Educação do campo : contexto de discursos e de políticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617198 |
Resumo: | Orientador: Zacarias Pereira Borges |
id |
UNICAMP-30_1a5fb592b8df36a33ed061f2c6bd1305 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::847286 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação do campo : contexto de discursos e de políticasRural education : context of discourses and policiesEducação ruralContexto (Linguística)Discursos brasileirosTextosPolítica e governoRural educationContext (Linguistics)Brazilian speechTextsPolitcs and governmentOrientador: Zacarias Pereira BorgesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O trabalho teve como objetivo analisar as políticas públicas da Educação do Campo pela articulação entre discursos, textos e políticas. Para tanto, consideramos: a) o recorte temporal a partir dos anos 1990; b) o atendimento escolar das populações rurais; c) a reivindicação de uma educação no e do campo; d) os processos de influências e de produção dos discursos, textos e políticas acerca da temática. A pesquisa permitiu a reflexão sobre a articulação entre textos, discursos e políticas no âmbito da proposição. Também examinou o conjunto de influências e disputas entre os envolvidos e investigou a construção e incorporação, na agenda política e educacional do país, dos discursos e textos sobre a Educação do Campo. Aplicou-se, como referencial analítico, a abordagem do Ciclo das Políticas, elegendo dois Contextos, o de Influência e o de Produção de Textos. Já o referencial teórico, a Análise do Discurso Textualmente Orientada, permitiu o acesso e captação do discurso do corpus documental, formado por um conjunto de textos orientadores e oficiais sobre Educação do Campo e em circulação no cenário político e pedagógico brasileiro. A análise procurou apreender a tridimensionalidade do discurso - como texto, prática discursiva e prática social - evitando a dicotomia entre discurso e prática. Os discursos e textos sobre a Educação do Campo configuram-se como efeitos das complexas relações entre Estado, movimentos e organizações sociais na perspectiva de institucionalização de políticas públicas e de disputas pelas hegemonias no meio rural brasileiro. O estudo das proposições da Educação do Campo identificou tanto contradições e tensões que permeiam o discurso sobre a questão quanto sua fertilidade e compromisso com as condições necessárias para que as populações do campo vivenciem o direito à educação.Abstract: This work aims to analyze rural education policies in order to understand the interconnection of discourses, texts and policies. For such a purpose, it was considered: a) the period from 1990s on; b) the offering of rural education; c) claims regarding education for rural areas and claims related to the real existing one; d) influential processes and discourse production, texts and related policies. The research conducted to the reflection over articulation of texts, discourses and policies related to the proposed investigation object. It also examined a set of influences and disputes between involved actors and the construction and embodiment of discourses and rural education texts within the policy and educational agendas of Brazil. The analytical reference applied was the Policy Cycle Approach, electing two contexts: the Influential one and Text Production. The theoretical reference, in turn, was the Textually Oriented Discourse Analysis which allowed access and capture of the discourse documental corpus assembled by a set of official and orientation texts related to rural education that circulate accompanying the policy and educational scenarios in Brazil. The analysis attempts to apprehend the tri- dimensionality of discourse, as text, discourse praxis, and social praxis - avoiding the dichotomy between theory and practice. Discourses and texts versed on rural education configure themselves as effects derived from complex relationships between State, social movements, social organizations from a perspective of institutionalization of public policies and disputes for hegemony at Brazilian rural aeries. The study of Rural Education propositions identified tensions and contradictions, which permeate the discourse, as well as the fertility and compromise with necessary conditions to permit people from rural areas experience educational rights.DoutoradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosDoutor em Educação[s.n.]Borges, Zacarias Pereira, 1944-Porto, Rita Cássia CavalcantiSilva, Nilson Robson Guedes daRocha, Heloísa Helena PimentaJeffrey, Debora CristinaDiniz, Neusa Lopes BispoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarroso, Edna Rodrigues2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf406 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617198BARROSO, Edna Rodrigues. Educação do campo: contexto de discursos e de políticas. 2011. 406 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617198. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/847286porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:32:25Zoai::847286Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:32:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação do campo : contexto de discursos e de políticas Rural education : context of discourses and policies |
title |
Educação do campo : contexto de discursos e de políticas |
spellingShingle |
Educação do campo : contexto de discursos e de políticas Barroso, Edna Rodrigues Educação rural Contexto (Linguística) Discursos brasileiros Textos Política e governo Rural education Context (Linguistics) Brazilian speech Texts Politcs and government |
title_short |
Educação do campo : contexto de discursos e de políticas |
title_full |
Educação do campo : contexto de discursos e de políticas |
title_fullStr |
Educação do campo : contexto de discursos e de políticas |
title_full_unstemmed |
Educação do campo : contexto de discursos e de políticas |
title_sort |
Educação do campo : contexto de discursos e de políticas |
author |
Barroso, Edna Rodrigues |
author_facet |
Barroso, Edna Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borges, Zacarias Pereira, 1944- Porto, Rita Cássia Cavalcanti Silva, Nilson Robson Guedes da Rocha, Heloísa Helena Pimenta Jeffrey, Debora Cristina Diniz, Neusa Lopes Bispo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barroso, Edna Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação rural Contexto (Linguística) Discursos brasileiros Textos Política e governo Rural education Context (Linguistics) Brazilian speech Texts Politcs and government |
topic |
Educação rural Contexto (Linguística) Discursos brasileiros Textos Política e governo Rural education Context (Linguistics) Brazilian speech Texts Politcs and government |
description |
Orientador: Zacarias Pereira Borges |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617198 BARROSO, Edna Rodrigues. Educação do campo: contexto de discursos e de políticas. 2011. 406 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617198. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617198 |
identifier_str_mv |
BARROSO, Edna Rodrigues. Educação do campo: contexto de discursos e de políticas. 2011. 406 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617198. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/847286 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 406 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189070963736576 |