Tradução e representação no ensino de literatura estrangeira : um lugar "ente-linguas"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olher, Rosa Maria
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612229
Resumo: Orientador: Maria José R. F. Coracini
id UNICAMP-30_17e5c9be65be34e139cef240f1522156
oai_identifier_str oai::770157
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Tradução e representação no ensino de literatura estrangeira : um lugar "ente-linguas"Translation and representation in foreign literature teaching : an "inter-language" spaceTraduçãoLiteratura estrangeiraRepresentação de traduçãoTranslationForeign literatureRepresentation of translationOrientador: Maria José R. F. CoraciniAcompanha 1 DVD-ROM o esemplar de tese do IELTese (doutorado) - Universdiade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho tem como objetivo geral ampliar as discussões sobre as representações de tradução, no contexto de ensino superior de literaturas estrangeiras, com base na visão discursivo-desconstrucionista. Para a análise e discussão, foram entrevistados professores de literaturas estrangeiras de nível superior, no Brasil e nos Estados Unidos da América, os quais responderam questões relacionadas à tradução, ao ensino de literatura e à leitura de textos literários estrangeiros. A hipótese de que o contexto de ensino superior de literaturas estrangeiras coloca a tradução como secundária é discutida e problematizada através da relação que se estabelece entre original e tradução e da discussão das representações que os sujeitos envolvidos têm de tradução, a partir de suas posições discursivas de professores e de leitores. Os resultados das discussões mostraram que as representações sobre tradução, no contexto brasileiro investigado, são construídas a partir de noções como: (in)fidelidade, autoria e originalidade, bem como da preferência pelo uso da língua estrangeira e pela leitura do texto original, problematizadas como resultado do lugar "entre-línguas" ocupado pelos sujeitos entrevistados. No contexto norte-americano específico e amostrado, as regularidades estão associadas à tradução como diferença, necessidade, dependência e suplemento, discutidas como resultado da hegemonia cultural da língua inglesa e da fragmentação identitária do sujeito pós-moderno, aqui chamado de sujeito traduzido. O aspecto comum, no resultado de análise dos dois contextos, foi observado no imbricamento do discurso institucional maior (discurso científico e institucionalizado) com as formações discursivas dos sujeitos ali constituídosAbstract: The aim of this research study is to enhance discussions on translation representation in foreign literature teaching, based on a discursive-deconstructionist view. Some professors of foreign literature were interviewed in Brazil and in the United States of America. The questions provided were specifically related to translation, foreign literature teaching in higher education and reading of foreign literary text. The hypothesis that translation is relegated to a secondary role, in the context of foreign literature teaching, is argued through the relationship established between original text and translated text and also through the discussion of the interviewees? representations of translation as professors and as readers. Some results of the discussion showed that, in the Brazilian teaching context under analysis, the representations were mostly related to: (un)fidelity, authorship and originality, as well as to the preference for the use of the foreign language and for the reading of the original text, which were discussed as a result of the "inter-language" place which interviewees interact with. In the North American context, representations of the interviwees were summarized as: translation as difference, necessity, dependency and supplement, argued as a result of the English language cultural hegemony and of the individual?s identity fragmentation in postmodern society. A common point was observed in both contexts: the overlapping of larger institutional discourse (institutionalized scientific discourse) with the individuals? discursivety constituted in and by that academic contextDoutoradoTeoria, Prática e Ensino da TraduçãoDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-Seligmann-Silva, MárcioRodrigues, Cristina CarneiroGuerra, Vania Maria LescanoWielewicki, Vera Helena GomesUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOlher, Rosa Maria2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf191 p. + + 1 CD-ROM.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612229OLHER, Rosa Maria. Tradução e representação no ensino de literatura estrangeira: um lugar "ente-linguas". 2010. 191 p. + Tese (doutorado) - Universdiade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612229. Acesso em: 8 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/770157porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:53:38Zoai::770157Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:53:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tradução e representação no ensino de literatura estrangeira : um lugar "ente-linguas"
Translation and representation in foreign literature teaching : an "inter-language" space
title Tradução e representação no ensino de literatura estrangeira : um lugar "ente-linguas"
spellingShingle Tradução e representação no ensino de literatura estrangeira : um lugar "ente-linguas"
Olher, Rosa Maria
Tradução
Literatura estrangeira
Representação de tradução
Translation
Foreign literature
Representation of translation
title_short Tradução e representação no ensino de literatura estrangeira : um lugar "ente-linguas"
title_full Tradução e representação no ensino de literatura estrangeira : um lugar "ente-linguas"
title_fullStr Tradução e representação no ensino de literatura estrangeira : um lugar "ente-linguas"
title_full_unstemmed Tradução e representação no ensino de literatura estrangeira : um lugar "ente-linguas"
title_sort Tradução e representação no ensino de literatura estrangeira : um lugar "ente-linguas"
author Olher, Rosa Maria
author_facet Olher, Rosa Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-
Seligmann-Silva, Márcio
Rodrigues, Cristina Carneiro
Guerra, Vania Maria Lescano
Wielewicki, Vera Helena Gomes
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Olher, Rosa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Tradução
Literatura estrangeira
Representação de tradução
Translation
Foreign literature
Representation of translation
topic Tradução
Literatura estrangeira
Representação de tradução
Translation
Foreign literature
Representation of translation
description Orientador: Maria José R. F. Coracini
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612229
OLHER, Rosa Maria. Tradução e representação no ensino de literatura estrangeira: um lugar "ente-linguas". 2010. 191 p. + Tese (doutorado) - Universdiade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612229. Acesso em: 8 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612229
identifier_str_mv OLHER, Rosa Maria. Tradução e representação no ensino de literatura estrangeira: um lugar "ente-linguas". 2010. 191 p. + Tese (doutorado) - Universdiade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612229. Acesso em: 8 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/770157
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
191 p. + + 1 CD-ROM.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1798511702106439680