Joaquín Sabina, da canção ao soneto : recepção e intertextualidade no poeta que se tornou cantor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Thaís Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43667
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.
id UNB_8513dfcf46cc6ccb3c4736658d640520
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/43667
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Joaquín Sabina, da canção ao soneto : recepção e intertextualidade no poeta que se tornou cantorSabina, Joaquín, 1949- crítica e interpretaçãoSonetoMúsicaIntertextualidadeDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.A teoria da Intertextualidade postula que nenhum texto é escrito sem que nele haja a presença de outros textos, ocultos ou explícitos. Perceber um texto é ser capaz de identificar em suas linhas os caminhos percorridos pelo autor que conduzem nossa interpretação. Baseada nessa teoria e buscando melhor compreender os sonetos contidos no poemario Ciento Volando de Catorce, esta pesquisa pretende relacionar seus versos às demais obras de seu autor, o cantautor espanhol Joaquín Sabina. Além da correspondência entre músicas e poemas de Sabina, esta dissertação procura compreender as relações intertextuais existentes entre as obras e a influência literária ali contida, em uma análise comparativa das circunstâncias que forem pertinentes. Para entender como as influências externas, históricas, políticas e sociais se manifestam na escrita de Joaquín Sabina, a Estética da Recepção também será apresentada, a fim de entender como o vínculo autor-obra-receptor se apresenta no livro em questão.La Teoría de la Intertexualidad afirma que ningún texto se escribe sin la presencia de otros textos, ocultos o explícitos. Analizar un texto es poder identificar en sus líneas los caminos recorridos por el autor que guían nuestra interpretación. Basado en esta teoría y buscando comprender de la mejor manera los sonetos contenidos en el poemario Ciento Volando de Catorce, esta investigación pretende relacionar sus versos con las demás obras de su autor, el cantautor Joaquín Sabina. Además de la correspondencia entre las canciones y los poemas de Sabina, esta disertación busca comprender las relaciones intertextuales entre las obras y la influencia literaria contenida en ellas, en un análisis comparativo de las circunstancias relevantes. Para comprender como se manifiestan las influencias externas, históricas, políticas y sociales en la creación de Joaquín Sabina, se presentará también la Estética de la Recepción, a fines de saber cómo se presenta el vínculo obra-autor-receptor en el libro.Instituto de Letras (IL)Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)Programa de Pós-Graduação em LiteraturaCarvalho, Erivelto da Rochathais.ribeiro@gmail.comFeitosa, Thaís Ribeiro2022-05-06T22:43:59Z2022-05-06T22:43:59Z2022-05-062022-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFEITOSA, Thaís Ribeiro. Joaquín Sabina, da canção ao soneto: recepção e intertextualidade no poeta que se tornou cantor. 2022. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43667A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-14T14:49:03Zoai:repositorio.unb.br:10482/43667Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-14T14:49:03Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Joaquín Sabina, da canção ao soneto : recepção e intertextualidade no poeta que se tornou cantor
title Joaquín Sabina, da canção ao soneto : recepção e intertextualidade no poeta que se tornou cantor
spellingShingle Joaquín Sabina, da canção ao soneto : recepção e intertextualidade no poeta que se tornou cantor
Feitosa, Thaís Ribeiro
Sabina, Joaquín, 1949- crítica e interpretação
Soneto
Música
Intertextualidade
title_short Joaquín Sabina, da canção ao soneto : recepção e intertextualidade no poeta que se tornou cantor
title_full Joaquín Sabina, da canção ao soneto : recepção e intertextualidade no poeta que se tornou cantor
title_fullStr Joaquín Sabina, da canção ao soneto : recepção e intertextualidade no poeta que se tornou cantor
title_full_unstemmed Joaquín Sabina, da canção ao soneto : recepção e intertextualidade no poeta que se tornou cantor
title_sort Joaquín Sabina, da canção ao soneto : recepção e intertextualidade no poeta que se tornou cantor
author Feitosa, Thaís Ribeiro
author_facet Feitosa, Thaís Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Erivelto da Rocha
thais.ribeiro@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Thaís Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Sabina, Joaquín, 1949- crítica e interpretação
Soneto
Música
Intertextualidade
topic Sabina, Joaquín, 1949- crítica e interpretação
Soneto
Música
Intertextualidade
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-06T22:43:59Z
2022-05-06T22:43:59Z
2022-05-06
2022-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FEITOSA, Thaís Ribeiro. Joaquín Sabina, da canção ao soneto: recepção e intertextualidade no poeta que se tornou cantor. 2022. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43667
identifier_str_mv FEITOSA, Thaís Ribeiro. Joaquín Sabina, da canção ao soneto: recepção e intertextualidade no poeta que se tornou cantor. 2022. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508202840031232