A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leeuwen, Alexandra van, 1982-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610592
Resumo: Orientador: Edmundo Pacheco Hora
id UNICAMP-30_1dc91c78bf221c3c42563b5915ad342b
oai_identifier_str oai::470243
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiroThe singer Joaquina Lapinha : her contribution for the coloratura soprano repertoire in the Brazilian colonial periodLapa, Joaquina Maria da ConceiçãoCantoras - Brasil - Sec. XVIII-XIXMúsica dramáticaNegras - BrasilSopranos (Cantores)Canto (Música)Musicologia históricaLapinha, JoaquinaMulattoe singersDramatic musicColoratura sopranoHistorical musicologySingingOrientador: Edmundo Pacheco HoraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Nesta pesquisa nos propomos a estudar os aspectos da prática musical dramática brasileira, principalmente no Rio de Janeiro entre o final do século XVIII e início do XIX, segundo a trajetória artística da cantora e atriz Joaquina Lapinha, que atuou tanto nos palcos cariocas quanto lusitanos. Por meio do estudo dessa intérprete brasileira, buscamos trazer mais informações acerca da participação feminina na cena lírico-dramática à época, sobretudo das mulheres negras e mulatas em contraste à prática européia dos castrati, comprovando a importância dessa cantora que saiu da colônia para se apresentar em Portugal e até mesmo para Dom João VI. Pelo repertório executado por Lapinha, procuramos demonstrar a presença de elementos do estilo operístico italiano, principalmente de origem napolitana, na obra dramática executada no Brasil no período mencionado, considerando a forte miscigenação presente no que se refere às práticas e experiências comuns ao lusobrasileiro. Buscamos ainda relacionar a influência dessa intérprete em um possível desenvolvimento virtuosístico da escrita musical por meio das obras profanas de Pe. José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), a saber: Coro em 1808; o drama O Triunfo da America (1809); e o drama heróico Ulissea (1809). Desenvolvemos também um estudo analítico das linhas vocais para a voz solista nas obras citadas, destacando a ornamentação presente e outros aspectos que favoreçam uma visão ampla do intérprete, procurando fundamentar e enriquecer sua interpretação. Sempre que possível, consultamos fontes primárias, o que nos levou a identificar a relevância dos acervos portugueses para a musicologia brasileira, dentre os quais destacamos o fundo musical da Biblioteca do Paço Ducal de Vila Viçosa, que trouxe informações essenciais à nossa pesquisa. Pretendemos, assim, unir aspectos que contribuam com a pesquisa musicológica no país a elementos de ordem prática, relacionados à interpretação do repertório deste período.Abstract: In this research we propose to study the aspects of Brazilian dramatic musical practice, mainly in Rio de Janeiro between the end of the eighteenth century and beginning of the nineteenth century, according to the artistic trajectory of the singer and actress Joaquina Lapinha, who performed on both Lusitanian and Carioca stages. Through the study of this Brazilian interpreter, we intend to present more information concerning the feminine participation in the lyric-dramatic scene at the time, in particular, of the black and mulatto women in contrast to the European practice of castrati. As a result, we prove the importance of Lapinha who left the colony to perform in Portugal and even for Dom João VI. Through the repertoire executed by Lapinha, we try to demonstrate the presence of elements of the Italian operistic style, mainly of Neapolitan origin, in the dramatical work executed in Brazil in the mentioned period, considering the strong miscegenation present in the practices and common experiences to the Luso-Brazilian. We also attempt to relate the influence of this performer in a possible virtuosistic development of the musical writing through the profane works of the Father José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), namely: Coro em 1808; the drama O Triunfo da America (1809); and the heroic drama Ulissea (1809). We also developed an analytical study of the vocal lines for the soloist in these works, highlighting the ornamentation and other aspects present that favor an ample view of the interpreter, intending to underline and to enrich its interpretation. Whenever possible, we consulted primary sources, fact that lead us to understand the relevance of the Portuguese libraries for Brazilian musicology, amongst which the musical collection of the Vila Viçosa Ducal Palace brought essential information to our research. We intend, thus, to join aspects that contribute with the musicological research in the country to elements of practical order, related to the interpretation of the repertoire of this period.MestradoFundamentos TeóricosMestre em Música[s.n.]Hora, Edmundo Pacheco, 1953-Kayama, Adriana GiarolaMachado Neto, DiósnioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLeeuwen, Alexandra van, 1982-2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf263 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610592LEEUWEN, Alexandra van. A cantora Joaquina Lapinha: sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro. 2009. 263 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610592. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/470243porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:41:54Zoai::470243Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:41:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro
The singer Joaquina Lapinha : her contribution for the coloratura soprano repertoire in the Brazilian colonial period
title A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro
spellingShingle A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro
Leeuwen, Alexandra van, 1982-
Lapa, Joaquina Maria da Conceição
Cantoras - Brasil - Sec. XVIII-XIX
Música dramática
Negras - Brasil
Sopranos (Cantores)
Canto (Música)
Musicologia histórica
Lapinha, Joaquina
Mulattoe singers
Dramatic music
Coloratura soprano
Historical musicology
Singing
title_short A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro
title_full A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro
title_fullStr A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro
title_full_unstemmed A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro
title_sort A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro
author Leeuwen, Alexandra van, 1982-
author_facet Leeuwen, Alexandra van, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hora, Edmundo Pacheco, 1953-
Kayama, Adriana Giarola
Machado Neto, Diósnio
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Leeuwen, Alexandra van, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Lapa, Joaquina Maria da Conceição
Cantoras - Brasil - Sec. XVIII-XIX
Música dramática
Negras - Brasil
Sopranos (Cantores)
Canto (Música)
Musicologia histórica
Lapinha, Joaquina
Mulattoe singers
Dramatic music
Coloratura soprano
Historical musicology
Singing
topic Lapa, Joaquina Maria da Conceição
Cantoras - Brasil - Sec. XVIII-XIX
Música dramática
Negras - Brasil
Sopranos (Cantores)
Canto (Música)
Musicologia histórica
Lapinha, Joaquina
Mulattoe singers
Dramatic music
Coloratura soprano
Historical musicology
Singing
description Orientador: Edmundo Pacheco Hora
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610592
LEEUWEN, Alexandra van. A cantora Joaquina Lapinha: sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro. 2009. 263 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610592. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610592
identifier_str_mv LEEUWEN, Alexandra van. A cantora Joaquina Lapinha: sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro. 2009. 263 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610592. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/470243
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
263 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189017790447616