Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617702 |
Resumo: | Orientador: Ana Lúcia Guedes-Pinto |
id |
UNICAMP-30_1b115ba26e731027279501f3c38795bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::857395 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacionalReading and writing practices on the school, on the docents working environment and on the educational managementCerteau, Michel de, 1925-1986EscritaLeituraLetramentoEnsinoGestão educacionalCerteau, Michel deWritingReadingLiteracyTeachingEducation managementOrientador: Ana Lúcia Guedes-PintoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente estudo procurou compreender de que maneira acontecem as práticas de usos da escrita e da leitura, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional. Baseando-me nos estudos da história cultural (CERTEAU, 1994; GIARD, 2009; MAYOL, 2009) e do letramento na perspectiva da esfera escolar (BUNZEN, 2009 e 2010; KLEIMAN, 1995 e 2001), analisei, especificamente, práticas de usos da escrita e da leitura, vivenciadas na Educação Infantil da rede municipal de ensino de Campinas, as quais envolveram um caderno de recados, um exercício escolar, um contrato de estágio e um planejamento de ensino. Respectivamente, em duas dessas práticas, participei na condição de professora e, nas outras duas, na condição de orientadora pedagógica e de diretora educacional. Como escolha metodológica, procurei indicar aos leitores os caminhos das análises, descrevendo-lhes o entrelaçamento de minhas relações sociais com a pesquisa, revelando as condições de produção em que ela se sustentou. O letramento escolar fora compreendido por mim como algo em mudança e em construção contínua pelos sujeitos que compartilham o trabalho pedagógico cotidiano na escola. As práticas de usos da escrita e da leitura foram analisadas como práticas heterogêneas, combinatórias, que se modificam com um pequeno toque, um pormenor, embora possa haver nelas uma aparência de conservação, monotonia e de repetição.Abstract: The present study aims to understand how the writing and reading practices happen on the school environment, on the teaching working places and on the educational manegement. Based on the Cultural History background (CERTEAU; 1994; GIARD; 2009; MAYOL; 2009) focused specifically on the writing and reading placed on the public schools for children in Campinas - Sao Paulo, Brazil - which included the analyses of a booknote, a school exercice, a contract as a trainee and an educational plan. In two of these practices I have worked as a teacher and in the other two I have worked as a pedagogical advisor. As a methodological principle, I have tried to suggest to the readers the way to do the analyses, describing my experiences with the research and all the social links involved in it, revealing the conditions on what it was based. I understood that the literacy procedure was in a continuous change and building by the actors that shared the daily pedagogical work at the school. Though it has the appearence of little change, of a still condition, or even has an appearence of a monotonous and repetitive profile, the procedure and uses of the writing and reading process were analysed as heterogeneous and combinatories practices that can change with a little effort or with a small move.DoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-Fontana, Roseli Aparecida CaçãoBunzen, Clecio SantosTempesta, Maria Cristina da SilvaFerreira, Norma Sandra de AlmeidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Leila Cristina Borges da, 1977-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf164 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617702SILVA, Leila Cristina Borges da. Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional. 2012. 164 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617702. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/857395porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:36:49Zoai::857395Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:36:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional Reading and writing practices on the school, on the docents working environment and on the educational management |
title |
Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional |
spellingShingle |
Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional Silva, Leila Cristina Borges da, 1977- Certeau, Michel de, 1925-1986 Escrita Leitura Letramento Ensino Gestão educacional Certeau, Michel de Writing Reading Literacy Teaching Education management |
title_short |
Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional |
title_full |
Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional |
title_fullStr |
Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional |
title_full_unstemmed |
Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional |
title_sort |
Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional |
author |
Silva, Leila Cristina Borges da, 1977- |
author_facet |
Silva, Leila Cristina Borges da, 1977- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969- Fontana, Roseli Aparecida Cação Bunzen, Clecio Santos Tempesta, Maria Cristina da Silva Ferreira, Norma Sandra de Almeida Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Leila Cristina Borges da, 1977- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Certeau, Michel de, 1925-1986 Escrita Leitura Letramento Ensino Gestão educacional Certeau, Michel de Writing Reading Literacy Teaching Education management |
topic |
Certeau, Michel de, 1925-1986 Escrita Leitura Letramento Ensino Gestão educacional Certeau, Michel de Writing Reading Literacy Teaching Education management |
description |
Orientador: Ana Lúcia Guedes-Pinto |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617702 SILVA, Leila Cristina Borges da. Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional. 2012. 164 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617702. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617702 |
identifier_str_mv |
SILVA, Leila Cristina Borges da. Práticas de usos da leitura e da escrita, situadas na esfera escolar, no âmbito do trabalho docente e da gestão educacional. 2012. 164 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617702. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/857395 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 164 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189076441497600 |