A ruína à espreita : leituras do romance de 30

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Franklin Farias, 1990-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642090
Resumo: Orientador: Alfredo Cesar Barbosa de Melo
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spelling A ruína à espreita : leituras do romance de 30The lurking ruin : readings from the novel of 30Ficção brasileira - História e crítica - 1930Romance social - BrasilModernismo (Literatura) - BrasilNovels of the 30sSocial novel - BrazilModernism (Literature) - BrazilRomanesque cycleOrientador: Alfredo Cesar Barbosa de MeloTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Em análises que se pretendem cerradas (minuciosas), "A ruína à espreita" objetiva investigar livros de quatro — Jorge de Lima, Cornélio Penna, Lúcio Cardoso e Graciliano Ramos — dos principais autores do ciclo literário conhecido como "romance de 30". Organizados em capítulos de cinco sessões, os estudos problematizam aspectos/dimensões especiais da narrativa, valendo-se sobretudo de paráfrases comentadas, indicações em relação à forma narrativa e/ou relações com questões de crítica e história literárias. A tônica teórica da investigação tende a priorizar aspectos literários e sociológicos, embora sempre aberta a questões de outras naturezas, inclusive biográficas, algumas das quais levadas (direta ou indiretamente) ao plano das discussões. O tema da decadência (dos ciclos econômicos e das iniciativas individuais) é processado junto à caracterização dos personagens e da disposição e andamento dos enredos — fundamentalmente no sentido de seus efeitos para a fatura das narrativas. A leitura de Calunga (1935) de Jorge de Lima comporta uma abordagem que gira em torno de uma dimensão sincrética, na incorporação de palavras e temas do repertório indígena, da linguagem literária. Os intentos modernizantes do narrador-protagonista misturam-se à sua própria origem miscigenada (cambembe), constituindo-se como eixo dramático de sua auto caracterização. A análise, entre outras coisas, mapeia esses movimentos relacionando-as ao andamento da narração e à forma narrativa. A análise de Fronteira (1935) de Cornélio Penna mira os procedimentos narrativos a estilizar uma linguagem literária próxima à uma "escrita de si", que corrobora com uma narração em primeira pessoa a revelar os eventos em andamento. A tematização da mineração como fator de devastação da paisagem física torna-se motivo para a perscrutação subjetiva das personagens, da protagonista Maria Santa especialmente, elo afetivo do narrador. A relação entre os minérios/minerais do enredo e o conjunto de signos mineralógicos que se voltam à "análise" psicológica das subjetividades consuma-se, pois, como problema decisivo da leitura interpretativa. O capítulo sobre Maleita (1934), primeiro livro de Lúcio Cardoso, escrito em grande medida sob a forma do "romance social", mobiliza aspectos de sua biografia para entender a ficcionalização da trajetória aventureira de seu pai, que ensejou o enredo da narrativa. Aspectos da interiorização do país pelo rio São Francisco e da fundação da cidade de Pirapora são tematizados na narrativa, que privilegia uma elocução realista, mas uma elocução já timbrada pela dimensão poética que atravessara o estilo romanesco do autor. A relação conflituosa com os nativos quilombolas e indígenas é enfocada também através de uma abordagem sociológica e linguística. A discussão sobre São Bernardo (1934), único clássico do corpus, encerra o trabalho retomando a discussão (coetânea à publicação) da suposta inverossimilhança em torno do protagonista do romance de Graciliano Ramos. A escalada social de Paulo Honório e o desenvolvimento da propriedade adquirida revertem-se nesta leitura numa insólita decadência (mais moral que econômica, embora também). Os motivos centrais do enredo são analisados em conjunção às dinâmicas narrativas e às peculiaridades do irascível e volúvel narrador. O epílogo serve ao propósito de explicitar aspectos da trajetória do doutorando em relação aos livros e à literatura. É uma espécie de crônica afetiva a propósito da teseAbstract: Through analysis intended to be narrow, "A ruína à espreita’ aims to investigate books written by four of the main authors — Jorge de Lima, Cornélio Penna, Lúcio Cardoso, and Graciliano Ramos — of the literary cycle known as "novels of the 1930s". These studies organized in chapters of five sections discuss the special aspects/dimensions of the narrative, mainly using annotated paraphrases, annotations regarding the narrative form and/or connections to literary criticism and history issues. The theoretical emphasis of this investigation prioritizes literary and sociological aspects, although other kind of questions, including biographical issues, remain on the horizon —some of which are directly or indirectly approached by the discussions. The topic of decadence (of the economic cycles and also of the individual initiatives) is elaborated together with characters’ composition and plots dispositions and progression — fundamentally in the sense of how it affects the narratives’ manufacture. An examination of Calunga (1935), by Jorge de Lima, approaches a syncretic dimension of the literary language that incorporate words and themes from the indigenous repertoire. Modernizing intentions of the protagonist-narrator are mixed with his own miscegenated origin (cambembe), which constitutes the dramatic axis of his self-characterization. At this analysis, these movements, among other aspects, are mapped and connected to the narration progression and the narrative form. Analysis of Cornélio Penna’s Fronteira (1935) is focused on the narrative procedures used to create a literary language style close to a "writing of the self", endorsing the first-person narration that reveals the ongoing events. The theme of mining as a generator factor for the physical landscape devastation becomes a motive for a subjective scrutiny of characters, especially the protagonist Maria Santa, to whom the narrator nurtures an affective bond. Connection between the plot’s ores/minerals and the set of mineralogical signs oriented to the psychological "analysis" of subjectivities becomes a fundamental matter of the interpretative reading. The chapter on Maleita (1934), Lúcio Cardoso’s first book mainly written in the form of a "social novel", some aspects of the author’s biography are brought up in order to enlighten how the adventurous trajectory of his father is fictionalized, inspiring the narrative plot. As some aspects of country’s expansion process to the countryside through São Francisco River and also the foundation of the city of Pirapora are raised as narrative themes, a realistic elocution is privileged; however, it is marked by the poetic dimension that traverses the author’s romanesque style. The conflicting relationship with quilombolas and indigenous natives is also focused through a sociological and linguistic approach. Finally, a debate on São Bernardo (1934), the only classic integrating this corpus, resume the discussion (coetaneous to the publication) of the supposed lifelikeness that involves the protagonist of Graciliano Ramos’ novel. Within this analysis, Paulo Honórios’ social climbing and the development of the property acquired by him are reverted into an unusual decadence (mainly moral, but also somewhat economic). Plot’s central motifs are analyzed together with the narration dynamics and the peculiarities of the irascible and voluble narrator. At the epilogue, some aspects of the doctoral student’s trajectory are put in perspective with Literature and the books. It is a kind of affective chronicle about the thesisDoutoradoTeoria e Crítica LiteráriaDoutor em Teoria e História LiteráriaCAPES88882.329614/2019.01[s.n.]Melo, Alfredo Cesar Barbosa de, 1979-Maciel, Emilio Carlos RoscoeFrungillo, Mario LuizRufinoni, Simone RossinettiCamargo, Luis Gonçales Bueno deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMorais, Franklin Farias, 1990-20212021-06-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (179 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642090MORAIS, Franklin Farias. A ruína à espreita: leituras do romance de 30. 2021. 1 recurso online (179 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642090. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1167301Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-22T14:41:22Zoai::1167301Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-09-22T14:41:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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