Pratica de ensino de quimica : a voz do professor, uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundario do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gauche, Ricardo
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1579779
Resumo: Orientador : Rosalia Maria Ribeiro Aragão
id UNICAMP-30_1bba8afef2d46a55486fc923b31bb1a7
oai_identifier_str oai::55126
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Pratica de ensino de quimica : a voz do professor, uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundario do Distrito FederalQuímica - Estudo e ensinoPrática de ensinoOrientador : Rosalia Maria Ribeiro AragãoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A dissertação se configura como uma contribuição no sentido de se favorecerem mudanças na metodologia de ensino da química, cujo conceito é explorado. Analisa-se a evolução da pesquisa educacional referente ao professor, mormente o de química. Os paradigmas funcionais presentes na história pessoal do professor, contada através de sua voz (noção central para o desenvolvimento desse recente campo de pesquisa), caracterizam a presente abordagem de pesquisa educacional. A voz do professor estudado permitiu analisar suas concepções declaradas, bem como as manifestas no contexto de sala de aula, no que este guarda de ações e interações. A articulação entre como o professor concebe o que pretende fazer e o que pensa estar fazendo, permitiu compreender aquelas concepções na perspectiva da sua metodologia de ensinoMestradoMetodologia de EnsinoMestre em Educação[s.n.]Aragão, Rosália Maria Ribeiro de, 1940-2019Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGauche, Ricardo19921992-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1v. (varias paginações). : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1579779GAUCHE, Ricardo. Pratica de ensino de quimica: a voz do professor, uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundario do Distrito Federal. 1992. 1v. (varias paginações). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1579779. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/55126porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:08:54Zoai::55126Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:08:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pratica de ensino de quimica : a voz do professor, uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundario do Distrito Federal
title Pratica de ensino de quimica : a voz do professor, uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundario do Distrito Federal
spellingShingle Pratica de ensino de quimica : a voz do professor, uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundario do Distrito Federal
Gauche, Ricardo
Química - Estudo e ensino
Prática de ensino
title_short Pratica de ensino de quimica : a voz do professor, uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundario do Distrito Federal
title_full Pratica de ensino de quimica : a voz do professor, uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundario do Distrito Federal
title_fullStr Pratica de ensino de quimica : a voz do professor, uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundario do Distrito Federal
title_full_unstemmed Pratica de ensino de quimica : a voz do professor, uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundario do Distrito Federal
title_sort Pratica de ensino de quimica : a voz do professor, uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundario do Distrito Federal
author Gauche, Ricardo
author_facet Gauche, Ricardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aragão, Rosália Maria Ribeiro de, 1940-2019
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gauche, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Estudo e ensino
Prática de ensino
topic Química - Estudo e ensino
Prática de ensino
description Orientador : Rosalia Maria Ribeiro Aragão
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992
1992-12-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1579779
GAUCHE, Ricardo. Pratica de ensino de quimica: a voz do professor, uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundario do Distrito Federal. 1992. 1v. (varias paginações). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1579779. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
GAUCHE, Ricardo. Pratica de ensino de quimica: a voz do professor, uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundario do Distrito Federal. 1992. 1v. (varias paginações). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1579779. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1579779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/55126
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1v. (varias paginações). : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188750144569344