Relações substitutivas no ambiente educacional socioeducativo (paradoxos entre limite e espaço)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosiane Cristina dos Santos, 1976-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638828
Resumo: Orientador: Ana Archangelo
id UNICAMP-30_1bcb6688841d67cefef61625ab1218ea
oai_identifier_str oai::1128780
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Relações substitutivas no ambiente educacional socioeducativo (paradoxos entre limite e espaço)Substitutive relationships in the socio-educational environment (paradox between limit and space)Fundação CASADificuldade de aprendizagemRelações sociaisConflito e EducaçãoAdolescente em conflito com a leiPsicanálise e educaçãoSociologia educacionalHome FoundationLearning disabilitySocial relationshipsConflict and EducationTeenager in conflict with the lawPsychoanalysis and educationEducational SociologyOrientador: Ana ArchangeloDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho investiga os caminhos mediante os quais algumas crianças que fracassaram recorrentemente no processo de alfabetização ofertado pela escola acabam por ser alfabetizadas em curto intervalo, quando cumprindo medidas socioeducativas em instituições e privadas de liberdade. Procura-se compreender os determinantes emocionais e sociais envolvidos neste êxito que ocorre em condições supostamente desfavoráveis, como o de privação de liberdade. A hipótese inicial é a de que relacionamentos significativos podem ser decisivos para a superação das dificuldades de aprendizagem. Para tanto, foram realizadas entrevistas com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas quando internados na Fundação CASA; interpretação de desenhos produzidos por eles enquanto eram entrevistados; entrevistas com professores alfabetizadores de unidades da Fundação CASA. A partir das contribuições de Donald Wood Winnicott, relativas à importância do ambiente, da experiência de holding, objetos e fenômenos transicionais, limite e espaço para proteção, do quadro de referência e do alojamento para o atendimento de crianças com o que ele chamou de comportamento antissocial, o trabalho reflete sobre os sentidos que o espaço da sala de alfabetização e o professor da instituição podem adquirir para os jovens. O trabalho analisa as implicações dos achados da pesquisa para se pensar sobre as condições da escola regular e o que ela ainda precisa conquistar para garantir a seus alunos uma experiência significativaAbstract: The present work aims to investigate the reasons why many children failed recurrently in their literacy process at school, although they were able to be literate in a short time, when following social-education measures and deprived of their liberty at the institutions. It seeks to understand the emotional and social reasons that have been involved in this cases that at first, the conditions are unfavorable - deprivation of liberty. The initial hypothesis is that significant relationships can be crucial to overcome learning disability. For that, interviews were conducted with the teenagers and literacy teachers from CASA. The teenagers who fulfilled socio-educational measures had their drawings interpreted while they were being interviewed. The selection process will be explained in the methodology, as well as an observation of the environment and the behavior of other professionals when present in the classroom. Donald Wood Winnicott¿s contributions related to the environment, holding experience, transitional object and transitional phenomenon, limit and space for protection, reference framework and accommodation for children¿s service with antisocial behavior will be considered to reflect about many meanings that literacy class and teachers in CASA Foundation can have for the teenagers. This work analyzes the implications that had found to reflect about the regular school¿s conditions and what the education institutionMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Archangelo, Ana, 1965-Villela, Fabio Camargo BandeiraPaixão, Alexandro HenriqueUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Rosiane Cristina dos Santos, 1976-20192019-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (117 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638828SILVA, Rosiane Cristina dos Santos. Relações substitutivas no ambiente educacional socioeducativo (paradoxos entre limite e espaço). 2019. 1 recurso online (117 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638828. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128780Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-04T11:04:12Zoai::1128780Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-04T11:04:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações substitutivas no ambiente educacional socioeducativo (paradoxos entre limite e espaço)
Substitutive relationships in the socio-educational environment (paradox between limit and space)
title Relações substitutivas no ambiente educacional socioeducativo (paradoxos entre limite e espaço)
spellingShingle Relações substitutivas no ambiente educacional socioeducativo (paradoxos entre limite e espaço)
Silva, Rosiane Cristina dos Santos, 1976-
Fundação CASA
Dificuldade de aprendizagem
Relações sociais
Conflito e Educação
Adolescente em conflito com a lei
Psicanálise e educação
Sociologia educacional
Home Foundation
Learning disability
Social relationships
Conflict and Education
Teenager in conflict with the law
Psychoanalysis and education
Educational Sociology
title_short Relações substitutivas no ambiente educacional socioeducativo (paradoxos entre limite e espaço)
title_full Relações substitutivas no ambiente educacional socioeducativo (paradoxos entre limite e espaço)
title_fullStr Relações substitutivas no ambiente educacional socioeducativo (paradoxos entre limite e espaço)
title_full_unstemmed Relações substitutivas no ambiente educacional socioeducativo (paradoxos entre limite e espaço)
title_sort Relações substitutivas no ambiente educacional socioeducativo (paradoxos entre limite e espaço)
author Silva, Rosiane Cristina dos Santos, 1976-
author_facet Silva, Rosiane Cristina dos Santos, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Archangelo, Ana, 1965-
Villela, Fabio Camargo Bandeira
Paixão, Alexandro Henrique
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rosiane Cristina dos Santos, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Fundação CASA
Dificuldade de aprendizagem
Relações sociais
Conflito e Educação
Adolescente em conflito com a lei
Psicanálise e educação
Sociologia educacional
Home Foundation
Learning disability
Social relationships
Conflict and Education
Teenager in conflict with the law
Psychoanalysis and education
Educational Sociology
topic Fundação CASA
Dificuldade de aprendizagem
Relações sociais
Conflito e Educação
Adolescente em conflito com a lei
Psicanálise e educação
Sociologia educacional
Home Foundation
Learning disability
Social relationships
Conflict and Education
Teenager in conflict with the law
Psychoanalysis and education
Educational Sociology
description Orientador: Ana Archangelo
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638828
SILVA, Rosiane Cristina dos Santos. Relações substitutivas no ambiente educacional socioeducativo (paradoxos entre limite e espaço). 2019. 1 recurso online (117 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638828. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638828
identifier_str_mv SILVA, Rosiane Cristina dos Santos. Relações substitutivas no ambiente educacional socioeducativo (paradoxos entre limite e espaço). 2019. 1 recurso online (117 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638828. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128780
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (117 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189160009859072