Relações substitutivas no ambiente educacional socioeducativo (paradoxos entre limite e espaço)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638828 |
Resumo: | Orientador: Ana Archangelo |
id |
UNICAMP-30_1bcb6688841d67cefef61625ab1218ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1128780 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações substitutivas no ambiente educacional socioeducativo (paradoxos entre limite e espaço)Substitutive relationships in the socio-educational environment (paradox between limit and space)Fundação CASADificuldade de aprendizagemRelações sociaisConflito e EducaçãoAdolescente em conflito com a leiPsicanálise e educaçãoSociologia educacionalHome FoundationLearning disabilitySocial relationshipsConflict and EducationTeenager in conflict with the lawPsychoanalysis and educationEducational SociologyOrientador: Ana ArchangeloDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho investiga os caminhos mediante os quais algumas crianças que fracassaram recorrentemente no processo de alfabetização ofertado pela escola acabam por ser alfabetizadas em curto intervalo, quando cumprindo medidas socioeducativas em instituições e privadas de liberdade. Procura-se compreender os determinantes emocionais e sociais envolvidos neste êxito que ocorre em condições supostamente desfavoráveis, como o de privação de liberdade. A hipótese inicial é a de que relacionamentos significativos podem ser decisivos para a superação das dificuldades de aprendizagem. Para tanto, foram realizadas entrevistas com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas quando internados na Fundação CASA; interpretação de desenhos produzidos por eles enquanto eram entrevistados; entrevistas com professores alfabetizadores de unidades da Fundação CASA. A partir das contribuições de Donald Wood Winnicott, relativas à importância do ambiente, da experiência de holding, objetos e fenômenos transicionais, limite e espaço para proteção, do quadro de referência e do alojamento para o atendimento de crianças com o que ele chamou de comportamento antissocial, o trabalho reflete sobre os sentidos que o espaço da sala de alfabetização e o professor da instituição podem adquirir para os jovens. O trabalho analisa as implicações dos achados da pesquisa para se pensar sobre as condições da escola regular e o que ela ainda precisa conquistar para garantir a seus alunos uma experiência significativaAbstract: The present work aims to investigate the reasons why many children failed recurrently in their literacy process at school, although they were able to be literate in a short time, when following social-education measures and deprived of their liberty at the institutions. It seeks to understand the emotional and social reasons that have been involved in this cases that at first, the conditions are unfavorable - deprivation of liberty. The initial hypothesis is that significant relationships can be crucial to overcome learning disability. For that, interviews were conducted with the teenagers and literacy teachers from CASA. The teenagers who fulfilled socio-educational measures had their drawings interpreted while they were being interviewed. The selection process will be explained in the methodology, as well as an observation of the environment and the behavior of other professionals when present in the classroom. Donald Wood Winnicott¿s contributions related to the environment, holding experience, transitional object and transitional phenomenon, limit and space for protection, reference framework and accommodation for children¿s service with antisocial behavior will be considered to reflect about many meanings that literacy class and teachers in CASA Foundation can have for the teenagers. This work analyzes the implications that had found to reflect about the regular school¿s conditions and what the education institutionMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Archangelo, Ana, 1965-Villela, Fabio Camargo BandeiraPaixão, Alexandro HenriqueUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Rosiane Cristina dos Santos, 1976-20192019-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (117 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638828SILVA, Rosiane Cristina dos Santos. Relações substitutivas no ambiente educacional socioeducativo (paradoxos entre limite e espaço). 2019. 1 recurso online (117 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638828. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128780Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-04T11:04:12Zoai::1128780Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-04T11:04:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações substitutivas no ambiente educacional socioeducativo (paradoxos entre limite e espaço) Substitutive relationships in the socio-educational environment (paradox between limit and space) |
title |
Relações substitutivas no ambiente educacional socioeducativo (paradoxos entre limite e espaço) |
spellingShingle |
Relações substitutivas no ambiente educacional socioeducativo (paradoxos entre limite e espaço) Silva, Rosiane Cristina dos Santos, 1976- Fundação CASA Dificuldade de aprendizagem Relações sociais Conflito e Educação Adolescente em conflito com a lei Psicanálise e educação Sociologia educacional Home Foundation Learning disability Social relationships Conflict and Education Teenager in conflict with the law Psychoanalysis and education Educational Sociology |
title_short |
Relações substitutivas no ambiente educacional socioeducativo (paradoxos entre limite e espaço) |
title_full |
Relações substitutivas no ambiente educacional socioeducativo (paradoxos entre limite e espaço) |
title_fullStr |
Relações substitutivas no ambiente educacional socioeducativo (paradoxos entre limite e espaço) |
title_full_unstemmed |
Relações substitutivas no ambiente educacional socioeducativo (paradoxos entre limite e espaço) |
title_sort |
Relações substitutivas no ambiente educacional socioeducativo (paradoxos entre limite e espaço) |
author |
Silva, Rosiane Cristina dos Santos, 1976- |
author_facet |
Silva, Rosiane Cristina dos Santos, 1976- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Archangelo, Ana, 1965- Villela, Fabio Camargo Bandeira Paixão, Alexandro Henrique Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rosiane Cristina dos Santos, 1976- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fundação CASA Dificuldade de aprendizagem Relações sociais Conflito e Educação Adolescente em conflito com a lei Psicanálise e educação Sociologia educacional Home Foundation Learning disability Social relationships Conflict and Education Teenager in conflict with the law Psychoanalysis and education Educational Sociology |
topic |
Fundação CASA Dificuldade de aprendizagem Relações sociais Conflito e Educação Adolescente em conflito com a lei Psicanálise e educação Sociologia educacional Home Foundation Learning disability Social relationships Conflict and Education Teenager in conflict with the law Psychoanalysis and education Educational Sociology |
description |
Orientador: Ana Archangelo |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-02-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638828 SILVA, Rosiane Cristina dos Santos. Relações substitutivas no ambiente educacional socioeducativo (paradoxos entre limite e espaço). 2019. 1 recurso online (117 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638828. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638828 |
identifier_str_mv |
SILVA, Rosiane Cristina dos Santos. Relações substitutivas no ambiente educacional socioeducativo (paradoxos entre limite e espaço). 2019. 1 recurso online (117 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638828. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128780 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (117 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189160009859072 |