Educação do campo : contexto de discursos e de políticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Edna Rodrigues
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617198
Resumo: Orientador: Zacarias Pereira Borges
id UNICAMP-30_1a5fb592b8df36a33ed061f2c6bd1305
oai_identifier_str oai::847286
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Educação do campo : contexto de discursos e de políticasRural education : context of discourses and policiesEducação ruralContexto (Linguística)Discursos brasileirosTextosPolítica e governoRural educationContext (Linguistics)Brazilian speechTextsPolitcs and governmentOrientador: Zacarias Pereira BorgesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O trabalho teve como objetivo analisar as políticas públicas da Educação do Campo pela articulação entre discursos, textos e políticas. Para tanto, consideramos: a) o recorte temporal a partir dos anos 1990; b) o atendimento escolar das populações rurais; c) a reivindicação de uma educação no e do campo; d) os processos de influências e de produção dos discursos, textos e políticas acerca da temática. A pesquisa permitiu a reflexão sobre a articulação entre textos, discursos e políticas no âmbito da proposição. Também examinou o conjunto de influências e disputas entre os envolvidos e investigou a construção e incorporação, na agenda política e educacional do país, dos discursos e textos sobre a Educação do Campo. Aplicou-se, como referencial analítico, a abordagem do Ciclo das Políticas, elegendo dois Contextos, o de Influência e o de Produção de Textos. Já o referencial teórico, a Análise do Discurso Textualmente Orientada, permitiu o acesso e captação do discurso do corpus documental, formado por um conjunto de textos orientadores e oficiais sobre Educação do Campo e em circulação no cenário político e pedagógico brasileiro. A análise procurou apreender a tridimensionalidade do discurso - como texto, prática discursiva e prática social - evitando a dicotomia entre discurso e prática. Os discursos e textos sobre a Educação do Campo configuram-se como efeitos das complexas relações entre Estado, movimentos e organizações sociais na perspectiva de institucionalização de políticas públicas e de disputas pelas hegemonias no meio rural brasileiro. O estudo das proposições da Educação do Campo identificou tanto contradições e tensões que permeiam o discurso sobre a questão quanto sua fertilidade e compromisso com as condições necessárias para que as populações do campo vivenciem o direito à educação.Abstract: This work aims to analyze rural education policies in order to understand the interconnection of discourses, texts and policies. For such a purpose, it was considered: a) the period from 1990s on; b) the offering of rural education; c) claims regarding education for rural areas and claims related to the real existing one; d) influential processes and discourse production, texts and related policies. The research conducted to the reflection over articulation of texts, discourses and policies related to the proposed investigation object. It also examined a set of influences and disputes between involved actors and the construction and embodiment of discourses and rural education texts within the policy and educational agendas of Brazil. The analytical reference applied was the Policy Cycle Approach, electing two contexts: the Influential one and Text Production. The theoretical reference, in turn, was the Textually Oriented Discourse Analysis which allowed access and capture of the discourse documental corpus assembled by a set of official and orientation texts related to rural education that circulate accompanying the policy and educational scenarios in Brazil. The analysis attempts to apprehend the tri- dimensionality of discourse, as text, discourse praxis, and social praxis - avoiding the dichotomy between theory and practice. Discourses and texts versed on rural education configure themselves as effects derived from complex relationships between State, social movements, social organizations from a perspective of institutionalization of public policies and disputes for hegemony at Brazilian rural aeries. The study of Rural Education propositions identified tensions and contradictions, which permeate the discourse, as well as the fertility and compromise with necessary conditions to permit people from rural areas experience educational rights.DoutoradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosDoutor em Educação[s.n.]Borges, Zacarias Pereira, 1944-Porto, Rita Cássia CavalcantiSilva, Nilson Robson Guedes daRocha, Heloísa Helena PimentaJeffrey, Debora CristinaDiniz, Neusa Lopes BispoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarroso, Edna Rodrigues2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf406 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617198BARROSO, Edna Rodrigues. Educação do campo: contexto de discursos e de políticas. 2011. 406 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617198. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/847286porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:32:25Zoai::847286Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:32:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação do campo : contexto de discursos e de políticas
Rural education : context of discourses and policies
title Educação do campo : contexto de discursos e de políticas
spellingShingle Educação do campo : contexto de discursos e de políticas
Barroso, Edna Rodrigues
Educação rural
Contexto (Linguística)
Discursos brasileiros
Textos
Política e governo
Rural education
Context (Linguistics)
Brazilian speech
Texts
Politcs and government
title_short Educação do campo : contexto de discursos e de políticas
title_full Educação do campo : contexto de discursos e de políticas
title_fullStr Educação do campo : contexto de discursos e de políticas
title_full_unstemmed Educação do campo : contexto de discursos e de políticas
title_sort Educação do campo : contexto de discursos e de políticas
author Barroso, Edna Rodrigues
author_facet Barroso, Edna Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Zacarias Pereira, 1944-
Porto, Rita Cássia Cavalcanti
Silva, Nilson Robson Guedes da
Rocha, Heloísa Helena Pimenta
Jeffrey, Debora Cristina
Diniz, Neusa Lopes Bispo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Edna Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação rural
Contexto (Linguística)
Discursos brasileiros
Textos
Política e governo
Rural education
Context (Linguistics)
Brazilian speech
Texts
Politcs and government
topic Educação rural
Contexto (Linguística)
Discursos brasileiros
Textos
Política e governo
Rural education
Context (Linguistics)
Brazilian speech
Texts
Politcs and government
description Orientador: Zacarias Pereira Borges
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617198
BARROSO, Edna Rodrigues. Educação do campo: contexto de discursos e de políticas. 2011. 406 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617198. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617198
identifier_str_mv BARROSO, Edna Rodrigues. Educação do campo: contexto de discursos e de políticas. 2011. 406 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617198. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/847286
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
406 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189070963736576