Sistema nervoso X demais sistemas : diagnostico do conhecimento previo em alunos ingressantes no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Danielle Fernandes da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609360
Resumo: Orientador: Humberto Santo Neto
id UNICAMP-30_19551363f99cca6d828e4706b6066491
oai_identifier_str oai::442669
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Sistema nervoso X demais sistemas : diagnostico do conhecimento previo em alunos ingressantes no ensino superiorNervous system x others : diagnosis of university first-year students prior knowledgeAnatomia - Estudo e ensinoSistema nervosoEstudantes universitários - AvaliaçãoAnatomy teachingNervous systemCollege students - RatingOrientador: Humberto Santo NetoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: A Biologia é uma disciplina do Ensino Médio cujo objetivo é fornecer noções básicas de como funciona o mundo onde vivemos e de como os seres vivos se relacionam com o ambiente e como interagem, além de conhecer a estrutura e o funcionamento do corpo humano. Em cursos superiores, sobretudo os da área Biológica, essas noções básicas são fundamentais para facilitar o acompanhamento de disciplinas como a Anatomia e a Fisiologia. Entre os assuntos que despertam curiosidade, e ao mesmo tempo apresentam-se com dificuldades ao serem abordados em sala de aula, estão as Neurociências, cujas dificuldades no ensino/aprendizagem podem estar relacionadas à complexidade da natureza tridimensional do Sistema Nervoso. Este trabalho admite a hipótese de que os alunos que ingressam em cursos superiores da área de Ciências Biológicas possuem menor conhecimento dos assuntos relacionados ao Sistema Nervoso em relação aos demais sistemas orgânicos. Outros objetivos deste trabalho foram: examinar o quanto do assunto sistema nervoso tem sido exigido pelos exames vestibulares, e como os livros trazem o assunto "Neurociências", para saber o tipo de material de que os alunos dispõem para estudar fora da sala de aula. Aplicamos uma avaliação diagnóstica contendo assuntos relacionados à Anatomia e Fisiologia no Ensino Médio a alunos ingressantes de duas Instituições de Ensino Superior públicas paulistas, no 1º dia letivo de todos os cursos da área biológica em cujo currículo consta a disciplina de Anatomia. No total, foram aplicados 308 questionários. Na comparação entre os acertos do Sistema Nervoso e os dos outros sistemas, a média para o Sistema Nervoso foi significativamente menor (p < 0,05). Com relação às questões de Vestibular, analisamos no total 1108 questões de Anatomia/Fisiologia. A porcentagem das questões referentes ao Sistema Nervoso não é diferente daquelas dos Sistemas Respiratório, Endócrino, Urinário e Locomotor, embora seja significativamente menor quando comparadas aos Sistemas Reprodutor e Circulatório.Abstract: Knowledge in Neuroanatomy is crucial to understand others "neuro" subjects such as Physiology, Pathology, Surgery and Imaging for students in health sciences. However, teaching Neuroanatomy, is not an easy task and although students often find the brain to be a marvel of complexity they always have difficulty in learning and sometimes they even refuse to take classes that cover brain anatomy. In this study, we hypothesized that in Brazil, at the time students enroll to health sciences courses they may know less about Nervous System than others issues in Gross Anatomy. In this study, a 30 multiple-choice tests being 5 tests of each system in Gross Anatomy: Digestive, Respiratory, Circulatory, Urinary, Nervous and Genital based on the secondary schools programs was applied. Tests were extracted from a database representative freely available at a website and they were sequentially ordained as above quoted. Participants were 308 students of health sciences that enrolled for the first time in a human anatomy course in two public Brazilians Universities. Test was applied before the first lesson in Anatomy. Our results demonstrate that the percentage of correct answers in Nervous System was significantly lower than Digestory, Respiratory, Circulatory, Urinary, and Genital. These findings lead us to conclude that in fact students know less about Nervous system before starting Goss Anatomy courses.MestradoAnatomiaMestre em Biologia Celular e Estrutural[s.n.]Santo Neto, Humberto, 1953-Pereira, Luis Antonio Violin DiasGuazzelli Filho, JoffreUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Biologia Celular e EstruturalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Danielle Fernandes da20092009-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf69 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609360SILVA, Danielle Fernandes da. Sistema nervoso X demais sistemas: diagnostico do conhecimento previo em alunos ingressantes no ensino superior. 2009. 69 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609360. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/442669porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-13T10:51:16Zoai::442669Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-11-13T10:51:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistema nervoso X demais sistemas : diagnostico do conhecimento previo em alunos ingressantes no ensino superior
Nervous system x others : diagnosis of university first-year students prior knowledge
title Sistema nervoso X demais sistemas : diagnostico do conhecimento previo em alunos ingressantes no ensino superior
spellingShingle Sistema nervoso X demais sistemas : diagnostico do conhecimento previo em alunos ingressantes no ensino superior
Silva, Danielle Fernandes da
Anatomia - Estudo e ensino
Sistema nervoso
Estudantes universitários - Avaliação
Anatomy teaching
Nervous system
College students - Rating
title_short Sistema nervoso X demais sistemas : diagnostico do conhecimento previo em alunos ingressantes no ensino superior
title_full Sistema nervoso X demais sistemas : diagnostico do conhecimento previo em alunos ingressantes no ensino superior
title_fullStr Sistema nervoso X demais sistemas : diagnostico do conhecimento previo em alunos ingressantes no ensino superior
title_full_unstemmed Sistema nervoso X demais sistemas : diagnostico do conhecimento previo em alunos ingressantes no ensino superior
title_sort Sistema nervoso X demais sistemas : diagnostico do conhecimento previo em alunos ingressantes no ensino superior
author Silva, Danielle Fernandes da
author_facet Silva, Danielle Fernandes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santo Neto, Humberto, 1953-
Pereira, Luis Antonio Violin Dias
Guazzelli Filho, Joffre
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Danielle Fernandes da
dc.subject.por.fl_str_mv Anatomia - Estudo e ensino
Sistema nervoso
Estudantes universitários - Avaliação
Anatomy teaching
Nervous system
College students - Rating
topic Anatomia - Estudo e ensino
Sistema nervoso
Estudantes universitários - Avaliação
Anatomy teaching
Nervous system
College students - Rating
description Orientador: Humberto Santo Neto
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-12-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609360
SILVA, Danielle Fernandes da. Sistema nervoso X demais sistemas: diagnostico do conhecimento previo em alunos ingressantes no ensino superior. 2009. 69 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609360. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609360
identifier_str_mv SILVA, Danielle Fernandes da. Sistema nervoso X demais sistemas: diagnostico do conhecimento previo em alunos ingressantes no ensino superior. 2009. 69 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609360. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/442669
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
69 f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189006170128384