Sob o olhar da esfinge : Federico Zeri, connoisseurship e fotografias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damásio, Kevin Luís, 1993-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641183
Resumo: Orientador: Patricia Dalcanale Meneses
id UNICAMP-30_18371024e7d212aa6b8b41e4af821746
oai_identifier_str oai::1162368
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Sob o olhar da esfinge : Federico Zeri, connoisseurship e fotografiasUnder the sphinx's gaze : Federico Zeri, connoisseurship and photographsZeri, Federico, 1921-1998EspecialistaFotografiaPintura italianaPintura e decoração mural renascentista - AtribuiçãoDocumentosHistoriadores de arteExpertisePhotographyPainting, ItalianRenaissance painting and mural decoration - AttributionDocumentsOrientador: Patricia Dalcanale MenesesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Este trabalho visa investigar e problematizar elementos da ação do connoisseur em paralelo com as implicações do advento da fotografia di riproduzione. Para tanto, discorreremos sobre Federico Zeri, figura de fundamental relevância na história da arte italiana, e a constituição de sua reconhecida fototeca, um dos mais destacados esforços de preservação cultural e constituição de um instrumental comparativo no âmbito pictórico europeu. Sob estas questões, visa-se inquirir como a emergência de uma nova semântica da fotografia di riproduzione, derivada da nascente linguagem fotográfica inaugurada no séc. XIX, responde ao contato com as técnicas tradicionais vinculadas à figura do connoisseur. Assim, implica-se que a riproduzioni in fotografia, tecida no debate entre sua posição exclusivamente documental ou como elemento autônomo e de apreciação estética própria, conduz ao surgimento de aspectos não evidenciados no debate da teoria fotográfica. Mediante a avaliação do sentido e uso da fotografia di riproduzionena trajetória de Zeri, pretende-se notabilizar como este aparente instrumento conduz a alterações em seu processo de atribuição e para seu julgamento estético, além de deslocamentos das perspectivas tradicionais do olhar. Ao fim, a emergência de tais questões provocariam mudanças de causalidades e julgamentos valorativos que transbordariam a esfera restrita do connoisseur, podendo gerarimplicações mais ampliadas no campo artístico.Abstract: This work aims to investigate and problematize elements of the connoisseur's action in parallel with the implications of the advent of the fotografia di riproduzione. For this purpose, we will approach Federico Zeri, a fundamentally important figure in the history of Italian art, and the constitution of his renowned photo library, one of the most outstanding efforts for cultural preservation and constitution of a comparative instrument in the European pictorial scope. Under these questions, we aim to inquire how the emergence of a new semantics of the fotografia di riproduzione, derived from the nascent photographic language inaugurated in the 19th century, responds to the contact with traditional techniques linked to the figure of the connoisseur. Thus, it is implied that the riproduzioni in fotografia, inserted into the debate between its exclusively documental position or as an autonomous element and with a proper aesthetic appreciation, leads to the appearance of aspects not evidenced in the debate of photographic theory. By assessing the meaning and use of the fotografia di riproduzione in Zeri's trajectory, it is intended to highlight how this apparent instrument leads to changes in its attribution process and to its aesthetic judgment, in addition to shifts in the traditional perspectives of the gaze. In the end, the emergence of such issues could cause changes in causalities and evaluative judgments that could overflow the restricted sphere of the connoisseur, generating wider implications in the artistic field.MestradoHistória da ArteMestre em HistóriaCNPQ130774/2019-7[s.n.]Meneses, Patricia Dalcanale, 1980-Magalhães, Ana GonçalvesMarques Filho, Luiz CesarUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDamásio, Kevin Luís, 1993-20212021-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 213 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641183DAMÁSIO, Kevin Luís. Sob o olhar da esfinge: Federico Zeri, connoisseurship e fotografias . 2021. 1 recurso online ( 213 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641183. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1162368Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-29T11:43:16Zoai::1162368Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-04-29T11:43:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sob o olhar da esfinge : Federico Zeri, connoisseurship e fotografias
Under the sphinx's gaze : Federico Zeri, connoisseurship and photographs
title Sob o olhar da esfinge : Federico Zeri, connoisseurship e fotografias
spellingShingle Sob o olhar da esfinge : Federico Zeri, connoisseurship e fotografias
Damásio, Kevin Luís, 1993-
Zeri, Federico, 1921-1998
Especialista
Fotografia
Pintura italiana
Pintura e decoração mural renascentista - Atribuição
Documentos
Historiadores de arte
Expertise
Photography
Painting, Italian
Renaissance painting and mural decoration - Attribution
Documents
title_short Sob o olhar da esfinge : Federico Zeri, connoisseurship e fotografias
title_full Sob o olhar da esfinge : Federico Zeri, connoisseurship e fotografias
title_fullStr Sob o olhar da esfinge : Federico Zeri, connoisseurship e fotografias
title_full_unstemmed Sob o olhar da esfinge : Federico Zeri, connoisseurship e fotografias
title_sort Sob o olhar da esfinge : Federico Zeri, connoisseurship e fotografias
author Damásio, Kevin Luís, 1993-
author_facet Damásio, Kevin Luís, 1993-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meneses, Patricia Dalcanale, 1980-
Magalhães, Ana Gonçalves
Marques Filho, Luiz Cesar
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em História
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Damásio, Kevin Luís, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Zeri, Federico, 1921-1998
Especialista
Fotografia
Pintura italiana
Pintura e decoração mural renascentista - Atribuição
Documentos
Historiadores de arte
Expertise
Photography
Painting, Italian
Renaissance painting and mural decoration - Attribution
Documents
topic Zeri, Federico, 1921-1998
Especialista
Fotografia
Pintura italiana
Pintura e decoração mural renascentista - Atribuição
Documentos
Historiadores de arte
Expertise
Photography
Painting, Italian
Renaissance painting and mural decoration - Attribution
Documents
description Orientador: Patricia Dalcanale Meneses
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-02-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641183
DAMÁSIO, Kevin Luís. Sob o olhar da esfinge: Federico Zeri, connoisseurship e fotografias . 2021. 1 recurso online ( 213 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641183. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641183
identifier_str_mv DAMÁSIO, Kevin Luís. Sob o olhar da esfinge: Federico Zeri, connoisseurship e fotografias . 2021. 1 recurso online ( 213 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641183. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1162368
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 213 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189172361035776