A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610592 |
Resumo: | Orientador: Edmundo Pacheco Hora |
id |
UNICAMP-30_1dc91c78bf221c3c42563b5915ad342b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::470243 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiroThe singer Joaquina Lapinha : her contribution for the coloratura soprano repertoire in the Brazilian colonial periodLapa, Joaquina Maria da ConceiçãoCantoras - Brasil - Sec. XVIII-XIXMúsica dramáticaNegras - BrasilSopranos (Cantores)Canto (Música)Musicologia históricaLapinha, JoaquinaMulattoe singersDramatic musicColoratura sopranoHistorical musicologySingingOrientador: Edmundo Pacheco HoraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Nesta pesquisa nos propomos a estudar os aspectos da prática musical dramática brasileira, principalmente no Rio de Janeiro entre o final do século XVIII e início do XIX, segundo a trajetória artística da cantora e atriz Joaquina Lapinha, que atuou tanto nos palcos cariocas quanto lusitanos. Por meio do estudo dessa intérprete brasileira, buscamos trazer mais informações acerca da participação feminina na cena lírico-dramática à época, sobretudo das mulheres negras e mulatas em contraste à prática européia dos castrati, comprovando a importância dessa cantora que saiu da colônia para se apresentar em Portugal e até mesmo para Dom João VI. Pelo repertório executado por Lapinha, procuramos demonstrar a presença de elementos do estilo operístico italiano, principalmente de origem napolitana, na obra dramática executada no Brasil no período mencionado, considerando a forte miscigenação presente no que se refere às práticas e experiências comuns ao lusobrasileiro. Buscamos ainda relacionar a influência dessa intérprete em um possível desenvolvimento virtuosístico da escrita musical por meio das obras profanas de Pe. José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), a saber: Coro em 1808; o drama O Triunfo da America (1809); e o drama heróico Ulissea (1809). Desenvolvemos também um estudo analítico das linhas vocais para a voz solista nas obras citadas, destacando a ornamentação presente e outros aspectos que favoreçam uma visão ampla do intérprete, procurando fundamentar e enriquecer sua interpretação. Sempre que possível, consultamos fontes primárias, o que nos levou a identificar a relevância dos acervos portugueses para a musicologia brasileira, dentre os quais destacamos o fundo musical da Biblioteca do Paço Ducal de Vila Viçosa, que trouxe informações essenciais à nossa pesquisa. Pretendemos, assim, unir aspectos que contribuam com a pesquisa musicológica no país a elementos de ordem prática, relacionados à interpretação do repertório deste período.Abstract: In this research we propose to study the aspects of Brazilian dramatic musical practice, mainly in Rio de Janeiro between the end of the eighteenth century and beginning of the nineteenth century, according to the artistic trajectory of the singer and actress Joaquina Lapinha, who performed on both Lusitanian and Carioca stages. Through the study of this Brazilian interpreter, we intend to present more information concerning the feminine participation in the lyric-dramatic scene at the time, in particular, of the black and mulatto women in contrast to the European practice of castrati. As a result, we prove the importance of Lapinha who left the colony to perform in Portugal and even for Dom João VI. Through the repertoire executed by Lapinha, we try to demonstrate the presence of elements of the Italian operistic style, mainly of Neapolitan origin, in the dramatical work executed in Brazil in the mentioned period, considering the strong miscegenation present in the practices and common experiences to the Luso-Brazilian. We also attempt to relate the influence of this performer in a possible virtuosistic development of the musical writing through the profane works of the Father José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), namely: Coro em 1808; the drama O Triunfo da America (1809); and the heroic drama Ulissea (1809). We also developed an analytical study of the vocal lines for the soloist in these works, highlighting the ornamentation and other aspects present that favor an ample view of the interpreter, intending to underline and to enrich its interpretation. Whenever possible, we consulted primary sources, fact that lead us to understand the relevance of the Portuguese libraries for Brazilian musicology, amongst which the musical collection of the Vila Viçosa Ducal Palace brought essential information to our research. We intend, thus, to join aspects that contribute with the musicological research in the country to elements of practical order, related to the interpretation of the repertoire of this period.MestradoFundamentos TeóricosMestre em Música[s.n.]Hora, Edmundo Pacheco, 1953-Kayama, Adriana GiarolaMachado Neto, DiósnioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLeeuwen, Alexandra van, 1982-2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf263 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610592LEEUWEN, Alexandra van. A cantora Joaquina Lapinha: sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro. 2009. 263 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610592. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/470243porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:41:54Zoai::470243Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:41:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro The singer Joaquina Lapinha : her contribution for the coloratura soprano repertoire in the Brazilian colonial period |
title |
A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro |
spellingShingle |
A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro Leeuwen, Alexandra van, 1982- Lapa, Joaquina Maria da Conceição Cantoras - Brasil - Sec. XVIII-XIX Música dramática Negras - Brasil Sopranos (Cantores) Canto (Música) Musicologia histórica Lapinha, Joaquina Mulattoe singers Dramatic music Coloratura soprano Historical musicology Singing |
title_short |
A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro |
title_full |
A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro |
title_fullStr |
A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro |
title_full_unstemmed |
A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro |
title_sort |
A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro |
author |
Leeuwen, Alexandra van, 1982- |
author_facet |
Leeuwen, Alexandra van, 1982- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Hora, Edmundo Pacheco, 1953- Kayama, Adriana Giarola Machado Neto, Diósnio Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Música UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leeuwen, Alexandra van, 1982- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lapa, Joaquina Maria da Conceição Cantoras - Brasil - Sec. XVIII-XIX Música dramática Negras - Brasil Sopranos (Cantores) Canto (Música) Musicologia histórica Lapinha, Joaquina Mulattoe singers Dramatic music Coloratura soprano Historical musicology Singing |
topic |
Lapa, Joaquina Maria da Conceição Cantoras - Brasil - Sec. XVIII-XIX Música dramática Negras - Brasil Sopranos (Cantores) Canto (Música) Musicologia histórica Lapinha, Joaquina Mulattoe singers Dramatic music Coloratura soprano Historical musicology Singing |
description |
Orientador: Edmundo Pacheco Hora |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610592 LEEUWEN, Alexandra van. A cantora Joaquina Lapinha: sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro. 2009. 263 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610592. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610592 |
identifier_str_mv |
LEEUWEN, Alexandra van. A cantora Joaquina Lapinha: sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro. 2009. 263 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610592. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/470243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 263 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189017790447616 |