Proposta interacionista do ensino do judô : avaliação de intervenção longitudinal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joaquim, Cássia dos Santos, 1980-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17010
Resumo: Orientador: Paulo Cesar Montagner
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spelling Proposta interacionista do ensino do judô : avaliação de intervenção longitudinalInteractionist proposal for judo teaching : evaluation of longitudinal interventionEsportes - Estudo e ensinoJudôExtensão universitáriaSports - Study and teachingJudoUniversity extensionOrientador: Paulo Cesar MontagnerTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: O Judô Kodokan é uma arte marcial com seu marco de criação em 1882, quando o mestre Jigoro Kano funda o Instituto Kodokan, local onde os alunos internos viviam sua prática de forma integral, ou seja, o judô como filosofia de vida. Diante dessa imersão, muitos aspectos do aprendizado eram potencializados, como por exemplo, a compreensão das minúcias do combate. Com a impossibilidade desse envolvimento intenso na atualidade e a permanência prioritária de aspectos de ensino tecnicista tradicional, os praticantes contemporâneos apresentam maior dificuldade em alcançar o mesmo nível de conhecimento. Por outro lado, surgem novas propostas de ensino de esporte cujas características mostram-se pertinentes para a estimulação da compreensão da modalidade em sua complexidade. Por isso, o objetivo deste estudo é apresentar nova proposta de ensino do judô baseada em princípios interacionistas e avaliar as respostas alcançadas por meio da implantação do método em programa de extensão universitária. A metodologia de pesquisa aplicada foi qualitativa, do tipo propositiva descritiva-exploratória e foram empregados como instrumentos para coleta de dados o diário de campo, filmagens e testes cognitivos-motores de 11 participantes de nove a 12 anos, sem nenhuma vivência prévia na modalidade, durante oito meses, desde a implementação do programa até o início da pandemia de COVID-19 quando a pesquisa de campo teve que ser interrompida abruptamente. Os dados foram triangulados e categorizados através da análise de conteúdo e foi possível perceber: todos os participantes apresentaram aprimoramento no entendimento da dinâmica da luta mediante o estímulo oferecido pelo oponente; as movimentações impostas pelo oponente (ações de puxar, empurrar ou girar) favoreceram diferentes níveis de complexidade nas respostas dos participantes; e, a aparição de sequência de golpes sem serem pré-estipulados sugere possibilidade de ensino a partir das janelas de oportunidades que surgem pela imprevisibilidade do jogo/luta. É possível afirmar que os participantes apresentaram permanente aprofundamento na compreensão da dinâmica do jogo do judô a partir da construção de técnicas eficazes e coerentes para a resolução de seus problemas, além do entendimento do momento adequado para a sua execução (timing)Abstract: Kodokan Judo is a martial art with its creation in 1882, when master Jigoro Kano founded the Kodokan Institute, a place where interns lived their practice in an integral way, that is, judo as a philosophy of life. Given this immersion, many aspects of learning were enhanced, such as understanding the details of combat. With the impossibility of this intense involvement today and the continued priority of aspects of traditional technical teaching, contemporary practitioners have greater difficulty in reaching the same level of knowledge. On the other hand, new proposals for teaching sports emerge whose characteristics are relevant for stimulating understanding of the sport in its complexity. Therefore, the objective of this study is to present a new judo teaching proposal based on interactionist principles and evaluate the responses achieved through the implementation of the method in a university extension program. The research methodology applied was qualitative, of the propositional-descriptive-exploratory type and the field diary, filming and cognitive-motor tests of 11 participants aged nine to 12 years old, with no previous experience in the modality, were used as instruments for data collection. for eight months, from program implementation until the start of the COVID-19 pandemic when field research had to be abruptly stopped. The data was triangulated and categorized through content analysis and it was possible to perceive: all participants showed an improvement in their understanding of the dynamics of the fight through the stimulus offered by the opponent; the movements imposed by the opponent (pulling, pushing or turning) favored different levels of complexity in the participants' responses; and, the appearance of a sequence of blows without being pre-stipulated suggests the possibility of teaching based on the windows of opportunities that arise due to the unpredictability of the game/fight. It is possible to affirm that the participants showed permanent deepening in their understanding of the dynamics of the judo game through the construction of effective and coherent techniques for solving their problems, in addition to understanding the appropriate moment for their execution (timing)AbertoDoutoradoBiodinâmica do Movimento e EsporteDoutora em Educação FísicaCNPQ141728/2018-3CAPES001[s.n.]Montagner, Paulo Cesar, 1963-Gomes, Mariana Simões PimentelSampaio, Ricardo Aurélio CarvalhoTosim, AlessandroVenditti Júnior, RubensUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASJoaquim, Cássia dos Santos, 1980-20232023-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (170 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/17010JOAQUIM, Cássia dos Santos. Proposta interacionista do ensino do judô: avaliação de intervenção longitudinal. 2023. 1 recurso online (170 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17010. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1380229porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T23:03:29Zoai::1380229Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-04-29T23:03:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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