Filosofia como atividade agonística investigativa : concepções de ensino de filosofia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637871 |
Resumo: | Orientador: Roberto Akira Goto |
id |
UNICAMP-30_1a6ee73700a5c0ad0a4d27ebe71dfe81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1097213 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Filosofia como atividade agonística investigativa : concepções de ensino de filosofiaPhilosophy as investigative agonistic activity : conceptions of teaching philosophyFilosofiaFilosofia - Estudo e ensinoExperienciasPensamentoFilosofia - InvestigaçãoPhilosophy - TeachingExperiencePhilosophyThoughtProblemPhilosophical investigationOrientador: Roberto Akira GotoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A partir do levantamento e da análise dos principais livros didáticos de filosofia adotados nas escolas de ensino médio no Brasil, este trabalho pretende caracterizar, em seus traços gerais, as concepções de filosofia e de ensino de filosofia, das quais esses livros seriam representantes. Visando elaborar critérios para a análise comparativa nessas propostas de ensino de filosofia, quanto às concepções de filosofia e de pedagogia filosófica, foram retomadas para exame os seguintes conceitos: dicotomia `ensinar alguma história da filosofia¿ versus `ensinar alguma forma de atividade filosófica¿, em Kant e Hegel; experiência, experiência reflexiva e experiência de pensamento como reconstrução da experiência, na filosofia de John Dewey; e reconstrução historiográfica em filosofia ad mentem auctoris, segundo a visão de Oswaldo Porchat Pereira. O propósito dessa análise comparativa é situar a proposta de pedagogia filosófica do livro didático Iniciação à investigação filosófica, escrito pelo autor deste trabalho ainda no ano de 1992, que se pauta por uma concepção de filosofia enquanto atividade de investigação agonística a partir de problemas filosóficos atuais, tendo sua concepção de ensino orientada para transformar experiências didático-pedagógicas em experiências filosóficas, significativas para a relação do aluno com sua compreensão de si e do seu mundoAbstract: From the survey and analysis of the main textbooks of philosophy adopted in high schools in Brazil, this work aims to characterize, in its general features, the concepts of philosophy and philosophy teaching, of which these books would be representatives. In order to elaborate criteria for the comparative analysis in these proposals of philosophy teaching, with regard to the conceptions of philosophy and of philosophical pedagogy, the following concepts were considered for examination: dichotomy 'teaching some history of philosophy' versus 'teaching some form of philosophical activity', in Kant and Hegel; experience, reflexive experience and experience of thought as reconstruction of experience, in the philosophy of John Dewey; and historiographical reconstruction in philosophy ad mentem auctoris, according to Oswaldo Porchat Pereira. The purpose of this comparative analysis is to situate the proposal of philosophical pedagogy of the textbook "Iniciação à investigação filosófica" ("initiation to the philosophical investigation"), written by the author of this work still in the year of 1992, that is guided by a conception of philosophy as agonistic investigation activity from current philosophical problems, and its conception of teaching oriented to transform teaching-pedagogical experiences into philosophical experiences, meaningful to the students relationship with the understanding of himself and of his worldMestradoEducaçãoMestre em Educação[s.n.]Goto, Roberto Akira, 1954-Lorieri, Marcos AntônioGallo, Silvio Donizetti de OliveiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCunha, José Auri, 1957-20192019-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (125 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637871CUNHA, José Auri. Filosofia como atividade agonística investigativa: concepções de ensino de filosofia. 2019. 1 recurso online (125 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637871. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1097213Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-23T11:33:52Zoai::1097213Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-01-23T11:33:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Filosofia como atividade agonística investigativa : concepções de ensino de filosofia Philosophy as investigative agonistic activity : conceptions of teaching philosophy |
title |
Filosofia como atividade agonística investigativa : concepções de ensino de filosofia |
spellingShingle |
Filosofia como atividade agonística investigativa : concepções de ensino de filosofia Cunha, José Auri, 1957- Filosofia Filosofia - Estudo e ensino Experiencias Pensamento Filosofia - Investigação Philosophy - Teaching Experience Philosophy Thought Problem Philosophical investigation |
title_short |
Filosofia como atividade agonística investigativa : concepções de ensino de filosofia |
title_full |
Filosofia como atividade agonística investigativa : concepções de ensino de filosofia |
title_fullStr |
Filosofia como atividade agonística investigativa : concepções de ensino de filosofia |
title_full_unstemmed |
Filosofia como atividade agonística investigativa : concepções de ensino de filosofia |
title_sort |
Filosofia como atividade agonística investigativa : concepções de ensino de filosofia |
author |
Cunha, José Auri, 1957- |
author_facet |
Cunha, José Auri, 1957- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Goto, Roberto Akira, 1954- Lorieri, Marcos Antônio Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, José Auri, 1957- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia Filosofia - Estudo e ensino Experiencias Pensamento Filosofia - Investigação Philosophy - Teaching Experience Philosophy Thought Problem Philosophical investigation |
topic |
Filosofia Filosofia - Estudo e ensino Experiencias Pensamento Filosofia - Investigação Philosophy - Teaching Experience Philosophy Thought Problem Philosophical investigation |
description |
Orientador: Roberto Akira Goto |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-08-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637871 CUNHA, José Auri. Filosofia como atividade agonística investigativa: concepções de ensino de filosofia. 2019. 1 recurso online (125 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637871. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637871 |
identifier_str_mv |
CUNHA, José Auri. Filosofia como atividade agonística investigativa: concepções de ensino de filosofia. 2019. 1 recurso online (125 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637871. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1097213 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (125 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189154924265472 |