Cidadania e educação : analise comparativa dos processos redemocratizantes da Espanha e do Brasil ressaltando suas leis de diretrizes e bases

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Angela Viana Machado
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583052
Resumo: Orientador: Maria da Gloria Gohn
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spelling Cidadania e educação : analise comparativa dos processos redemocratizantes da Espanha e do Brasil ressaltando suas leis de diretrizes e basesCidadaniaEducaçãoDemocraciaOrientador: Maria da Gloria GohnAcompanha anexoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho examina as transições à democracia vividas pela Espanha e Brasil através das leis e projetos de diretrizes e bases da educação. Neste sentido estudamos dentro dos dois contextos nacionais, ou das conjunturas dos países durante a transição, os acontecimentos relevantes que demarcaram o término dos regimes anteriores; os cenários onde se desenvolveram as ações; os atores que deles participaram; e a relação de forças que ali se estabeleceu. Compreendemos que as leis de educação foram o resultado de um processo que emergiu paralelo a democratização do Estado, cujo produto final (o texto), só pode ser entendido ao analisarmos as mediações e os embates que se deram durante suas elaborações. Em conseqüência ao estudo das forças políticas que propiciaram a democratização, identificamos nas leis e projetos da educação a ampliação das categorias, cidadania e democracia. No intuito de maior compreensão dos universos estudados utilizamos, como subsídio, a analise comparativa buscando compreender as diferenças e semelhanças entre os dois contextos. As leis e projetos foram o reflexo das expectativas dos diferentes grupos ligados a educação segundo o jogo de forças que ali se estabeleceu, tendo como resultado em seus textos finais, avanços e retrocessos na democratização ensinoAbstract: This dissertation is devoted to the study of the transitions to the democracy in Spain and Brazil based on the analysis of guideline projects and education basis. For this purpose, we studied , inside the two national context or inside the circumstances of both countries during the transition, the relevant facts that determined the end of the previous regime; the scenery where the actions occurred, the personage involved; and the established power relations. We understand the education laws were the result of a process that emerged in parallel to the democratization of the State, and which final result (the text) can only be understood on the light ofthe power relations that took place during the development penned. As a consequence of the study of the political groups that promoted the democratization, we identified in the education laws and projects the extend the categones, citizenship and democracy. We used the comparative analysis of the differences and similarities between the two contexts, with the objective of reaching a better understanding of the studied universes. The laws and projects reflected the perceptive of the two different groups linked to education which resulted in the final text, the forwards and backwards of the education democratization processDoutoradoAdministração e Supervisão EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Gohn, Maria da Glória Marcondes, 1947-Universidade Estadual de CampinasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFernandes, Angela Viana Machado19951995-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf2v.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583052FERNANDES, Angela Viana Machado. Cidadania e educação: analise comparativa dos processos redemocratizantes da Espanha e do Brasil ressaltando suas leis de diretrizes e bases. 1995. 2v Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583052. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/99404porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T06:09:37Zoai::99404Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T06:09:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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