Notas sobre o problema da explicação e da experiência no ensino da Filosofia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022010000200007 http://hdl.handle.net/11449/10600 |
Resumo: | Apesar do esforço dos defensores do ensino da Filosofia para que essa disciplina volte a fazer parte do Ensino Médio, observamos, atualmente, seu abandono nos cursos universitários. Notamos que hoje, na sociedade normalizada e no espaço educacional, não é mais valorizado o desenvolvimento integral do pensamento, mas a transmissão de uma série de conteúdos que, supostamente, dão condições para a integração do estudante no quadro do progresso tecnológico e proporcionam sua entrada no mercado de trabalho. Circunscrevendo-se nesse contexto, neste texto pretende-se investigar o espaço em que o ensino da Filosofia se desenvolve na atualidade. Delineando os contornos de um problema que emerge nos espaços institucionais universitários onde o ensino da Filosofia ainda persiste, procurou-se evidenciar em que bases a Filosofia é ensinada. Procurou-se, ainda, compreender quais consequências os modos de compreender o ensino da Filosofia trazem para o aprendizado do filosofar. Uma consideração a que se pode chegar, a partir deste estudo, é a de que o ensino da Filosofia além de não privilegiar, e muitas vezes negar, a experiência de pensamento que o aluno pode fazer e ter com o texto filosófico, contribui para o empobrecimento dessa mesma experiência do e com o filosofar. |
id |
UNSP_961fc1e0daea6ff14fdf16d89977e17e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/10600 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Notas sobre o problema da explicação e da experiência no ensino da FilosofiaNotes on the problem of explanation and experience in the teaching of PhilosophyEnsino da FilosofiaFilosofia contemporâneaExperiênciaPhilosophy teachingContemporary philosophyExperienceApesar do esforço dos defensores do ensino da Filosofia para que essa disciplina volte a fazer parte do Ensino Médio, observamos, atualmente, seu abandono nos cursos universitários. Notamos que hoje, na sociedade normalizada e no espaço educacional, não é mais valorizado o desenvolvimento integral do pensamento, mas a transmissão de uma série de conteúdos que, supostamente, dão condições para a integração do estudante no quadro do progresso tecnológico e proporcionam sua entrada no mercado de trabalho. Circunscrevendo-se nesse contexto, neste texto pretende-se investigar o espaço em que o ensino da Filosofia se desenvolve na atualidade. Delineando os contornos de um problema que emerge nos espaços institucionais universitários onde o ensino da Filosofia ainda persiste, procurou-se evidenciar em que bases a Filosofia é ensinada. Procurou-se, ainda, compreender quais consequências os modos de compreender o ensino da Filosofia trazem para o aprendizado do filosofar. Uma consideração a que se pode chegar, a partir deste estudo, é a de que o ensino da Filosofia além de não privilegiar, e muitas vezes negar, a experiência de pensamento que o aluno pode fazer e ter com o texto filosófico, contribui para o empobrecimento dessa mesma experiência do e com o filosofar.Despite the efforts of the proponents of the teaching of Philosophy to have the subject back into the Secondary School curriculum, we watch nowadays its neglect in higher education. We observe that today, in this normalized society and in the educational sphere, the integral development of thinking is no longer valued, in favor of the transmission of a series of contents which supposedly allow the student to fit into the picture of technological progress and gain access to the labor market. Centering on this context, the present text intends to investigate the space in which the teaching of Philosophy evolves today. By sketching the contours of a problem that emerges in the university institutional spaces where the teaching of Philosophy still subsists, we have attempted to bring forward the bases on which Philosophy is taught. We have also sought to understand what are the consequences for the learning of philosophizing of the different ways to understand the teaching of Philosophy. A conclusion warranted by this study is that the teaching of Philosophy not only fails to give priority to the experience of thinking, but often denies the students the opportunity of doing and having this experience with the philosophical text, thereby contributing to impoverish this same experience of and with the philosophizing.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade de São Paulo (USP), Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]2014-05-20T13:31:06Z2014-05-20T13:31:06Z2010-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article527-538application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022010000200007Educação e Pesquisa. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 36, n. 2, p. 527-538, 2010.1517-9702http://hdl.handle.net/11449/1060010.1590/S1517-97022010000200007S1517-97022010000200007S1517-97022010000200007.pdf71332312556876850000-0003-1532-3243SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação e Pesquisa0,163info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T06:07:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10600Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:37:09.025244Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Notas sobre o problema da explicação e da experiência no ensino da Filosofia Notes on the problem of explanation and experience in the teaching of Philosophy |
title |
Notas sobre o problema da explicação e da experiência no ensino da Filosofia |
spellingShingle |
Notas sobre o problema da explicação e da experiência no ensino da Filosofia Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP] Ensino da Filosofia Filosofia contemporânea Experiência Philosophy teaching Contemporary philosophy Experience |
title_short |
Notas sobre o problema da explicação e da experiência no ensino da Filosofia |
title_full |
Notas sobre o problema da explicação e da experiência no ensino da Filosofia |
title_fullStr |
Notas sobre o problema da explicação e da experiência no ensino da Filosofia |
title_full_unstemmed |
Notas sobre o problema da explicação e da experiência no ensino da Filosofia |
title_sort |
Notas sobre o problema da explicação e da experiência no ensino da Filosofia |
author |
Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP] |
author_facet |
Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da Filosofia Filosofia contemporânea Experiência Philosophy teaching Contemporary philosophy Experience |
topic |
Ensino da Filosofia Filosofia contemporânea Experiência Philosophy teaching Contemporary philosophy Experience |
description |
Apesar do esforço dos defensores do ensino da Filosofia para que essa disciplina volte a fazer parte do Ensino Médio, observamos, atualmente, seu abandono nos cursos universitários. Notamos que hoje, na sociedade normalizada e no espaço educacional, não é mais valorizado o desenvolvimento integral do pensamento, mas a transmissão de uma série de conteúdos que, supostamente, dão condições para a integração do estudante no quadro do progresso tecnológico e proporcionam sua entrada no mercado de trabalho. Circunscrevendo-se nesse contexto, neste texto pretende-se investigar o espaço em que o ensino da Filosofia se desenvolve na atualidade. Delineando os contornos de um problema que emerge nos espaços institucionais universitários onde o ensino da Filosofia ainda persiste, procurou-se evidenciar em que bases a Filosofia é ensinada. Procurou-se, ainda, compreender quais consequências os modos de compreender o ensino da Filosofia trazem para o aprendizado do filosofar. Uma consideração a que se pode chegar, a partir deste estudo, é a de que o ensino da Filosofia além de não privilegiar, e muitas vezes negar, a experiência de pensamento que o aluno pode fazer e ter com o texto filosófico, contribui para o empobrecimento dessa mesma experiência do e com o filosofar. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-01 2014-05-20T13:31:06Z 2014-05-20T13:31:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022010000200007 Educação e Pesquisa. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 36, n. 2, p. 527-538, 2010. 1517-9702 http://hdl.handle.net/11449/10600 10.1590/S1517-97022010000200007 S1517-97022010000200007 S1517-97022010000200007.pdf 7133231255687685 0000-0003-1532-3243 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022010000200007 http://hdl.handle.net/11449/10600 |
identifier_str_mv |
Educação e Pesquisa. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 36, n. 2, p. 527-538, 2010. 1517-9702 10.1590/S1517-97022010000200007 S1517-97022010000200007 S1517-97022010000200007.pdf 7133231255687685 0000-0003-1532-3243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa 0,163 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
527-538 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128540004057088 |