaptação cultural do checklist de habilidades não técnicas desenvolvido pela Mayo Clinic. O resultado desse esforço culminou em materiais reprodutíveis para o ensino e aprendizado das situações de risco dos cenários desenvolvidos, permitindo a melhoria na performance da equipe quando treinada com os produtos desenvolvidos para este fim.In the care of pediatric patients, we are often faced with crisis situations where they will be required, from the multidisciplinary and multiprofessional team, supporting the conducts in relation to technical and non-technical skills. The preparation of team professionals to work in these scenarios must be based on broad and consistent knowledge, and developed through specific skills (from each professional area), common and collaborative, involving, among other things, adequate communication, effective work in teamwork, conflict resolution skills, collaborative leadership, role clarity, patient/family-centered care, self-management of stress, and situational awareness. In situ simulation (SIS) has proven to be a method with great potential for preparing these professionals. Thus, the objective was to investigate the importance of in situ simulation for teaching and evaluating pediatric emergency care scenarios by a multidisciplinary team. Through a mixed study, an integrative review was used to determine the state of the art of SIS in health and in pediatrics. Considering the results, two multidisciplinary SIS scenarios were constructed and validated to manage the removal of pediatric patients in the emergency room, using the Delphi technique. And to assess non-technical skills, we worked with the translation and cultural adaptation of the checklist of non-technical skills developed by the Mayo Clinic. The result of this effort culminated in reproducible materials for teaching and learning about the risk situations of the presented scenarios, allowing an improvement in the performance of the team when trained with the products monitored for this purpose.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLima, Sara FitermanPereira Junior, Gerson AlvesSantos, Marcos Maciel Candido Justino dos2023-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-24082023-134938/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-24082023-134938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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