Pratica de ensino de quimica : a voz do professor, uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundario do Distrito Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1579779 |
Resumo: | Orientador : Rosalia Maria Ribeiro Aragão |
id |
UNICAMP-30_1bba8afef2d46a55486fc923b31bb1a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::55126 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pratica de ensino de quimica : a voz do professor, uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundario do Distrito FederalQuímica - Estudo e ensinoPrática de ensinoOrientador : Rosalia Maria Ribeiro AragãoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A dissertação se configura como uma contribuição no sentido de se favorecerem mudanças na metodologia de ensino da química, cujo conceito é explorado. Analisa-se a evolução da pesquisa educacional referente ao professor, mormente o de química. Os paradigmas funcionais presentes na história pessoal do professor, contada através de sua voz (noção central para o desenvolvimento desse recente campo de pesquisa), caracterizam a presente abordagem de pesquisa educacional. A voz do professor estudado permitiu analisar suas concepções declaradas, bem como as manifestas no contexto de sala de aula, no que este guarda de ações e interações. A articulação entre como o professor concebe o que pretende fazer e o que pensa estar fazendo, permitiu compreender aquelas concepções na perspectiva da sua metodologia de ensinoMestradoMetodologia de EnsinoMestre em Educação[s.n.]Aragão, Rosália Maria Ribeiro de, 1940-2019Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGauche, Ricardo19921992-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1v. (varias paginações). : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1579779GAUCHE, Ricardo. Pratica de ensino de quimica: a voz do professor, uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundario do Distrito Federal. 1992. 1v. (varias paginações). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1579779. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/55126porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:08:54Zoai::55126Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:08:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pratica de ensino de quimica : a voz do professor, uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundario do Distrito Federal |
title |
Pratica de ensino de quimica : a voz do professor, uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundario do Distrito Federal |
spellingShingle |
Pratica de ensino de quimica : a voz do professor, uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundario do Distrito Federal Gauche, Ricardo Química - Estudo e ensino Prática de ensino |
title_short |
Pratica de ensino de quimica : a voz do professor, uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundario do Distrito Federal |
title_full |
Pratica de ensino de quimica : a voz do professor, uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundario do Distrito Federal |
title_fullStr |
Pratica de ensino de quimica : a voz do professor, uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundario do Distrito Federal |
title_full_unstemmed |
Pratica de ensino de quimica : a voz do professor, uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundario do Distrito Federal |
title_sort |
Pratica de ensino de quimica : a voz do professor, uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundario do Distrito Federal |
author |
Gauche, Ricardo |
author_facet |
Gauche, Ricardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aragão, Rosália Maria Ribeiro de, 1940-2019 Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gauche, Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química - Estudo e ensino Prática de ensino |
topic |
Química - Estudo e ensino Prática de ensino |
description |
Orientador : Rosalia Maria Ribeiro Aragão |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992 1992-12-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1579779 GAUCHE, Ricardo. Pratica de ensino de quimica: a voz do professor, uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundario do Distrito Federal. 1992. 1v. (varias paginações). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1579779. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) GAUCHE, Ricardo. Pratica de ensino de quimica: a voz do professor, uma abordagem de pesquisa educacional em estudo realizado no ensino secundario do Distrito Federal. 1992. 1v. (varias paginações). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1579779. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1579779 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/55126 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1v. (varias paginações). : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188750144569344 |